-->

18/07/2018

6 dicas para comprar em lojas de roupa usada

Camisa que comprei por 50 cêntimos (primeira à esquerda da segunda foto do post).

Sempre achei as roupas das grandes lojas demasiado caras. Pedaços de tecido a 20 euros, coisas que passam de moda muito rápido a preços astronómicos. Um exagero. Por isso praticamente só entro lá na época de saldos, ou quando têm algo que eu realmente quero e não encontro mais barato em lugar nenhum.

Desde pequena que vou a feiras, pois lá vendem sempre peças descartadas (ou de coleções passadas) das grandes lojas a preços de banana. Confesso que quando era mais nova, por causa de toda aquela pressão por ostentar que havia nas escolas, eu tinha imensa vergonha disso. Hoje em dia não mais. Se me perguntarem onde comprei tal vestido, pois é lindo, eu digo com o maior entusiasmo que foi 3 euros na feira de Massamá.

Mas sobre as feiras falo-vos noutra altura, se quiserem.

Recentemente comecei a comprar em lojas de roupa usada. Todo um novo universo se abriu para mim. Ali é possível encontrar peças de alta costura ou de marcas de renome a preços estupidamente baratos. Nos últimos meses adquiri imensas peças em lojas de roupa usada e fui partilhando no meu instagram, o que foi suscitando alguma curiosidade sobre esta prática que é muito comum e normalizada lá fora (EUA por exemplo, ou os famosos brechós no Brasil), o que me levou a escrever este post com algumas dicas para vocês, que gostariam de começar a comprar em lojas do género.

Últimas peças que comprei, 50 cêntimos cada uma.

1. Não ter vergonha de comprar em lojas em segunda mão
Algumas pessoas têm um certo preconceito com lojas de roupa usada, por uma questão de orgulho ou de receio, pois aparentemente essas lojas são para pessoas carenciadas, pobres e necessitadas, ou só vendem lixo. Primeiramente, para mim, nada disso é motivo de vergonha. Não sou milionária, porém graças a Deus e aos meus pais nunca me faltou nada. Mas cresci a saber o valor das coisas, e para mim nunca foi prioridade gastar muito com roupa. Se algum dia isso já foi motivo de vergonha para mim, porque era sempre excluída dos grupos populares da escola por não ostentar ténis de marca e casacos caríssimos, hoje sinto que me serviu de muito.

2. Ter tempo
Não vou mentir, por vezes lojas de roupa em segunda mão são uma pretty mess. Ou vão encontrar vários amontados de roupas (ironicamente) organizados e dispostos no interior da loja, ou as roupas estarão todas misturadas. Por isso, caso estejam a pensar ir visitar uma loja de usados, convém dispensarem umas horinhas, para conseguirem ter sucesso.

3. Observar tudo, tudo mesmo
Sim, vão ter de fuçar muito se quiserem encontrar aquela peça. Não sei porquê mas as melhores peças estão sempre muito bem escondidas no meio da confusão,  por isso não desistam à primeira! Eu já encontrei muita coisa boa que ora estava no fundo de um monte de roupa ora perdido numa prateleira, ora na secção para homem. Não se limitem!

4. Conseguir ver potencial nas peças
Para mim, é uma das coisas mais cruciais de sempre para quem quer garimpar com sucesso. Numa loja de roupa fast-fashion, na maioria das vezes a roupa aparenta ser mil vezes mais bonita nos manequins do que ficaria em nós, nas lojas em segunda mão é quase que ao contrário. Ás vezes a roupa à primeira vista parece muito sem sal e sem jeito nenhum! Por isso, se tiverem oportunidade de experimentar na loja façam-no, se não, observem bem a peça de todos os ângulos e imaginem as possibilidades de outfits que poderiam construir com ela. Foi assim que fui treinando o meu olhar e agora é muito mais fácil sempre que entro numa loja de peças usadas.


Casacos comprados por 1 euro cada, nas fotos abaixo podem ver como ficam no corpo. Ganga de ótima qualidade, usei vezes sem conta!



A peça é linda mas fica-vos grande de mais, ou falta um botão? Não descartem à primeira! Se tiverem habilidades com costura ou se o levarem a uma costureira podem obter ali uma peça única perfeita para vocês, por um custo amigável. Imaginem que a peça vos custou 3€ na loja + o custo da mão de obra de uma costureira talvez ronde uns 10€ ou pouco mais (dependendo das alterações que pretendem), o que seria praticamente o mesmo valor que pagariam por uma peça de roupa fast-fashion que meio mundo tem. Avaliem todas as opções, preços, orçamentos e qualidade das peças (que na sua maioria são excelentes) e sejam criativos.

5. Não desistir à primeira
Às vezes, não encontramos nada que nos agrade, o que é perfeitamente normal. Geralmente as lojas em segunda mão estão sempre a repor e a renovar os stocks, portanto não desistam, se não encontraram nada na altura, regressem uma, duas semanas depois por exemplo, ou visitem outras lojas que estejam ao vosso alcance.

6. Dicas extra
Lavem sempre toda a roupa que comprarem antes de a usar, levem sacos grandes ou uma mochila com vocês para facilitar (às vezes os sacos que vos dão nessas lojas são pequenos demais ou frágeis demais ao ponto de partir ou rasgar) e verifiquem bem todas as peças antes de comprar ( é raro mas algumas podem estar danificadas e só reparamos nisso depois de as comprar).

***
Já alguma vez compraram roupa usada? O que acham sobre isso? O que mais gostam de comprar neste tipo de lojas? xx

Queres receber conteúdo exclusivo sobre este e outros dos principais temas do Uma Africana no teu email? Entao junta-te ao squad!



18 comentários :

  1. Só conheço uma loja de roupa em segunda mão aqui em Lisboa, chama-se “a outra face da lua” acho eu e os preços são iguais a uma loja normal... podias indicar que lojas visitas?

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa há una rede de lojas de roupas usadas chamada HUMANA, acho que há em vários pontos de Lisboa, se pesquisares na net acho que encontras! Daqui a pouco atualizo o post com algumas lojas que conheço 🤗

      Eliminar
  2. Olá! Sabes por quanto é que posso vender algumas das minhas roupas nessas lojas? É que já tentei vendê-las no fb e assim, e nunca deu em nada... e como estão em ótimo estado não queria abdicar de não servirem a alguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, geralmente não costumam dar muito pelas peças, eu já tentei vender algumas vezes e para além de serem muito exigentes na escolha da peça, pagam-te mesmo muito muito pouco, mas é uma questão de perguntares nas lojas que conheces e tentares negociar!

      Eliminar
  3. Adorei as dicas! Eu geralmente não compro em lojas de segunda mão porque aqui perto de mim só existe uma e mesmo depois de tentar dar oportunidade e ver as peças não há nada de jeito para mim. Mas não descarto a ideia de um dia vir a comprar! A única coisa que sei que não vou comprar nessas lojas é sapatos, porque epah sapatos para mim é algo que não se partilha por causa dos fungos etc xD É tipo escova de dentes AHAHAH

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de fuçar muito, há lojas que realmente não têm nada com nada, mas há sempre alguma coisa que se aproveita! E eu também não sou capaz de comprar sapatos usados ahahah, eu tenho uma neura enorme com pés e calçados!

      Eliminar
  4. Eu sou sempre de ver o melhor de algumas peças, e faz um tempo que eu estou de ir em alguma loja do tipo e acabei não indo até hoje. Mas eu vou, um dia kkk.

    Uma chata moderna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te digo uma coisa: é um caminho sem volta! Ahahaha, tens de experimentar!

      Eliminar
  5. Sou bastante fã de lojas em segunda mão!!
    Peças lindas e únicas a preços acessíveis... Quem não quer?

    Beijinhos
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Aqui em Aveiro eu não conheço nenhuma loja dessas! Acredita, se conhecesse estava lá sempre ahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  7. Posso dizer que sou como tu não consigo dar muito dinheiro por uma peça de roupa mesmo que goste muito dela, pois sei que nem sempre a vamos usar muito, mas também sou como tu adoro comprar coisas baratas e bonitas, mas também posso dizer que uso roupa de outras pessoas que já não usam e estão em bom estado,
    adorei as tuas compras
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Deste excelentes dicas nesta publicação, Sandra. Infelizmente não costumo comprar em lojas de segunda mão mesmo porque não existe grande escolha cá em Viseu e a que existe não tem peças de grande qualidade.

    No entanto, adoro uma boa feira e sempre que vou a Lisboa, com os meus tios, vou à feira de Carcavelos ver o que por lá sem encontra nessas bancas de que falas. Há lá agora melhor achado do que um top a 2 ou 3 euros?

    ResponderEliminar
  9. Aqui no Brasil, a Carla (do blog Faltou Açúcar) sempre vai aos brechós (é como chamamos as lojas de roupas usadas, não sei se vocês falam assim aí). Assim como você, ela faz achados de peças maravilhosas. Vejo os posts dela e esse seu e me bate uma vontade de tentar tbm!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderEliminar
  10. Que top! Adorei o post e super amei as dicas!
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderEliminar
  11. Nossa adorei conhecer o seu blog é muito bonito e bem representativo, adorei as peças que você comprou e os looks feitos
    Adorei o seu blog tem uma vibe bem contagiante,já sigo e com certeza voltarei
    Beijinhos

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/07/cdc-sincerona-3-estilo-afro-hair-novex.html

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Aqui no Brasil é super comum ter brechós em todo canto, o que é incrível. Tem até brecho de roupas de marca caras agora. Faz tempo que não vou a nenhum brechó, ou compro qualquer peça de roupa, mas eu prefiro mil vezes garimpar num brechó que gastar horrores em alguma loja.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
  13. Adorei as dicas. Eu também sempre tive muita vergonha de frequentar brechós (moro no Brasil) porque quando estamos na escola o que todo mundo quer é mostrar que paga caro nas roupas. Hoje em dia eu vejo o quão idiota é isso. Adorooooo comprar em brechós e até coloquei um desafio para mim mesma, de passar um ano sem comprar em fast-fashion. Já se passaram nove meses, acredita? Tô adorando :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderEliminar