-->

23/07/2018

Sobre a fama, endeusamento de internet e outros quinhentos



Sendo esse o objetivo final ou não,  a verdade é que, principalmente para quem trabalha profissionalmente com mídias sociais, ou algo que envolva público, é quase inevitável, cedo ou tarde acaba sempre por bater à porta: a fama.

Não vou negar,  quero que o meu trabalho alcance cada vez mais gente, porque de certa forma isso é uma motivação para querer produzir um conteúdo cada vez melhor e passar uma mensagem relevante. E sei que muitas das pessoas que me acompanham e trabalham com o insta, com blogs,  com canais no YouTube ambicionam o mesmo,  o que é super legítimo.

Mas vocês já pararam para pensar se estão prontos para lidar com aquilo que vem de brinde com tudo isso? 

Às vezes eu paro para pensar se é realmente esse caminho que eu quero pra mim. Ainda tenho que comer muita sopa pra chegar onde os grandes estão, mas o pouco reconhecimento que tenho recebido até hoje já tem um impacto tão grande que às vezes eu pergunto-me se, caso um dia eu cresça mais do que isto, vou estar preparada,  se vou gostar,  etc. É meio contraditório para mim,  que para além de ser uma pessoa tímida, sou também introvertida e gosto muito da minha privacidade. Mas por outro lado adoro o que faço e cada nova conquista para mim,  é simplesmente incrível, e dá-me gás para continuar. 

Mas, no meu ponto de vista,  há um preço meio alto a pagar quando nos envolvemos neste mundo. Vou citar três situações:


• Deixamos de ser pessoas anónimas,  o que compromete um pouco o nosso espaço, a nossa privacidade. Claro que nos devemos policiar e selecionar bem o que partilhar com o público e o que devemos deixar em privado. Mas convenhamos que não somos onipotentes e não temos 100% de controlo de tudo. Vários casos polémicos de celebridades estão aí para provar isso. 

• O ódio gratuíto é sur(real). Eu sinto que as pessoas são tão cruéis hoje em dia,  destilam ódio a troco de nada,  e depois soltam um "é a minha opinião" ou "ela é uma pessoa pública, tem que aguentar as críticas". A verdade é que para quem tem um psicológico muito vulnerável, este tipo de ataques pode ser um gatilho enorme. 

• E a pressão de tudo e todos, toda a gente sempre à espera de algo "útil" e produtivo da nossa parte, sometimes I think is just too much.

E também há o fator "endeusamento" que é uma coisa que me incomoda. Como as pessoas piram, sofrem e tomam tanto as dores das vidas alheias. Colocam as pessoas em pedestais. Não quero que as pessoas me vejam como uma pessoa inalcançável ou intocável. Sou uma pessoa perfeitamente normal, que come arroz com ovo e anda de autocarro lotado, que literalmente vibra a cada mensagem de feedback positivo que recebe (a sério, eu fico pasma em como algumas pessoas conseguem responder um simples "obrigada! 💚"? Eu literalmente derreto de alegria, respondo da forma mais calorosa e grata possível, tiro print e guardo, porque não sei lidar, ahahaha), e que está em constante aprendizagem e evolução. Quero ser uma pessoa que tem algo a dizer, e que faça a diferença pela positiva na vida de alguém. 

Claro que é muito incrível ter o trabalho reconhecido, várias oportunidades únicas, pessoas que nos admiram,  apoiam e estão sempre lá para nós, mas depois há esse outro lado mais obscuro com o qual nem toda a gente sabe ou saberia lidar. E que me assusta um pouco, confesso. 

Eu decidi escrever este post logo após assistir a alguns vídeos que me fizeram refletir bastante sobre isto, nomeadamente um do Kiko is Hot e outro da Rayza Nicácio (que infelizmente não encontro mais).

Resumindo a minha reflexão, eu não demonizo o mundo da fama, mas também não o pinto de cor de rosa. Acho que todos nós que trabalhamos em contato com uma audiência, temos de analisar bem o nosso propósito, os prós e os contras, perceber até onde vale a pena abdicar do anonimato e parte da nossa privacidade, e se vale, encontrar um equilíbrio.

***

O que é que vocês pensam sobre este assunto? Vocês que estão no mesmo barco que eu acham que estão prontos para lidar com a fama? E quem não está, hipoteticamente falando, estaria disposto a fazer parte desse universo?

Queres receber conteúdo exclusivo sobre este e outros dos principais temas do Uma Africana no teu email? Entao junta-te ao squad!


2 comentários :

  1. Claro que queremos chegar sempre mais além. Eu própria penso sempre na melhor maneira de chegar mais além. Mas sendo eu como sou (ansiosa, stressada, que é vulnerável) penso muitas vezes se quero mesmo levar tudo isto mais além. Mas depois também chego à conclusão que faço isto porque gosto e que há sempre alguém que gosta do meu trabalho, de verdade. Há muitas pessoas que criam um blogue ou canal no Youtube só para terem fama. Muitas vezes até corre bem e conseguem mas as pessoas ditas "normais" trabalham que se farta até lá chegar!
    E sinceramente, acho que se eu tivesse a chamada sorte e ficasse famosa acho que não ia aguentar. Fugia para marte ahahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  2. Boa reflexão que aqui fizeste. Não me parece que algum dia vá passar por isso, mas realmente não sei qual seria a minha reacção - sou daquelas que odeia encontrar pessoas conhecidas porque fico sempre meia atrapalhada (nem é por mal, é mesmo porque fico sem jeito!), imagina se alguém me conhecesse na rua ahah :) o reconhecimento e a sensação de utilidade, no entanto, acho que suplantam isso. Darmos o nosso contributo para um mundo melhor, ou mais bonito, ou mais interessante, seja lá o que for. Acho que vale a pena :)

    Jiji

    ResponderEliminar