18/06/2014

Como obter leitores fiéis?

Este é talvez um dos maiores problemas de todas as bloggers, e talvez ainda seja o meu. Mas estive a ver várias dicas na Internet e reuni algumas das que parecem ser mais importantes.


1. Contéudo interessante
Não adianta fazer 20 posts numa semana se a maior parte deles são o que eu costumo chamar "texto-telegrama", ou seja contém meia dúzia de palavras para despachar e está feito. Não façam isso. Mais vale fazeres um post por semana  e ser um post de qualidade, rico em informação, vale realmente a pena e rende alguns leitores.


2.Posta regularmente!
Fizeste um post que teve muito sucesso durante uns dias, semanas até. Mas pensas que o teu blog vai sobreviver à custa disso? Provavelmente não.Os teus potenciais leitores vão querer mais e se o teu blog não for atualizado regularmente, eles vão abandoná-lo. É preciso continuar! Eu sei que no inicio ficas todas entusiasmada e com mil e uma ideias na cabeça, mas com o passar do tempo, as ideias  desaparecem. Por isso é essencial registares tudo num caderno, num bloco de notas, ou no pc. Regista tudo mesmo! Uma palavra, uma frase, um comentário que ouviste, uma imagem... Está atenta ao teu dia-a-dia e aos que te rodeiam. Porque a partir disso surgirão temas interessantes para posts, e assim terás um blog sempre atualizado!

3. Sê original
E como hoje em dia é difícil arranjar conteúdo interessante visto que agora existem milhões de blogs que abordam os mesmos temas, há que ser original! Procura transmitir a tua informação de uma forma diferente e com um toque pessoal. Não precisas de ser uma cópia dos outros. Inspira-te nos outros, não copies. É pelo teu diferencial que possivelmente serás reconhecida. Por mais que domines os temas do teu blog, aproveita para aprender algo mais, pesquisa em livros, aprende com os gurus do youtube ou de outros blogs, faz cursos na Internet... Outra coisa muito importante é escrever corretamente, lembra-te: não estás a mandar uma mensagem à tua melhor amiga!

4.Aparência
O design do blog e dos posts hoje em dia é importante. Ninguém vai ler mais do que uma frase do post que demoraste tanto a escrever se o blog for piroso, com aqueles brilhantes a cair do mouse, com montes de bonequinhos por todo o lado ou se, por outro lado, for demasiado simples, monótomo e pobre. Tenta criar o teu próprio design (vê como eu fiz o meu aqui) de modo a que seja clean e organiza tudo de forma a que as pessoas consigam encontrar as coisas de forma simples e rápida. aprende a usar o photoshop e o html do blog, e vê muitos tutoriais. Vais ficar "a tua cara"! Porém existem vários layouts free na internet que podes instalar facilmente no teu blog. Mas sinceramente não acho que seja uma das melhores opções, pois visto que são layouts grátis, toda a gente vai usar, e acabas por ter um blog parecido a mais 300 outros blogs, o que retira a independência e a genuinidade do teu. Se tiveres dinheiro paga a alguém para te fazer o layout. Ou se tiveres a sorte de ter algum amigo para te ajudar, não hesites em pedir! Se queres ter um blog bem sucedido, deixa a preguiça de lado esforça-te.

5. Bom relacionamento com os leitores
É muito importante manteres contato direto com os teus leitores. Eu pessoalmente odeio aquelas bloggers que quando atingem o auge do sucesso (às vezes nem isso) deixam de responder aos comentários, às mesagens, aos pedidos de ajuda etc. Acho irritante, até porque quem dá as vizualizações e a "fama" a esta gente somos nós leitoras e leitores, então acho que o mínimo que se deve fazer é guardar um tempinho do dia para responder aos seus leitores. Afinal ninguém gosta de ser ignorado!

6. Comenta outros blogs
Não fiques agarrada ao teu blog! Procura por blogs que te agradem, lê e comenta os seus posts com regularidade. É um bocado mau para quem teve tanto carinho a fazer o post entrares num blog, leres e saires sem comentar. Não gostas de receber comentários nos teus posts? Então comenta o dos outros também! E no fim deixa o link do teu blog. Mas faz comentários decentes e construtivos, e não comentários do tipo "Olá, amei o post, segues de volta?" Não. Não mesmo. Eu no mínimo apagava o comentário.


7 Google Analytics
Descobri isto recentemente, mas acho que resulta. Com o Google Analytics consegues perceber quais os posts que rendem mais visualizações e comentários, em que dia e horas recebes mais vizualizações e com isso trazer a informação que mais interessa os teus leitores na hora certa.


8. Não desistas
Se é isto que queres, não podes desistir à primeira. As coisas vão acontecer muito devagar no inicio, mas o teu esforço vai ser recompensado, acredita. Não adianta fazeres isto uma ou duas vezes e achares que já fizeste muito! Não! É preciso fazer isto quantas vezes forem necessárias, e descobrir novos truques, para fazeres o teu blog crescer. Força!


Experimentei as 6 primeiras dicas e estão a dar resultados. Quando à 7ª vou experimentar depois dou-vos o meu feedback. Se alguém utiliza o Google Analytics pode deixar a sua experiência aqui nos comentários, terei muito gosto em ler.

Esta foi a dica para bloggers de hoje. Bjoo e até ao próximo post da série :)
Visitem o blog: Own Style


43 comentários :

  1. Oi Sandra! Muito legal a sua sinceridade o originalidade. É pra isso que nós, blogueiras, trabalhamos, né? Além do feedback positivo, que é sempre bom!
    Parabéns pelo seu blog e muuuito sucesso. Adorei te conhecer pelo grupo das blogueiras e espero que essa nossa "filosofia" (se é que podemos chamar assim) consiga contagiar outras blogueiras a fazerem o próprio conteúdo e serem mais sinceras.

    Beijão,
    Ju!
    www.cadeomeubloquinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ju, fiquei muito feliz com a tua visita! Obrigada pelo elogio, que querida ^-^. Também espero que a nossa maneira de pensar contagie as outras bloggers, porque estamos a tomar um rumo triste. Mas enfim, muito sucesso para o teu blog também! Gostei muito de te conhecer no grupo! Beijooo :)

      Eliminar
  2. Ótimas dicas pra quem tá começando, inclusive amei seu blog flor *-*

    Visita? http://diiantedoespelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Vii, vou visitar sim :)

      Eliminar
  3. Olá!
    Que legal que você abordou esse assunto!!
    As vezes a gente fica pensando em várias coisas para melhorarmos o blog e o que é essencial, escrever com amor, é esquecido!!
    Que seu blog cresça cada dia mais!!
    Bj Bj
    Pri Aitelli
    www.mamyantenada.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, hoje em dia toda a gente quer ter um blog grande para conseguir várias parcerias e tudo mais, mas ter um blog não é só isso, se não for feito com amor perde a essência toda. Obrigada pela visita e espero que o teu blog também cresça muito! Bjoo :)

      Eliminar
  4. óptimo post! gostei imenso. vou seguir o teu blog, queres seguir-me de volta? :) obrigada pelo comentário querida.
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Ana! Eu já te seguia ahah, mas mais uma vez obrigada ^-^ bjoo

      Eliminar
  5. Sandra,
    a maior das dicas é "não desista"
    Não só pra blogs, mas pra tudo na vida.
    Tudo merece um certo trabalho.

    beijos!

    parabéns pelo blog!

    autoapaixonada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida ahah, muito obrigada! ^-^

      Eliminar
  6. Concordo com tudo que está ai, Parabéns pelo blog, é lindo ^^ se gostar do meu blog poderia me seguir? http://estupido-cupidoo.blogspot.com.br/ Beijoss e sucesso a todos nós <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anna! Claro, vou visitar o teu blog. Beijos linda <3

      Eliminar
  7. Deste conselhos realmente importantes, gostei bastante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marli, ainda bem que gostaste!

      Eliminar
  8. Adorei esse Post! Você disse tudo!
    Posso te fazer uma pergunta? Sabe na barra lateral, esse gadget de Status, como conseguiu colocar?
    Beijos e sucesso com o Blog
    http://devushkinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bia, fico muito feliz por saber!
      Escreve assim no Google "Como colocar gadget Status no blogger" irão aparecer vários tutoriais! Qualquer dúvida pergunta. Bjoo :)

      Eliminar
  9. O post muito bem feito!
    É bem assim mesmo, tem que se esforçar e não desistir :)

    Muito sucesso, vc merece *--*

    Beijos
    www.blogweneedit.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, fiquei super feliz por saber que gostaste! Muito sucesso para ti também, beijinhos *---*

      Eliminar
  10. Olá. Essa é a primeira vez que visito seu blog e adorei seu cantinho. Achei as dicas bastante interessantes e fáceis de serem colocadas em prática.
    Beijos grandes
    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Oii, tudo bem? então, achei seu blog agora, e eu estou criando o meu do meu jeito sabe, e você está me inspirando com suas dicas e sua sinceridade, adorei essas dicas e estou a anotar todas as minhas ideias num caderno eu não costumo ter muita atenção sabe, sou bem desligada mesmo, mas enfim meu blog é sobre meus poemas meus desenhos e tal, e você inspira pelo tua sinceridade nas postagens estás de parabéns e acabou de ganhar uma leitora fiél !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas o bom que é ler coisas destas, fazem-me o dia! Obrigada mesmo, espero que o teu blog tenha sucesso, e que nunca percas a essência e a vontade de progredir cada vez mais! Beijo <3

      Eliminar
  12. Olá! Estou a visitar o seu blog pela primeira vez e estou a adorar!
    Acabei de criar um à muito pouco tempo, por isso as suas dicas são bastante importantes para mim! Com este post decidi que não vou desistir, mas sim lutar para melhorar o meu blog.
    Parabéns pelo teu blog, eu adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Adriana, que bom saber que o post foi útil para ti! É isso mesmo, nem pensar em desistir! Beijinhos e força eheh

      Eliminar
  13. "lembra-te: não estás a mandar uma mensagem à tua melhor amiga!" hahahahahaha eu ri disso.
    Muitas meninas escrevem como se estivessem falando com a melhor amiga!
    Tu escreves muito bem Sandra, por sinal. Achei as dicas boas, mas o texto ficou um pouco grande e repetitivo. Mas o que importa é que ele é útil pra muitas blogueiras (pena que as que escrevem mal e são preguiçosas nem vão ter paciência de ler tudo kkkkkk).
    Ah, e adorei o seu template, ficou super original. Mas acho que tu podias colocar os links do menu da cor preta pra combinar com a bonequinha.
    Se quiseres ver meu blog, com certeza vais te divertir por lá, tem várias coisas pra ler: www.eiguria.com.br
    Ps: também moro em Portugal, mas sou brasileira.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, e pelas dicas Martina, bj ^^

      Eliminar
  14. Aww obrigada, achei o teu comentário super válido e construtivo, obrigada, for real eheh.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Olá, Sandra! Eu sou uma leitora nova do teu blog e posso já confessar-me uma fã. Resolvi começar por esta categoria, porque apesar de ter o meu blog já algum tempo praticamente não tenho leitores e gostava de perceber o que faço de errado e o que poderia fazer para melhorar e chegar a mais pessoas. As tuas dicas foram-me bastante uteis e vou tentar seguir à risca e melhorar aquilo que escrevo. :)
    Achas que poderias dar uma espreita no meu blog e dar-me algumas dicas sobre aquilo que escrevo, como escrevo e sobre a aparência do blog? Obrigada e beijinhos!
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! é sempre bom saber que as minhas dicas estão a ser uteis.
      Vou visitar o teu blog sim :)
      Beijos :D

      Eliminar
  17. Olá, Sandra! Deparei-me agora com o teu blog e tenho a dizer-te que vou passar a seguir assiduamente! Iniciei há muito pouco tempo um blog e vou seguir as dicas que deixaste aqui. Continua o teu excelente trabalho, beijinho :)

    http://embusca-de-umsentido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tatiana, espero mesmo que a dicas te ajudem, boa sorte <3

      Eliminar
  18. Amei as dicas :)

    Também odeio blogueiras que não são atenciosas com os leitores ou ignoram outras blogueiras por terem meia dúzia de seguidores a mais como se fossem importantes demais para ajudar os outros ou retribuírem .

    se puder, ficaria feliz que também me visitasse> www.themetria.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lidiane! É verdade, acho essa atitude ridícula, e descem muito na minha consideração!
      Claro que irei visitar, beijinhos xx

      Eliminar
  19. Você é fantástica,disse tudo,muito bem.Obrigada por transmitir o seu conhecimento.
    Bjinhos
    https://comprandotempo.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  20. Olá, adorei seu blog. Essas dicas são realmente muito importante para quem quer sucesso com seu blog.
    Beijos!!
    http://taiscarla.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. adorei as dicas, concordo e tento segui-las todos os dias, mas postar regularmente está cada vez mais díficil para mim.
    beijos♥

    http://tonsdesentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Ola!!
    Ja acompanho o blog desde o começo e noto uma grande evolução. Parabéns pelo trabalho.
    Eu também criei um blog a mais de um ano, mas recentemente tive de o tirar do ar porque tive problemas com o HTML.
    Não que eu tenha desistido, porque não o fiz. Eu adoro escrever e pretendo voltar o blog o mais rápido possível.
    Mas de todo que eu e o HTML não somos os melhores amigo. Ja vi e li vários tutorias mas não consigo acertar e com o tempo tornou-se um pouco frustrante. Infelizmente não conheço ninguém que perceba disso para ajudar.

    Obrigada pelas dicas, e continua com o bom trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Oi Sandra gostei mto das dicas,e mto do que vc falou eu já aplico rs rs
    bjos
    www.bonequinhaadeluxoo.com

    ResponderEliminar
  24. Adorei as dicas :)
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  25. oi!!

    Boas dicas, concordo e tento fazer tudo que você falou! :)

    Abraços, Andreza ;D
    http://www.vidaempixels.com.br/

    ResponderEliminar
  26. muito obrigada pelas dicas, eu to começando agora, e confesso que estou com uma certa insegurança, mas com essas dicas ja me ajudaram bastante.

    http://maniadesergrossa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Adoro o teu blog, adoro a tua criatividade e as tuas dicas !! Conheci-te através de uma amiga e estás a servir-me (muito, por sinal) de inspiração !!
    És muito atenciosa com os teus leitores, e, isso é fundamental, não é mesmo ? :D
    Parabéns e que venha mais sucesso !!
    Se puderes passar pelo meu blog, agradecia !! http://pacificlittlegiirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...