-->

29/08/2018

Como eu tiro as minhas fotos sozinha com o telemóvel

First world problem of the day: Eu tenho muita dificuldade em conseguir alguém que me tire fotos boas para publicar no Instagram. Desde que mudei de cidade e fiquei sem os meus amigos por perto então, ficou ainda mais difícil.

Alimentar o meu Instagram só de selfies não é de todo uma opção para mim até porque a minha cara não colabora todos os dias para isso, ahah. E então decidi dar um jeito para não ficar sem o que postar: eu mesma sou a minha fotógrafa, com a ajuda de três coisinhas:

-Telemóvel ( um Huawei P9 lite)
-Suporte de telemóvel (o meu é da Gekkopod)
-Comando/Controle Bluetooth (também da Gekkopod)

Este suporte tem pernas maleáveis e sustenta bem o meu telemóvel. O comando é ótimo nos poupa do temporizador e das corridinhas antes de fazer a pose.

Estas fotos não são a coisa mais perfeita e profissional do mundo, até porque eu não sou fotógrafa, mas aprecio fotografia. Sei que ainda tenho muito que melhorar, e pretendo num futuro próximo investir em equipamento fotográfico com mais qualidade pois é algo que eu gosto muito. Porém, como eu disse no meu último post (O dia em que criei o meu canal no Youtube), adiar as nossas ideias e projetos porque não estão na sua melhor versão é um erro! E por isso eu faço e crio com o que tenho dentro daquilo que o meu budget me permite por enquanto.

POSICIONANDO O TELEMÓVEL E SAINDO BEM NAS FOTOS

DENTRO DE CASA
Eu tento sempre fugir do óbvio e inovar (nem que seja um bocadinho) nos ângulos (dentro das minhas possibilidades). Dentro de casa exploro bem todos os cantos (de preferência os bem iluminados) e tiro o melhor partido disso! Se o cenário for muito simples, opto por acrescentar algumas decorações para dar um tchan, ou então apostar num look bem chamativo e diferentão de forma a ofuscar o background. Um exemplo disso é a minha foto da boina vermelha. Tirei sentada no chão ao lado da minha cama. O meu quarto atualmente não é a coisa mais Tumblr e clean de sempre, portanto decidi caprichar no look para ofuscar um pouco o fundo e o cenário em si.







Para além do suporte, as vezes eu preciso inventar umas gambiarras quando quero inovar no ângulo, quando quero algo mais de cima, ou com uma inclinação que só com o suporte eu não conseguiria. Como não tenho tripé, vou usando caixas e livros empilhados, cadeiras, cabos de vassouras ou puxadores de janela. Não poupem esforços, a primeira foto raramente fica boa, então testem muito, tirem várias fotos de diferentes ângulos Estas duas últimas fotos acima são literalmente as últimas fotos de umas 100 que eu tirei no dia. Estava quase a desistir quando me lembrei de ajeitar o ângulo ecolocar um acessório (o chapéu), o que fez toda a diferença no resultado final.

NA RUA
Confesso que fotografar na rua é o que mais me deixa com os nervos á flor da pele. Já me custa um pouco quando estou com alguém a fotografar-me, mas quando estou sozinha é duas vezes pior porque tenho medo que me achem maluca ou algo do género. Ainda estou a aprender a ter lata suficiente para isso, pois já perdi muitas oportunidades boas!




Na rua, o suporte de telemóvel é DEFINITIVAMENTE o meu maior amigo. Vem sempre comigo na mala. No entanto, como vos disse acima, ainda são muito poucas as vezes em que consigo ter coragem para me fotografar sozinha na rua sem parecer doida. Se vocês forem tímidos como eu, procurem ruas desertas onde não passem muito carros nem pessoas, e prendam o adaptador num poste de forma a que fique mais ou menos na mesma altura que vocês. Depois afastem-se um pouco, e com o comando comecem a tirar várias fotos seguidas, alterando as poses. 


Parece uma missão impossível mas na rua basta uma boa iluminação (que é ouro e faz toda a diferença na foto, até para quem não é muito bom a fazer poses como eu, ahahah) e o enquadramento ou angulação certos para foto ficar perfeita. No verão um dos horários que tenho gostado mais para fotografar é depois das 16h00, quando o sol já não está tão forte e se começam a criar sombras que dão uma vibe muito bonita às fotos.

***

Todas as fotos deste post são alguns exemplos de fotos que eu tirei sozinha dentro e fora de casa. Não são as fotos mais maravilhosas da vida, mas eu gostei do resultado de todas. Isto de me fotografar a mim mesma é uma coisa recente, acredito que com o tempo evolua, E sim, Dá um trabalhinho a mais, mas quando se faz por gosto e ficamos satisfeitos com o resultado final, vale a pena o esforço.

Como vocês tiram as vossas fotos sozinhos? Que truques usam para tirar as melhores fotos ever? xx


24 comentários :

  1. Tu tens dom para ficar bem nas fotos! Adorei as tuas dicas :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotografias!!!! Ficaram fantásticas mesmo :o

    Beijinhos ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  3. Eu em casa também costumo usar livros e basicamente tudo o que estiver à mão porque não tenho tripé! As tuas fotos são lindas, fazes um trabalho maravilhoso. :D Eu sou dessas pessoas tímidas que precisa de ruas desertas para fotografar acompanhada, então sozinha uui! Ahah. Preciso dum suporte desses! Muito muito obrigado pelo teu feedback no meu post sobre o copo. <3
    www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Adriana! Comecei há pouco tempo nestas andanças, espero que com o tempo melhore eheh! Recomendo muito o suporte, é uma mega ajuda, believe me! Beijinhos :D

      Eliminar
  4. Oh que gostei dessa tua dica, tenho de ver se compro um, pois tu tens cada foto mais linda que outra
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Grandes dicas, Sandra :D QUERO um suporte desses :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post! Quanto custou mais ou menos o suporte e o comando? Eu também sofro do mal de não atualizar mais o meu Instagram por nao tirar fotos por falta de alguém que me as tira maior parte das vezes e em certos sítios também tenho vergonha de ser a maluca a tirar foros no meio da rua ahah!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada lindaa! Estes que estou a usar recebi-os da marca, mas tu encontras facilmente bons suportes semelhantes em sites como o ebay, e é super em conta, acredito que não pagues mais de 10 euros por eles :)

      Eliminar
  7. Sensacional!!! Dicas incríveis! Muito obrigada! ❤️❤️❤️❤️❤️

    www.heylou.com.br

    ResponderEliminar
  8. tu és lindaaaaaaa, e as fotos ficam sempre espetaculares, :D
    beijinho*
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  9. As fotos estão espetaculares. Confesso que o meu mal a maioria das vezes também é não ter quem me tire fotos e esse suporte parece ser uma ótima opção para esses casos.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Angela! O suporte faz mesmo toda a diferença!

      Eliminar
  10. tinha um suporte dessas mas partiu-se!! Utilizo muito o wi-fi da minha máquina fotografia e coneto com o meu telemovel e vou tirando fotos eheh.
    As fotos ficaram LIIINDAAAAS, e tu também és uma boneca! :*
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi esse truque num vídeo há uns dias atrás, quando tiver a minha máquina também vou aderir ahahaha. And thank you so much girl! Beijinhos <3

      Eliminar
  11. Adorei as dicas e confesso que também tenho alguma vergonha de tirar fotos na tua, especialmente se for movimentada.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. esse teu corpinho, na caminha... tao boa. estas a pedir que te penetrem bem fundo

    ResponderEliminar