-->

31/07/2018

Porque criei um blog?


Em novembro deste ano o Uma Africana vai completar 5 anos. Parece muito pouco, e a verdade é que é relativamente pouco, mas tanta coisa mudou desde que comecei este blog lá em 2013. Não apanhei toda a geração old school dos blogs, mas tanta coisa aconteceu nestes quase 5 anos, que me sinto velha, parece que foi há 10.

Já me perguntaram várias vezes, em várias situações, porque criei um blog. Respondi a todas elas, mas nunca aqui no blog. Então porque não fazê-lo agora?


Vou explicar-vos como foi que o Uma Africana surgiu e foi crescendo.

Eram meados de 2012 quando eu criei o meu primeiro blog. E sabem? Eu nem sabia o que estava a fazer, para mim era uma coisa super banal, qualquer coisa para eu me entreter. Nunca, nunca imaginei que um blog um dia iria estar tão presente na minha vida e tivesse tanto retorno da vossa parte, nem que mudasse completamente o rumo que quero seguir na minha vida. Não tinha mais nada que fazer e lá fui eu criar o meu primeiro blog, chamado Desires (???). O primeiro e único post desse blog foi uma espécie de publicidade a uma fanfiction que eu escrevia na altura, ahah. Depois perdi o interesse e apaguei o blog.

Mais tarde, lá para o fim de Novembro de 2013, resolvi criar um blog novamente, ainda sem ter uma noção real do que é que era ter um blog. Criei-o pois sentia-me sozinha, incompreendida, e estava a sofrer amorosamente (dramas de adolescente, ahah). Então já podem imaginar como era o blog no início não é? Simples, irregular, com vários textos de desabafo, um autêntico diário virtual. Nunca o mostrara a ninguém, não tinha qualquer interesse em fazê-lo. Depois, senti receio de que alguém pudesse encontrar o blog, e pensei em ser uma blogger anónima, com nome fictício e uma foto retirada na Net. Mas depressa abandonei a ideia.

Entretanto, foram vários os fatores que contribuíram para a reviravolta do meu blog, em todos os aspetos. O post que me fez modificar por completo a temática do blog, é por acaso, uma das mais visualizadas e procuradas no meu blog até hoje (apesar de não ter nenhum comentário ahah): Box braids – dúvidas comuns. Gostei tanto de escrever esse post, que percebi que eu tinha muito mais para dar do que somente textos de desabafo. E então decidi apostar em temas que eu adoro e de que sei falar com alguma segurança, desde moda e decoração, a livros e temas aleatórios.

O foco do blog estava definido, era hora de tornar a aparência mais apelativa. Comecei a procurar muitas dicas na Internet sobre como melhorar o aspeto e o conteúdo de um blog, e para ser sincera senti-me ligeiramente desanimada no início. Em cada vídeo que eu abria o youtuber dizia sempre que era preciso dinheiro para valer a pena ter um blog: dinheiro para o domínio, para o layout, para os cartões-de-visita, para a câmara, etc. Mas depressa fui deixando essa ideia de lado e procurei outras alternativas. Sempre fui a rainha das gambiarras, na falta de dinheiro arranjava logo solução, com o blog não seria diferente. Foi na base da teimosia e persistência que aprendi a personalizar o meu blog sozinha, com a ajuda de vários tutoriais.

E assim nasceu o Diário de uma Africana que muitos conheceram, e que hoje é só Uma Africana.

O blog foi crescendo, bem devagar. Demorou alguns meses até surgirem os primeiros comentários.  Os primeiros seguidores. Primeiro 500 visualizações, depois 1000, depois 10.000. Primeiro 5 seguidores, depois 20, 50, 100. Passaram-se 5 anos, agora estamos com cerca de 300 mil visualizações e com mais de 600 seguidores no blog.

Porque crei o blog? Por falta do que fazer! Porque mantive o blog? Por amor, amor à escrita, à partilha de ideias e de experiências num espaço mais intimista, mais meu, e mais vosso também.

Podia ter alcançado muito mais em termos de números se tivesse sido mais consistente, sim. Existem blogs que em apenas 6 meses conseguiram o dobro ou o triplo do que eu consegui em 5 anos, mas não me chateia. Estou orgulhosa de tudo o que fiz e comquistei com os poucos recursos que eu tinha, pois apesar de não ter uma câmara minimamente boa para as fotos, apesar de ter ficado várias vezes sem Internet (o que fez com que as visualizações caíssem drasticamente várias vezes por falta de atualizações), apesar de não ter dinheiro para um domínio próprio ou um layout, sabem uma coisa? Eu fizApesar de todas as pedras e pedregulhos no meu caminho, eu fui lá e fiz. Apesar de nem sempre o crescimento do blog atender às minhas expetativas, eu não parei. Apesar de eu não ser mega famosa e ter mil comentários em cada post, eu continuo a fazer posts, com o mesmo entusiasmo, com a mesma dedicação, porque cada comentário, cada visualização equivale a uma pessoa, é uma pessoa que perdeu 2 minutos do seu dia para ler e comentar o meu trabalho. E isso vale ouro.

Ter um blog é um processo muito longo até chegar ao topo. Então trabalhem para isso. Calma, paciência e muita, muita, muita, muita, (…) dedicação, são valores de extrema importância para se manterem firmes neste ramo. Não esperem que vos aconteça um milagre, né! Não desistam na primeira oportunidade, e por favor, parem de se comparar com os outros. Principalmente com blogueiras(os) famosas(os). Cada um é cada um, e hoje em dia, no meio de tantos blogs que abordam os mesmos temas, há que ser original e criativo. Sejam vocês mesmos. Isto não é uma regra para quem quer ter e manter um blog, é uma regra para a vida!

Hoje não é nenhuma data especial, mas quero agradecer-vos a todos vocês que fazem parte da big family. Obrigada por todas as mensagens de carinho, obrigada por gostarem do meu trabalho, obrigada por fazerem parte deste projeto que é tão importante para mim. Vocês fazem o meu esforço valer a pena, e dão-me motivação para continuar a fazer mais e melhor. O Uma Africana não é só o meu cantinho, é o nosso cantinho!


***

E vocês que também têm blog, porque o criaram? Alguém aí com vontade de criar um blog em 2018? Contem-me tudo nos comentários! xx

12 comentários :

  1. Parabéns, Sandra! E ainda bem que ficaste sem nada para fazer, porque o teu canto na net é um espaço tão bom! Aqui e pelo insta partilhas muito conteúdo de valor, por isso que venham muitos mais anos!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, és um amor de pessoa! Adoro acompanhar o teu trabalho!

      Eliminar
  2. Adorei, me identifiquei. No meu também conto um pouco da minha história por aqui... Parabéns pelos 5 anos, quero logo fazer os meus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que ir ler! Adoro saber um pouco mais de tudo o que há por trás de um bom blog. Muito obrigada, e todo o sucesso do mundo para ti e para o teu blog :)

      Eliminar
  3. Não acompanho o teu blog há muito tempo mas desde que comecei, que volto sempre para ler o teu trabalho. Gosto da tua escrita e dos temas que abordas - tens um blog com conteúdo, raro de se encontrar hoje em dia!

    Parabéns por todas estas conquistas. És a prova de que quando queremos muito algo, conseguimos, independentemente das circunstâncias!

    Eu recriei o meu blog este ano (em Julho) e apesar de não ser sempre fácil, tenho-me mantido fiel e consistente porque escrevo por mim - porque gosto de o fazer e de partilhar o pouco que sei. E tenho muito orgulho nisso! Os seguidores ou visualizações são a menor das preocupações!

    No meio disto tudo, acabei a seguir-te no instagram também ahah!
    Beijinhos,
    Mara

    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mara, muito obrigada pelo teu comentário e pelas palavras! Fico muito feliz mesmo :D!

      Eu também me sinto assim, sabes, acho que nunca deixei isto morrer porque o faço primeiramente por mim e para mim! Adoro escrever, expressar as minhas ideias por meio de palavras. É a forma como me expresso melhor, daí o blog ser acima de tudo o meu refúgio.

      Vou já espreitar o teu blog, eu acho que te acompanhava no Youtube há uns tempos atrás se não estou em erro, haha.

      Mais uma vez obrigada! Beijinhos grandes :)

      Eliminar
  4. Apenas hoje encontrei este blog e apenas li este post. Nunca antes me identifiquei tanto com um(a) blogger como me identifico contigo. Deste-me motivação para rever o meu blog (que também é à base de textos e pensamentos, como se fosse um diário virtual) e ter coragem para inovar e falar de coisas com o qual eu me identifico. Obrigada por este post e parabéns pelos 5 anos do teu blog. Continua o excelente trabalho que, apesar de só ter lido um post do teu cantinho, tenho a certeza de que é excelente e que deves continuar!
    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que gracinha. Eu criei o blog porque queria desabafar. O meu atual blog é o único. Tem posts desde 2010, com alguns intervalos ai no meio. No começo, cheio de textos depressivos. Tinha acabado de terminar um relacionamento e foi terrível. Não gosto de ler esses posts passados. Ele foi mudando comigo e o amo de mais. Oito anos já e pretendo continuar enquanto existir internet.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por tudo o que alcançaste! Eu também criei o meu blog em 2013! Sempre fui calma e nuca tive pressa de crescer. O importante é saber valorizar todas as conquistas, sejam elas grandes ou pequenas! Espero que continues o bom trabalho por aqui! :D

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns pelo teu esforço e dedicação. Bem sei que é preciso muita paciência e muito esforço para manter um blog, mas no final compensa.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar