-->

23/07/2015

É fácil perdoar?


Há uns meses atrás passei por uma fase um bocado chata. Foi uma situação muito desagradável que me afastou de pessoas que outrora foram muito importantes na minha vida (e talvez ainda sejam). Os sentimentos de raiva e mágoa consumiam-me sempre que eu me punha a remoer aquele problema, o que me deixava profundamente frustrada. Sentia que tinha levado uma das maiores facadas nas costas, sentia-me desiludida e magoada.

Mas sabem, não há nada que o tempo não cure. E essa mágoa, raiva, desilusão que sentimos, por mais incrível que pareça, vai desaparecendo aos poucos. E nós temos de os deixar ir. É! O nosso erro muitas vezes é irmos alimentando esse rancor dentro de nós, para nos lembrarmos sempre do mal que aquela pessoa nos fez e nunca dar-mos a parte fraca, é como uma espécie de proteção. Já vos aconteceu estarem chateados/magoados com alguém tanto tempo, ao ponto de nem se lembrarem muito bem porquê? Ou até se lembram, mas é algo tão vago, ou (agora) tão pouco relevante, mas como o orgulho fala mais alto, recusam-se a dar o braço a torcer? Pois, lá está.


Durante esse período, assisti a um vídeo da Rayza Nicácio, assim, por acaso, mas que foi quase como uma resposta a tudo o que eu estava a sentir. Adoro a Ray, acho que ela tem o dom da palavra, e este vídeo que não deu certo, na realidade deu super certo (abram o vídeo aqui e vão perceber porque é que eu disse isto, ahah)! Fiz uma montagem de uma das partes do vídeo que mais me chamaram a atenção. (Ah, e vejam o vídeo completam que vale a pena!).

Montagem feita por moi :)

Quando perdoamos alguém, estamos a pensar muito mais em nós mesmos, do que na outra pessoa. Porque, como a Ray diz no vídeo e muito bem, o sentimento negativo só está dentro de nós, e não naquela pessoa. Muitas vezes só nos estamos a prejudicar a nós mesmos, não aquela pessoa. Então do que adianta permanecer com aquela raiva cá dentro por tanto tempo? Parem um pouco e perguntem-se a vocês: Vale a pena?

Perdoar é uma libertação! Mesmo que as coisas nunca voltem a ser como antes, o assunto estará arrumado e resolvido, e estamos prontos para avançar com espírito mais leve.

Respondendo ao título: É fácil perdoar? Nem sempre. Ainda mais difícil é quando quem nos magoou é alguém tão próximo de nós, alguém em quem confiamos e de quem gostamos muito. Mas pensem: se já aconteceu, se é passado, se não há como reverter a situação, para quê continuar a alimentar um sentimento que só serve para te deixar mal? A vida é demasiado curta para andarmos a sofrer pelos cantos!

Não estou a dizer que se devem forçar a perdoar alguém, claro que não. Mas quando se sentirem mais calmos, não guardem todo aquele negativismo dentro de vocês. Mesmo que a relação com aquela pessoa nunca mais seja como antes, pelo menos esse capitulo da vossa vida estará concluído.

Saber pedir desculpa quando se erra é uma virtude. E saber perdoar também!

E vocês, perdoam facilmente, ou nem por isso? xx

26 comentários :

  1. Concordo com tudo o que disseste, a chave de perdoar é mesmo o tempo e a introspecção que devemos fazer, analisando os porquês e deixar is as coisas más. Irei ver o video porque achei super interessante o tema, porque tal como tu (e muitas pessoas não é?) já passei por isso
    Beijinhos, Rodrigo | OOTD Blog | OOTD FB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Vê sim, o video está muito bom. Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Isto é muito bonito, mas tal como disseste "nem sempre é fácil" haha. Gostava de conseguir ser assim, e perdoar mais facilmente as pessoas, mas não dá mesmo. Muitas das vezes quando perdoamos certos comportamentos, é como se estivéssemos a dizer que o que a pessoa fez foi "ok e já passou". Não devia ser assim, mas muitas vezes o perdão acaba por ser mal interpretado. Mas tens toda a razão, estes sentimentos negativos corroem-nos imenso e não são nada saudáveis!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, eu pessoalmente não consigo perdoar qualquer coisa com tanta facilidade!

      Eliminar
  3. eu nao sou boa em perdoar, eu nao perdoou ninguém. Eu nao acho que o tempo ajuda, existe uma pessoa que ja me machucou muito, e ate hoje eu nao a perdoe e nem falo mais para ela, ela pode ser a minha mae e tal, mas o que ela me fez passar nao tem perdão. Eu tou parabens para quem consegue perdoar,.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, passei pelo mesmo. No entanto perdoei mas a pessoa continuou a desiludir-me. Magoou-me uma vez mais. Honestamente o que achei mais sensato foi esquecer, ou seja, ela está ali mas para mim já não tem importância. Sei com o que conto e sei que com ela não posso contar mais. Doí é verdade, mas eu começo a acreditar que todos nós às vezes precisamos de um "abre-olhos" para perceber que há pessoas que estam connosco que realmente nos querem mal e que só estam ao nosso lado por estar. Mas é pena que tenha de ser assim... Termos de ser espetados mesmo no coração para acordarmos para realidade :c

    Continua assim Sandra, estou cada vez a gostar mais do blog.

    Beijinhos e espero que esteja tudo bem com o teu irmão <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te compreendo... mas eu sou dessas que até pode perdoar, mas não me esqueço e geralmente afasto-me para não sofrer mais :x

      Muito obrigada linda ♥♥

      Eliminar
  5. Eu perdoo facilmente, mas a verdade é que não esqueço, e sinceramente ainda bem, normalmente quem eu perdoo volta sempre à carga para me desiludir cada vez mais. Agora que aprendi realmente isso com coisas que aconteceram, estou numa onda de "quero lá saber" e afasto-me de quem me faz mal. Ando nisto há um ano e sinto-me bem, é isso que importa!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha same, ahah, também penso e sou assim muitas vezes xD

      Eliminar
  6. Eu gostava muito de saber perdoar, a minha mãe diz-me imensas vezes que isto faz-me mal, e eu sei bem disso, mas por muito que tente vai haver sempre algo que me lembre que x pessoa fez-me x coisa e se me magoou uma vez vai magoar todas as que forem precisas. Até pode ser consequências de ter um feitio extremamente complicado, mas comigo isso do perdoar assim nunca dá, talvez depois de uma conversa calma com a pessoa eu o consiga fazer, mas é porque tentei compreender o que a motivou a ter certa atitude, e como é óbvio nada volta a ser igual!

    Beijinho,
    www.embusca-de-umsentido.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te completamente! A minha mãe também me diz o mesmo. Tenho um feitio bastante complicado :\,
      E sim, mesmo que perdoemos aquela pessoa, dificilmente as coisas voltam a ser como era :x

      Eliminar
  7. Concordo com tudo o que disseste. Temos que viver a vida e pensar no que nos faz feliz e não no que nos faz tristes, e tal como se diz "Saber perdoar é uma virtude" :)
    Gosto imenso do teu trabalho e tu sabes disso, um beijo :*

    ResponderEliminar
  8. Aplausos para ti, porque tudo o que disseste, de certo, que pôs muita gente a pensar, até eu mesma já pensei! Sou 100% de acordo com tudo o que mencionaste no post. Sem dúvida, um post maravilhoso e que nos faz cair mais na realidade.

    Beijinhos,
    http://pequena-no-mundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Muito boa a sua reflexão, perdoar é preciso, deixa agente mais leve!

    ResponderEliminar
  10. Oi Sandra! Amei esse texto e identifiquei-me logo! Também já passei por muitas situaçoes desagradáveis à custa de outras pessoas. Então eu sempre perdoava mas as pessoas continuaram a magoar-me. Então também acho importante a gente dizer: Não, chega de me magoar, não quero mais relacionar-me contigo!

    Houve um tempo que tive uma discussão terrivel com uma pessoa e outras do grupo deixaram de me falar por isso, não era nada com elas, mas simplesmente me abandonaram. Pessoas a que eu chamava de amigas. Foi a gota de água. Cortei relações com essas pessoas e fiquei muito mal durante um tempo.
    Mas agora vejo que foi a melhor coisa que me aconteceu! Eu sou mais feliz. E só agora é que percebi o quanto essas pessoas me mudavam. Eu era como um boneco para elas.

    Não tenho mais mágoa. Simplesmente já não quero ter nada a ver com essas pessoas. De uma certa forma eu perdoei e estou em pás, mas voltar a relacionar-me com gente assim está fora de questão. E isso libertou-me mesmo. Agora sou eu mesma, não sou modelada por ninguém.

    Gostei muito por ver que outras pessoas passam tambem por isso e foi muito bom deixar aqui a minha historia também. Obrigada por esse texto lindo! Vou guardar ;)

    Beijinho grande e que tudo corra bem daqui para a frente.
    http://wherebelong.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me aconteceu foi algo semelhante à tua situação! E a ideia é mesmo essa: perdoar não significa que tenhamos de nos voltar a relacionar com essas pessoas que nos magoaram! É só um "Ok, já passou, perdoei, mas não esqueci! Por isso, segue o teu caminho, que eu sigo o meu."

      Obrigada linda, e eu adorei ler um pouco da tua história <3 xoxo

      Eliminar
  11. Concordo totalmente com esse espírito. Na nossa vida não gostamos nem nos damos de e com toda a gente. isso é ponto acente. No entanto tenho uma máxima que é "as más acções ficam com quem as faz". Pessoas que nos fazem ou desejam mal não são necessárias na nossa vida e por isso não têm de fazer, no entanto o "bom dia" dá-se a toda a gente mas como tu dizes não temos de remoer. Temos sim de nos juntar com quem nos faz bem e investir nessas relações. Beijinhos

    http://aboemiacatita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais contigo, e essa máxima já disse tudo! :p

      Eliminar
  12. Oi Sandra, lembra que você preencheu um formulário para participar do Projeto Blogroll? Pois é, ele saiu e ficou muito legal!
    Você pode ver pelo link http://goo.gl/jLRYSt
    Beijos,
    http://fazdeconta-daliv.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Oi. tudo bem?, estou aqui para te convidar fazer parte do projeto que esta rolando em meu blog, o PROJETO: TEXTOS,POEMAS E CRÔNICAS, esse projeto é especialmente feito para você que posta texto no blog ! Eu conto com a sua participação, para mais informações confere lá no blog !
    http://atraspenteadeira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. amei esse artigo de opinião, mas sou daquelas que, se o erro for grave, passo um bom tempo sem falar co a pessoa, quando tudo acalma nem preciso dizer "te perdoo", sinto que eu é quem tenho que me perdoar por ser ingênua e não cair na mesma armadilha... de lá em diante não quero mais convivência direta, mas não fico de cara feia. falou comigo, eu respondo e ponto
    virei leitora já, amando teu blog
    big beijo :*
    fadetudoumpouco.blogspot.com.br

    ResponderEliminar