-->

21/05/2015

Como divulgar o blog + Como criar um post esteticamente atrativo



Yaaay! A série Dicas para Bloggers voltou! E para compensar todo este tempo sem atualizar a série, resolvi fazer um 2 em 1: Vou dar-vos algumas dicas sobre como divulgar o blog em si ou um post do blog de maneira positiva, e como obter um post esteticamente agradável aos olhos dos leitores.
Então, bora lá?

1.Como criar um post esteticamente agradável?
O mais importante é sem dúvida saber escrever. É importante terem boas bases de português e tudo isso. Se quiserem, leiam o meu post sobre como escrever bons textos, dei algumas dicas boas lá! Se não souberem escrever minimamente bem, esqueçam! Eu não consigo levar a sério o trabalho de alguém que não tenha preocupação em ter uma escrita cuidada.

Porém, hoje em dia os internautas são cada vez mais preguiçosos e geralmente não gostam de ler textos muito grandes na Internet. Como contornar esse problema?

-O poder das palavras a negrito. 
Para além de uma ótima estratégia de SEO, as palavras a negrito (ou bolt) fazem com que as ideias e conceitos chave do post se destaquem no meio de tantas outras palavras. Alguns leitores (se não a maioria) não lê os textos letra por letra, então usar palavras a negrito pode ser uma ótima opção para assegurar que os aspetos mais importantes não escapam ao leitor.

-Parágrafos separados com espaçamentos significativos
Já viram o cansativo que era se o texto deste post estivesse todo corrido, sem espaçamentos? Às tantas vocês perdiam-se a ler e desisitam. Usar espaçamentos torna o texto mais leve, dinâmico e agradável.

-Imagens 
Outra maneira de tornar o texto menos cansativo é alternando-o com imagens que o ilustrem, portanto façam-no sempre que acharem necessário.


2. Onde divulgar?
Grupos de divulgação própria para blogs e canais Youtube no Facebook são os locais mais indicados. O meu blog cresceu imenso à conta de muita divulgação (correta) nesses grupos! Mas como é óbvio, divulgação não tem de ser necessariamente feita nesses grupos de divulgação. Por exemplo, se o teu blog/post for literário, podes divulgá-lo em algum grupo sobre livros; se for um blog/post de música, podes divulgá-lo num grupo que aborde o tema música, e por aí adiante. Assim, maiores são as hipóteses de alguém vir a ler o teu post/blog. Mas levem em consideração que não vale a pena dispararem os vossos links por tudo quanto é lugar, há que ser um pouco seletivo, partilhem somente onde acharem que vale a pena.



Exemplos de grupos no Facebook:
Blogueiras, Gurus & Seguidoras
Blogueiras e Blogueiros por amor
Blogueiros Elite
Eu <3 o meu Blog
Blogs
Blogueiras e Youtubers
Blogger's World
Bloggers de Portugal
Bloggers Portugueses
All Kind Of Portuguese Bloggers

Outra descoberta incrível que eu fiz há pouco tempo, são as comunidades do Google +. Muita gente ainda não sabe, mas divulgar nas comunidades do G+ (muito semelhantes aos grupos do Facebook) rende muitas visualizações, quer para o blog, quer para o canal. Eu e mais umas quantas pessoas comprovam que sim, divulgar no G+ é uma boa alternativa.

Exemplos de comunidades no G+
Divulgue seu blog
Eu tenho um blog
+ Blogueiros
Divulga Blogs
Divulga o teu blog

Ah, e o Instagram (já agora, sigam-me lá: sandraacarter), também é uma rede social super válida para divulgar o conteúdo do blog. Pode até ser uma extensão do blog, assim como uma página no Facebook (mas que na minha opinião, dá um retorno mais rápido e eficiente do que a página do Facebook). Por isso, se possível, criem uma conta  no Instagram e  tenham paciência. Verão que também traz ótimos resultados.

3. Como divulgar de forma correta?
Em primeiro lugar, nada de SPAM. Eu já devo ter referido isto umas centenas de vezes nos meus posts da série, mas se há coisa que me tira do sério, e que faz com que um/a blogger desça significativamente na minha consideração, é quando deixa os seus links em alguma publicação minha, sem eu ter pedido nada.  E pior é quando essa pessoa nem se dá ao trabalho de ler o que eu escrevi! É de uma falta de respeito enorme, é chato, e ninguém vai ter vondade de abrir o teu fuck*ng link, ok? Ok. Por isso lembrem-se desta regra de ouro: Nada de spam, nada de comentar em publicações alheias, e muito menos incomodar os outros nos chats!

Ok Sandra, mas eu não faço spam! E agora, como divulgar de forma correta? Bem, há algumas coisinhas que vocês devem considerar antes de começar a divulgar: o título, a breve descrição do post, e a imagem de divulgação.

Apostem em títulos que despertem a curiosidade dos leitores. Por exemplo, imagina que fizeste a review de um livro, em vez de colocares como título "Review do Livro Tal", que tal "3 razões para ler Livro Tal" ou porque não colocares uma pequena citação do livro que tenhas gostado muito? Ou imagina que criaste uma playlist. Em vez de colocares como título " Playlist Tal", que tal antes " 10 músicas que te põem a mexer" ou " 3 músicas para levantar a auto estima"? Well, puxem um pouquinho pela vossa cabecinha!



O texto utilizado para divulgar o post faz toda a diferença numa divulgação. Bom, não é preciso ser um texto, uma frase cativante por vezes é suficiente. Eu, pessoalmente, não me sinto nada atraída por posts que vêm com a descrição: "Posto novo: *link*" ou "Já viste o novo post do blog? *link*". Nah, a menos que a imagem de divulgação seja minimamente sugestiva, o mais provável é eu automaticamente ignorar esse post.

Assim como na escolha do título, tentem ser um pouco originais na hora de divulgar o post. resumam em poucas palavras sobre o que fala o vosso post, ou citem alguma parte do texto que acham interessante. Porque nem toda a gente conhece o vosso blog, geralmente a maioria são leitores novos, então o que é que lhes garante que vale a pena clicar no teu link? Um texto de divulgação cativante! Garanto-vos que a probabilidade de atraírem mais leitores é bem maior.

A imagem utilizada para divulgar também é um aspeto importante. Usem imagens interessantes e com o mínimo de qualidade e, caso sejam retiradas da Internet, que estejam relacionadas tema abordado no post.

4.Qual o melhor horário para divulgar?

Outra dica importante é divulgar em horários diferentes, mas ainda assim, movimentados. Assim, se divulgares de manhã e divulgares novamente ao fim da tarde, acabas por conseguir fazer o teu conteúdo chegar a mais pessoas, a públicos diferentes. Deixo-vos abaixo umas imagens (retiradas da internet, não sei a fonte, sorry!) que vos podem ajudar.





Leiam também os posts Como obter leitores fiéis e O que me faz NÃO voltar a um blog.

***
Espero que vos tenha ajudado de alguma maneira.  As dicas são super simples, mas são estas pequenas coisas que fazem toda a diferença! xx

38 comentários :

  1. Fantástico post.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ,vai me ajudar muito.

    ResponderEliminar
  3. Vou levar essas dicas em conta quando postar e divulgar o meu blog! Adorei!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz isso Joana, tenho a certeza que vais obter bons resultados! xx

      Eliminar
  4. Muitas boas sugestões, gostei.

    ResponderEliminar
  5. Gostei das sugestões, já utilizava algumas mas vou aderir outras :)

    Seja bem vinda no meu blog

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas :)

    http://intensamenterendida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post! Vou passar a seguir algumas das tuas sugestões.

    http://tipicamente-adolescente.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Achei fantástico! Sigo bastantes regras que puseste aí! Gostei de saber os horários em que devo postar :D Obrigada!
    Beijinhos,

    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do seu post as dicas são realmente muito úteis
    Eu discordo um pouco da horário de algumas redes
    afinal sempre que uso twitter o melhor fluxo é sempre das 10 as 2 da manha geralmente eu ganho muitas visitas nesse horário e converso com bastante gnt

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tudo isso é muito relativo né? É tentando que nós descobrimos quais as estratégias que mais resultam para cada um de nós :) xx

      Eliminar
  10. Adorei o post! Parabéns! Por acaso quase todas as dicas eu sabia, mas as do google + e a do Insta... Parabéns de novo Sandra! Um post muito bom, a sério :)

    ResponderEliminar
  11. Este post está demasiado bom! Vou já aproveitar as dicas, porque eu para divulgar o meu blogue tenho sempre dificuldades.

    http://myown-anatomy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então força e boa sorte! Tenho a certeza que estas dicas te ajudarão. Beijinhos!

      Eliminar
  12. Bons conselhos e dicas :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Amei o seu texto,muito bom,você disse tudo.São dicas simples que quando colocadas em prática,fazem toda diferença.Saber escrever bem é fundamental até porque ninguém merece ler palavras erradas que fazem o texto perder sentido.Divulgar corretamente sem spam,deixa o blog com um mais profissional,e saber os melhores horários para divulgar funciona bem melhor que sair jogando links toda hora e de qualquer forma.Muito obrigada pelas dicas.....
    BJINHOS
    https://comprandotempo.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isso que quis dar a entender! Obrigada, fico feliz por saber que gostaste do post. Beijinhos grandes!

      Eliminar
  14. boas dicas, principalmente para quem está a começar neste mundo dos blogues :)
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Amei o post e estou a amar ainda mais o teu blog!
    Há dicas que não faziam ideia que tinham assim tanta importância principalmente na hora de escrever os textos!! Muito obrigada e já anotei tudo num caderninho para não me esquecer!!
    Um beijo,

    Ana, autora de Linha d?Olho

    ResponderEliminar
  16. Ajudou muito com as dicas, Sandra. Muito obrigada!
    Aproveito e convido para dar uma passadinha no meu espaço: www.portrasdamake.blogspot.com

    Beijocas ♥

    ResponderEliminar
  17. Olá querida!
    Acabei mesmo agora de descobrir o teu blog e posso dizer que amei por completo. Além de super informativo, com dicas incríveis e verdadeiras, o teu template, a tua escrita, tudo se encontra numa sintonia tão bonita, tão ... nem sei, muito bom mesmo.
    Muito obrigada pelas dicas, vão ser fundamentais para me ajudar no meu blog.
    Um beijinho enorme! xx

    ResponderEliminar
  18. Nossa, que post mais completinho. AMEI! *-*
    www.falacah.com

    ResponderEliminar
  19. Adorei mesmo as dicas! Tenho um blogue novo e é sempre bom aprender com pessoas mais experientes!
    Descobri o teu blogue pelo facebook e adorei! Continua assim, beijinho <3
    http://rytacandeias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Super legal as dicas, também sou novata em blog! Obrigado. forte abraço.

    ResponderEliminar