29/11/2014

O que me faz NÃO voltar a um blog?

Há muito tempo que não atualizo esta categoria do blog, por isso hoje vou dar-vos mais algumas dicas para bloggers. Hoje vão ficar a saber de algumas coisas que me fazem não voltar a um blog tão cedo (ou nunca mais).


Pouco domínio de escrita
Ter uma boa capacidade de escrita é FUNDAMENTAL para quem quer ter um blog. É a partir daí que obtens leitores, possíveis parcerias, entre outras oportunidades.
Odeio quando entro num blog para ler e me desiludo por completo com a escrita. Erros ortográficos, má construção de frases, má conjugação de verbos... é meio caminho andado para eu nunca mais lá voltar!
Um blog é praticamente escrito, então aprendam a escrever minimamente! Uma coisa é faltar uma letra no meio de uma palavra, uma vírgula a mais ou a menos, enfim, errar é humano. E ninguém tem que ser um expert em língua portuguesa, eu própria não o sou. Mas sou muito perfecionista comigo própria no que toca a erros ortográficos, odeio escrever mal. Por isso estou sempre a reler o que escrevo.
Um bom conselho é ler. Ler muito. Livros, revistas, jornais, o que for. Ao ler aprendem-se novas palavras, novas figuras de estilo e tudo isso ajuda muito a alargar e melhorar o vocabulário.
Ah, e se tu escreves com erros ortográficos de propósito, só para o texto ficar mais """fofo""", podes parar, porque não é! É como eu sempre digo: não estás a mandar mensagem para a amiga.

Layout pesado 
Não aprecio muito layouts gigantes, muito coloridos, cheios de enfeites e tudo mais. E acho desnecessário aqueles mouses personalizados, com brilhantes a cair, é muito infantil. Até porque isso tudo às vezes faz com que o blog demore a carregar, e nem toda a gente tem paciência para esperar. Desculpem-me mas é o que eu acho.
Um blog tem que ser clean e organizado, tem de estar agradável aos olhos do leitor. Lembrem-se que menos é mais, simplicidade por vezes é tudo.

Caixa de verificação
Quem tem Internet lenta como eu, vai entender! Acho isso desnecessário, às vezes quero comentar mais do que um post no blog da pessoa e chego a não fazê-lo por causa dessa caixa de verificação. então façam um grande favor aos vossos leitores e desativem essa funcionalidade chata.

Leia mais
Este já é mais polémico. Se muitos gostam porque deixa o blog mais arrumadinho, outros (incluindo eu) odeiam de morte, por ser um grande inimigo de leitores impacientes ou com Internet lenta. As pessoas acham que se colocarem o leia mais as pessoas ficarão com mais curiosidade de ler. Eu acho que na maior parte das vezes isso cria o efeito contrário. Eu pelo menos, fico com preguiça e nem me dou ao trabalho de clicar, e acabo por abandonar o blog, a menos que o post me faça sentir muita, mas muita curiosidade.  Ainda assim é um risco que não vale a pena correr.Acho que isso é a coisa mais desnecessária de sempre e retira toda a magia e praticabilidade de um blog. Para quê abrir o post para ler um a um quando posso ler mais de 5 de uma vez  numa única página?

Fonte ílegivel
Eu já tive esse problema no meu blog. A fonte dos posts era um pouco ilegível e isso incomodava alguns leitores. Portanto é importante que pelo menos a fonte dos post seja simples (Verdana, Calibri, Arial...) para uma leitura fácil. Caso, contrário poderás perder futuros leitores, por mais bem feito que o post esteja.


Like à força
Outra coisa que eu acho engraçada, é quando eu entro num blog pela primeira vez, e aparece logo aquela caixinha do facebook para nós deixarmos o nosso like. Qual a lógica disso? Supostamente estou no blog pela primeira vez, posso gostar do trabalho, assim como posso não gostar. E se não gostar é óbvio que não vou deixar o like não é? Por isso eu acho preferível deixar a caixinha do facebook num local vísivel, mas que leve as pessoas a gostarem da página de livre e espontânea vontade!

Então é isso! Concordam com algum destes aspetos? Que outras coisas vos fazem não voltar a um blog?

***
USEM A HASHTAG #DiárioDeUmaAfricana NAS REDES SOCIAIS!


54 comentários :

  1. Concordo com todos. Ja entrei em blog com um layout tão pesado e cheio de informação que deu dor na vista e fechei logo a pagina. Aquela caixa de verificação para comentários é realmente desnecessário e irritante.

    http://www.garotadosuburbio.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post, principalmente a parte do "leia mais", se tem uma coisa que me irrita é quando vou começar a ler e aparece isso, eu paro ali. Se o post tem conteúdo deixa tudo logo para que possamos ler. Muito mais eficiente.

    Helaine Costa - Blog NannaMais
    http://nannamais.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Só discordo sobre o "leia mais". Eu, por exemplo, uso muitas fotos nos meus posts e, se fosse deixar o post aberto, a caixa de rolagem seria gigantesca e o carregamento da página infinitamente mais lento. Acho mais inteligente deixar o "leia mais" que dá mais possibilidades do leitor ver os últimos posts e, se se intessar, clicar. De resto concordo com tudo. Beijinho.
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo e respeito a teu ponto de vista Mag! Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Tal como a Mag, eu que tenho um blog pautado essencialmente por fotografia, acho que o "Ler Mais" é uma mais-valia. Permite que o leitor veja uma fotografia como exemplo e a introdução da publicação, ficando ao seu critério explorar livremente o tema que mais lhe aprouver. Claro que em blogs mais "literários" nem sempre se aplica, mas no meu caso, admito que se essa opção não existisse, o meu blog teria um scroll infinito, e teria de reduzir muito ao tipo de publicações.
    Ou então posso ser só eu que tenho uma ideia errada da coisa :p
    Gostei muito de descobrir este cantinho. Keep the good work going :)

    M.

    www.thesilvermemoir.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vistas as coisas dessa forma, eu concordo contigo. O problema é que eu sou muito preguiçosa, então depende muito do conteúdo do post.
      Beijos :)

      Eliminar
  5. Eu concordo com tudo que você falou, e ainda acrescento quando tem musica no blog isso me irrita (ainda bem que são poucos) , eu não volto mais!

    Beijinhos
    http://www.amorascomclasse.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou muito fã disso ahahaha
      Obrigada pela visita Tami, beijo :)

      Eliminar
  6. Concordo bastante. Há outro fator que unido a tudo isso, também quebra a vontade da visita: Quando o infeliz vai no seu blog e comenta a seguinte frase "Que texto lindo/legal/fashion. SDV?"
    Dá até nojo de olhar e cai toda a credibilidade que a pessoa possa ter.

    Identidade Aleatória

    O Identidade Aleatória está no facebook!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é? Ah, como isso me tira do sério, às vezes até apago o comentário! ahahah
      Beijo :)

      Eliminar
  7. Oi!

    Concordo com tudo o que você disse, mas, dentre todos os itens citados, o que mais me irrita mesmo é a linguagem "fofa". Perco a vontade de continuar lendo o post se o começo estiver escrito "tOoDO axiiiiim".

    Parabéns pelo post, ficou muito bom!
    Beijinhos,
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, odeiooooooooooooo esse tipo de escrita. Obrigada flor, beijo :)

      Eliminar
  8. Nossa me identifiquei muito!! Ótimo post. Beijos

    ResponderEliminar
  9. simplesmente concordo com tudo que você falou, mas para mim o pior é aqueles blog's com cores nada haver, como rosa e verde florescente '-'
    beijos amei o post!
    http://mentefotografica.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade ahah, isso me dá cabo da vista rsrs
      Obrigada, beijooooo :)

      Eliminar
  10. Nossa, nem me fala no ódio que me dá quando tem caixa de verificação, jesusss!
    Layout pesado é outra coisa também :/

    Beijão,
    tammycezaretti.com

    ResponderEliminar
  11. Também detesto quando entro em um blog e a primeira coisa que aparece é a caixa para curtir no facebook. Mas o que mais me irrita são os erros ortográficos. Concordo que todo mundo era, mas quando passa do limite do "aceitável", a leitura fica cansativa, então já fecho o blog e não volto mais.

    Beijos
    www.blogmeuniverso.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tu me entendes Amanda ^^ beijooo

      Eliminar
  12. Parece que eu ME VI escrevendo os seus tópicos hahahaha pq é tudo que eu não gosto também. Acho que o pior mesmo é a caixinha do facebook e erros ortográficos, isso irrita qualquer um que esteja um nível acima na escrita kkk
    Beijos
    Hi, Cultura

    ResponderEliminar
  13. Adoreeeeei as dicas, são bem válidas e verdadeiras! Vale muuuuuito a pena segui, já amei o blog e te achei linda mlr! haha
    Virei fã já, haha. Voltarei mais vezes aqui pra visita-la e deixar mais comentários! Parabéns pelo blog, muito lindo!
    Se quiser, da uma passada e diz o que acha do meu ta?
    Beijão minha linda :*
    http://www.raphaellacomph.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa, quanta fofura num só comentário, muito obrigada Raphaela <33 beijooo

      Eliminar
  14. Suas dicas são muito boas e úteis. Abraço!

    ResponderEliminar
  15. Compartilho em algumas colocações do que você aponta, quando entro em um blog que exige muito da minha net lenta sempre acabo desistindo :( bjs

    ResponderEliminar
  16. odeio caixa de verificação e leia mais no blog tambem hahaha ! dá preguiça de ler e de comentar !

    www.priscilaguirao.com.br

    ResponderEliminar
  17. Concordo em, eu errava bastante quando ia digita os posts, pelo simples erro de não corrigir eles antes, tem que ler antes não tem jeito, hoje em dia eu leio ate umas 4 vezes o post pra ver se não tem erro
    o mais pior pra mim e layout feio a sla kk
    não me agrada, e dependendo eu ate saio do blog na hora
    beijos
    http://lamoonier.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Super concordo com as dicas. Também não gosto de fontes ilegíveis e pouco domínio de escrita, me incomodam um pouco.

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Caixa de verificação é o pior, não é por esse motivo que não volto no blog, mas me irrita um pouco.

    Prazer, Jéssica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu gostar do blog não o deixarei de visitar por causa desse problema, mas que é chato lá isso é ahah
      Bjooo Jéssica :)

      Eliminar
  20. GOSTEI MUITO,dicas valiosas para todos os blogueiros,essas são leis universais,na minha opinião.
    Bjinhos
    https://comprandotempo.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  21. Omg, descobri o teu blog completamente à toa num grupo do facebook e estou a adorar.
    Finalmente alguém que concorde comigo na questão do "leia mais" é meio caminho andado para nem terminar de ler o post, mesmo quando estou a morrer de curiosidade algumas vezes porque penso que haverá algum dos imensos blogs que sigo a falar sobre o mesmo ahah
    continua assim, bejinhos.
    p.s se puderes dá uma vista de olhos e dá me a tua opinião, ainda está no inicio mas temos de começar por algum lado
    http://girlygirlsthinkpink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah que linda ahahhahah, obrigada <3
      o "LEIA MAIS" é muito polémico, ou se ama, ou se odeia, e eu odeio xD, concordo contigo, ahah

      Vou visitar o teu blog, sim, bjss <3

      Eliminar
  22. Sempre tento o máximo possível não errar a falta de letra, minha caixa de curti a página no Facebook, fica em um gadget ao lado no cantinho dele, e no final de meu post não deixo frases pedindo ao leitor que deixe um comentário ou compartilhe, já vi muito isso em blogs .
    www.deivysonluan.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Concordo com todos! Já errei em alguns aí, mas tenho tentado mudar o blog para melhor pois, como você disse, alguns leitores me deram dicas ;) Achei este post muito útil para blogueiras iniciantes! :)

    Beijinhos, Brenda C.
    http://suspirosdocoracao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Descobri hoje este blog e estou a gostar :D parabéns
    bjs

    http://tricotdaticha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Creio que de todos os itens citados moça, o pior mesmo são os erros de ortografia (eu fico maluca com eles '-' ) e má construção de frases. Eu sou novata no blog mas sou veterana no Rpg interpretativo e é a mesma coisa do blog porque enquanto interpreta um personagem você precisa construir frases adequadas a ele, saber como descrever o cenário onde o personagem se encontra, com quem ele está, o que sente e assim os demais vão interagindo. Minha interpretação é considerada ''monster''. Para ambos -Blog ou RPG- é necessário saber escrever muito bem, para isso como você mesma disse, a leitura é a principal dica mas também se inspirar em algo que goste bastante. Como um filme, um livro, um anime. É isso. Obrigada!!

    http://carminfala.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Creio que de todos os itens citados moça, o pior mesmo são os erros de ortografia (eu fico maluca com eles '-' ) e má construção de frases. Eu sou novata no blog mas sou veterana no Rpg interpretativo e é a mesma coisa do blog porque enquanto interpreta um personagem você precisa construir frases adequadas a ele, saber como descrever o cenário onde o personagem se encontra, com quem ele está, o que sente e assim os demais vão interagindo. Minha interpretação é considerada ''monster''. Para ambos -Blog ou RPG- é necessário saber escrever muito bem, para isso como você mesma disse, a leitura é a principal dica mas também se inspirar em algo que goste bastante. Como um filme, um livro, um anime. É isso. Obrigada!!

    http://carminfala.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Caixa de verificação e leia mais me irritam num grau kkkkkk não tenho paciência pra ficar clicando pra ler o texto inteiro rs erros graves de pt eu não aguento também, mas acho que é uma forma muito boa de melhorar, entende? A pessoa acaba aprendendo.
    Bjs!
    http://blogdacarolkaty.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Concordo com quase tudo, o 'leia mais' não me incomoda muito, embora prefira quando o blog não o tem ;)

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar
  29. Olá Sandra, passei para dar um beijinho de parabéns!
    Costumo vir e ler alguns posts, mas nem sempre acho a minha opinião pertinente para deixar post! ah ah
    Em relação aos blogs, concordo contigo na maioria dos tópicos, mas fico na duvida relativamente ao "Ler Mais". Pela questão de arrumação e de velocidade, gosto do Ler Mais. No entanto compreendo que para algumas pessoas seja chato... Vou ponderar retirar o meu! ~
    Beijinhos e continuação do excelente trabalho! :)
    Bolinho para os teus anos!!!

    ResponderEliminar
  30. Odeio erros ortográficos, irritam-me profundamente! Quando vejo algum apetece-me atirar um dicionário à cara da pessoa! E já fiz o favor de ensinar pessoas a conjugar verbos e pronomes corretamente, que não suporto aqueles fizes-te, ouvis-te, comesse (em vez de come-se)!
    http://ocantinhodacate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Concordo com TUDO! É verdade que são tudo coisas que me incomodam e que me fazem, por vezes, deixar de visitar ou seguir aquele blogue. Os erros são imperdoáveis e a parte do "Leia mais" então é daquelas coisas que me faz logo dar meia volta e sair por onde vim :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...