-->

03/09/2016

9 situações que só os tímidos conhecem

Sentes-te desconfortável no meio de pessoas desconhecidas?  Ao fazer o teu pedido no MC Donalds?  Ao chegar atrasada(o)  à aula e todos ficarem a olhar para ti?  Ao ser fotografado? Sentes que não te destacas no teu grupo de amigos? Falas pouco  e baixo? Odeias ser o centro das atenções? Se a tua resposta foi predominatemente "sim", provavelmente és uma pessoa tímida! 

Eu não sei se vocês sabiam,  mas há uma diferença entre timidez e introverção (soube isto através de um vídeo do canal Minutos Psíquicos, que já agora recomendo!). Uma pessoa tímida é uma pessoa que se sente desconfortável ao se relacionar socialmente,  ainda que o queira. Uma pessoa introvertida é uma pessoa que não sente tanto a necessidade de contato social. No meu caso,  eu sou as duas coisas! Muitas vezes gosto mesmo é  de estar sozinha,  adoro a companhia da minha pessoa,  ahah!

Não há nada de errado em ser-se uma pessoa tímida, na verdade,  tem até imensas vantagens (que serão listadas noutro post)! E por isso, em vez de fazer o típico post sobre "como superar a timidez" vim jogar na roda o que é a realidade diária de uma pessoa tímida, que por vezes não é tarefa fácil!  

Odiamos apresentações orais
Um enorme pesadelo! Odeio de morte. Para nós, é uma completa tortura ter de falar para umas 30 ou 40 pessoas que a observam silenciosamente. É horrível!  Tento sempre manter a calma,  mas é quase inevitável não começar a tremer como gelatina. Nunca sei para onde devo olhar (e acabo por fixar o olhar numa parede,  o que deve ser um pouco estranho e irritante para quem está a acompanhar a minha apresentação) e nunca sei o que fazer com as mãos! Uuuhgh! 

Somos pouco participativos nas aulas
O clássico: A professora faz uma pergunta. Eu sei a resposta. Respondo?  Lógico que não!  Porque o receio de a resposta estar errada e todos se rirem da minha cara, é maior do que a vontade de ganhar uns pontos na avaliação. Mas calma,  isto só melhora: outra pessoa acaba por dar a resposta que eu tinha em mente e está certa. A minha vontade é de me atirar pela janela. E depois eu juro sempre a mim mesma que me vou tornar mais participativa custe o que custar,  mas a situação repete-se,  over and over again......

Temos de "suportar" comentários irónicos 
A pessoa tímida que nunca ouviu um "cala-te fulana/o,  estou farta de te ouvir!", "fala mais alto!" que atire a primeira pedra! Eu sei que é a brincar e tal,  mas não, isso não ajuda!  Aliás, só nos deixa ainda mais constrangidos!

Somos considerados submissos
Há muito esta ideia de que pessoas tímidas são pessoas sem personalidade, sem atitude,  sem ideias próprias. Quantas e quantas vezes tive que levar com gente que se tentava aproveitar da minha boa vontade por ter um pouco mais de tento ma língua! 

Somos péssimos a improvisar
Ser tímido implica pensar,  não 2,  não 10, mas tipo umas 100 vezes antes de proferir uma palavra. Do tipo passar a noite toda a arquitetar a conversa na nossa cabeça (para no dia seguinte acabar por não sair nada como planeado,  mas tudo bem... Pelo menos a gente tentou!). Portanto, improvisar não é connosco. Planear cautelosamente o que se vai dizer sim! 

Odiamos encontrar pessoas conhecidas na rua
O pesadelo clássico e diário. Um verdadeiro dilema!  "Lá vem o Joaquim" penso eu, "Cumprimento, mudo de passeio, ou finjo que não o vi?" E tenho estes pensamentos internos tudo numa fração de segundos. Bem,  na maioria dos casos (idk, 90%?) acabo por pôr a última opção em prática.  Se bem que às vezes nem preciso de fingir. Míope como sou,  acabo por ignorar imensa gente inevitavelmente! Mas isso é outra história. 

Não sabemos reagir a elogios
Eu nunca sei reagir a um elogio. Ou até sei. Geralmente tenho três saídas: ou fico mesmo sem reação e faço figura de idiota; ou faço aquela vozinha fininha e digo "Oooh, obrigadaaaaaaaaa!"; ou sou super irónica. I don't know, não consigo levar elogios muito a sério visto que não sei lidar com eles.

Não sabemos "quebrar o gelo"/puxar assunto 
Esta é uma arte que eu não domino. Sou péssima a meter conversa quando estou a tentar conhecer alguém, e às vezes até é por receio de parecer chata e insistente. Por isso faço-o poucas vezes. E quando faço é algo do género: "Então... Eu gosto de pão com manteiga, e tu?"
Ok,  não é bem isto,  mas é algo igualmente mau. 

Somos tachados como pessoas arrogantes e/ou aborrecidas
Pois é, nós tímidos, somos aquele tipo de livro que é muito julgado pela capa que tem! A  nossa timidez é muito facilmente confudida com arrogância,  e eu que o diga!  O tanto de gente que depois de me conhecer um pouco melhor me diz que no início pensava que eu tinha "a mania" ou que tinha algum tipo de ódio de estimação por elas... Vai se lá entender! 

Ou então há aquela ideia de que uma pessoa tímida não se sabe divertir e é super pãozinho sem sal. Complicado! 

Mas para que conste,  nós pessoas tímidas,  somos mais que pessoas tímidas! Temos muito mais para oferecer ao mundo,  mas está tudo envolvido numa casca grossa que nos atrapalha um pouco o esquema. Às vezes só precisamos de um empurrãozinho e uma boa dose de paciência. 

***
Tímidos, identificam-se com alguma situação? Com qual mais se identificam? Que outra situação acham que faltou ser referida? 

Não-tímidos,  como é para vocês lidar com pessoas tímidas?  O que fazem para tornar as situações menos constragedoras (se fazem)? xx

Agora teremos um post por semana aqui no blog.  Ainda não tenho um dia definido,  vou testar até decidir um dia bom.  Voltámos à ativa!!! 

28 comentários :

  1. Olá Sandra, tudo bem? :)
    É bom que estejas de volta, adoro os teus posts! Eu sinceramente nem sei o que dizer... Este post grita o meu nome hahaha eu sou super tímida mas apenas com pessoas que não conheço, por exemplo, no meu grupo de amigos eu sou aquela que dança, ri alto, não se cala por um segundo, pronto, entendes-te a ideia não é? Agora, quando eu estou com alguém que acabei de conhecer eu sou aquela rapariga que fica vermelha como um tomate, sou muito branquinha (para os tímidos é uma super super desvantagem! hahaha) e acredita que a pior cena é quando te dizem 'estás bué vermelha!'!
    Tenho uma história super engraçada em relação a ver conhecidos na rua, eu estava dentro carro sozinha, vi um grupo de colegas de turma a passar, baixei a cabeça e fingi que estava a escrever num papel que estava no porta-luvas, até que passassem, mas os vidros estavam abertos e eu só começo a ouvir 'Olha a Alexandra a esconder-se'... Eu sou muito tímida! Enfim, adorei o post querida!
    Beijo ♥
    Alexandra's World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, tão eu! É, eu tambem sou mais fechada com gente desconhecida, com os meus amigos sou a maior retardada xD

      Obrigada pela visita e pelo comentário linda, beijihos❤

      Eliminar
  2. ainda bem que estás de volta =)
    nunca sofri destes problemas, graças a deus! :) mas agredito que seja muito dificil lidar com estas situações!

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Eu sou meio a meio. sou tímida com quem eu não conheço direito.
    é horrivel quando forçam conversar e você nem sabe quem é direito,mas é conhecido da sua mãe por exemplo.
    É horrível ser assim,eu sou meio a meio. nem tão tímida nem tão faladera. rsrs
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou mais tão tímida como era antes, mas tou longe de ser faladeira ahahah, mas geralmente também sou mais tímida com quem não conheço, com amigos é tranquilo! Beijinhos linda (:

      Eliminar
  4. Nossa!Me identifiquei com tudo o que disse mesmo. xD Me definiu legal. kkk Amei o post!

    belezaculta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Acho que não sou uma pessoa tímida, mas identifiquei-me com algumas! Adoro fazer apresentações orais, mas só se for para a minha turma, se não fico muito corada e não é bonito ahahah

    Beijinhos,
    VerdadeQueridaBlog / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sortuda ahah, eu até pra minha turma tremo que nem varas verdes xD
      Beijinhos (:

      Eliminar
  6. Eu me identifiquei com todas as dicas mas não posso ser considerada muito tímida. Depende muito do dia e da situação, tem vezes em que pareço um bichinho do mato de tão tímida e tem dias que estou muito solta, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderEliminar
  7. Identifico-me por completo com todas as situações que referiste. Felizmente, à medida que os anos passam, vou deixando a timidez de lado. :)
    Passa no meu blog, há giveaway a decorrer :)

    barbararbaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Heey, ainda bem que voltaste eheh :)
    O primeiro ponto que referiste, tem que ter o meu nome ali escondido porque é bem assim mesmo xp
    Beijos,
    TheDreamerGirl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha, junta-te ao clube então xD
      Beijinhos linda (:

      Eliminar
  9. Eu odeio quando falam ''Nossa vc fala muito'', olhaaa, que saco kkk
    http://www.leiturateen.com/#

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também odeio, é desnecessário rsrs
      Beijooooos :D

      Eliminar
  10. Eu não diria melhor!!!! Identifiquei-me com tudo.
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  11. Adorei!!! Tudo o que falaste neste post é exatamente tudo o que eu passo diariamente.
    http://inesdoscaracois.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Identifico-me tanto com estes tópicos, acontecem mais em lugares públicos e com pessoas com as quais não estou á vontade, porque as apresentações orais para mim é "na boa" pois estou super á vontade com a minha turma.

    xx
    http://eyarablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. E quando nos chamam para tirar fotos e a nossa cara não para de tremer?
    https://maravilhoso-paraiso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei , adorei , adorei !!! Identifiquei-me com todas as situações mas principalmente com a de ser tachada de arrogante, até a minha família diz que sou fria porque não sei como expressar os meus sentimentos! enfim , as pessoas nem imaginam o que se passa na nossa mente , muitos pensam que é só frescura mas não é!
    Mais uma vez , adorei o post !
    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  15. O problema é que se olha para uma pessoa tímida através do que ela não é, não tem ou não faz. Mas os tímidos têm grande poder de observação, sensibilidade, cuidado com tudo o que dizem ou fazem, têm grande poder de reflexão, imaginação, criatividade, são bastantes conscientes de si e dos outros. Muitas coisas boas! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Este post é a minha cara, mas é engraçado, comigo depende das situações mas sim sou sempre tachada como arrogante. Fazer o que, só nós os tímidos percebem.
    Adorei o post! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Já conheci muito bem na pele estas situações. Neste momento, não me considero uma pessoa tímida , mas alguns pontos que referiste ainda hoje acontecem num primeiro momento!
    Um post muito interessante, gostei!

    Bom domingo! :)
    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar