-->

05/11/2015

Box braids: vale a pena?


Há quase 2 anos, eu publiquei o post que viria a definir o seguimento que o blog iria ter até hoje. É o segundo post mais visto aqui do blog (embora não tenha nenhum comentário, comassim gentcheeee), segundo as estatísticas, até hoje várias pessoas procuram diariamente esclarecer-se sobre este tema. Também continuo a receber emails e mensagens de raparigas com receio de colocar as tranças, com medo de estragar o cabelo por exemplo. E reunindo todas essas questões, resolvi fazer um segundo post (leiam e COMENTEM o primeiro aqui, têm imensas fotos e vídeos explicativos), para desmistificar as vossas dúvidas!

Qual o preço do cabelo? E da mão-de-obra?
Costumo adquirir o cabelo em lojas locais de produtos africanos/capilares da minha zona. Em média cada saco custa entre 1,80EUR a 2,00EUR, e vem com cerca de 200 gramas. Como já disse no post anterior, as tranças não vêm prontas, elas tem que ser feita à medida que são colocadas no cabelo natural. Quanto à mão de obra, bem, os cabeleireiros costumam fazer as tranças a partir de 40, 50 euros. Eu, felizmente, nunca necessitei de ir ao cabeleireiro, pois tenho uma ótima profissional em casa: a minha mãe. Por isso, desculpem, mas não sou a pessoa mais indicada para recomendar cabeleireiros onde façam box braids. E sim, a minha mummy presta serviços, caso alguma de vocês tenha interesse. Enviem-me um email ou mensagem privada para uma das redes sociais e eu passo mais informações. E para quem tem vontade de aprender a fazer, existem milhões de tutoriais ótimos na internet, sendo que alguns eu citei no outro post.

Quantos sacos de cabelo são necessários?
Depende. Depende da grossura das tranças, do cumprimento, da quantidade de cabelo que vem no saco… Eu desta vez, usei 7 sacos! Inicialmente as minhas tranças eram extra longas (chegavam ao rabo), e os sacos vinham com pouco cabelo. Por isso, dependendo de todas as situações citadas anteriormente, tanto podem usar 3 sacos, como 5.

Qual é o material do cabelo?
Eu sempre comprei cabelo 100% kanekalon, uma fibra sintética. Também existe o jumbo, que é mais leve e menos brilhante que o kanekalon, o que se assemelha muito mais ao cabelo crespo. Porém acho que nunca encontrei esse nas lojas onde costumo ir, pelo menos logo á primeira vista, talvez porque nunca tenha tido muito em interesse em comprar.

Podemos usar o mesmo cabelo novamente?
Há quem diga que não, mas eu digo-vos: dá, sim senhora. Não é prático, mas é possível. E falo por experiência própria, pois já o fiz uma vez. Dá é uma trabalheira porque é necessário desmanchá-las cuidadosamente do início ao fim! Não convém é usar mais que duas vezes, obviamente.

Tranças sintéticas estragam/partem o cabelo?
Não. É normal que fique um pouco ressecado e que caia mais cabelo que o normal ao retirar as tranças. Diariamente perdemos em média cerca de 100/150 fios, se o cabelo natural está, digamos, embutido na trança sintética, os fios não caem naquela altura, ou seja, ficam ali “guardadinhos”. Daí cair imenso cabelo quando se retiram as tranças: é todo o cabelo que deveria ter caído e ficou ali preso.

Dá para qualquer comprimento/tipo de cabelo?
Dá para qualquer comprimento de cabelo! Desde que tenha cerca de 5cm no mínimo (pois se for muito curto, a trança sintética vai sair muito rapidamente) dá perfeitamente. E se for muito comprido, não se preocupem que também dá! Quanto ao tipo de cabelo, eu sei de raparigas de cabelo liso que fizeram as tranças com material sintético, e resultou bem. Não deve durar tanto tempo como no caso de cabelos crespos, pois deve escorregar e sair mais facilmente. Mas é possível! 

As tranças pesam? Dá comichão? Coça? Dá calor?
As tranças pesam mais do que o cabelo natural, ou tissagens e perucas. Por exemplo, quando faz vento, as tranças não esvoaçam tanto como outro tipo de cabelo. E quando as temos que lavar pesam bem mais. Mas é um peso normal, bastante suportável. Só vão estranhar na primeira vez que colocarem as tranças, depois nem se lembram de que as têm! Há pessoas que sentem comichão nos primeiros dias, eu sou uma delas. Mas é normal. É só irem lavando o cabelo regularmente (1 a 2 vezes por semana) e não haverá problema. E sim, coça um pouco quando as tranças roçam na pele, e nos dias de calor pode ser um pouco insuportável, mas nada que um pony tail ou um coque não resolvam!

Quanto tempo demora para se fazer as tranças?
Como é a minha mãe quem me faz as tranças, nunca as faço no mesmo dia. Mas em média são umas 7/8 horas. Mas tudo depende da grossura e comprimento das tranças: quanto mais finas ou mais compridas, mais tempo vai demorar. Concluindo, tanto podem demorar 3 horas como 10.

Quais são os cuidados capilares básicos?
Praticamente nenhum! Lavem o cabelo com shampoo anti caspa, pois o cabelo tem tendência para ficar mais oleoso e produzir mais caspa que o normal, e depois passem um óleo, ou um tónico para hidratar e fortalecer o couro cabeludo e a raiz. Usem os produtos capilares que já têm em casa, não há nenhum segredo ou fórmula mágica!

Como retirar as tranças?
Também aqui não há segredo nenhum. É só cortar a trança sintética até onde o comprimento do vosso cabelo começa, pois não é necessário desmanchá-la desde o início uma vez que em principio não usarão mais esse cabelo. O cabelo natural vai ficar um pouco mais ressecado que o normal, mas nada que uma boa hidratação não resolva.

***

Queres receber conteúdo exclusivo sobre este e outros dos principais temas do Uma Africana no teu email? Entao junta-te ao squad!




Espero que este post vos ajude tanto como o primeiro! Se tiverem mais alguma dúvida, não hesitem em perguntar-me, terei todo o gosto em ajudar-vos, eheh, xx

16 comentários :

  1. Apesar de não usar dessas tranças, tenho amigas que utilizam e tenho a certeza que este post lhes vai ser muito util!
    Gosteim muito do post!
    Beijinhos,

    Girly World | GIVEAWAY!!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho lindas as tranças, mas não uso, por não achar que não combinam comigo. Muito bom o teu post, a blogosfera precisa de blogueiras que nem tu que abordem esses assuntos, a maioria só diz que você tem que assumir os cachos. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nati, o que é para ti "não combina comigo"? Só vais saber se combina contigo ou não se experimentares linda! E muito obrigada pelas palavras carinhosas, beijocas :D

      Eliminar
  3. Seu blog é maravilhoso.
    http://comqtrancaeuvou.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post linda! Tens uma forma incrível de escrever.
    Nunca pensei em colocar estas tranças, mas se algum dia pensar estou mais que esclarecida em relação a este assunto, muito obrigado!
    E parabéns atrasados ihihih

    Beijinho no coração,
    Vera, autora do blog Miss Independent.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, e obrigada lindinha eheh, muito beijinhos <3 <3

      Eliminar
  5. Sou apaixonada por box braids, já quis muito usa-lá, porém, sou branca e uma quase ruiva, quando comento com algumas pessoas sobre o desejo ,ja ouvi coisas do tipo " você não combina, é branca, é como invadir a cultura deles" (o que eu acho um absurdo, afinal encararia como admiração pela historia,sem falar q agt luta pela igualdade não é mesmo?) mas o que você acha? intervem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu penso do mesmo jeito que você (admiração) e já ouvi pessoas falaram a mesma coisa que você sobre invadir a cultura deles .....mas olha eu fazeria sem me importar,porque afinal quem tem que gostar sou eu

      Eliminar
    2. Apropriação cultural não existe, devemos lutar pela igualdade e pela liberdade de ser como quiser . 😘

      Eliminar
  6. Amei o seu post, tirou muitas dúvidas... A melhor coisa é não precisar pagar cabeleireiro !!! Rsrsrs

    ResponderEliminar
  7. Coloquei tranças à alguns dias atrás e tá uma coçeira que só, fez algumas bolhinhas no pé do cabelo e eu já estava achando estranho, mas agora vejo que é normal. Esclareceu algumas duvidas minhas, obg. <3

    ResponderEliminar
  8. Eu quero por as tranças mas eu não sei onde comprar

    ResponderEliminar
  9. quero por trança mas tenho o cabelo liso , e dizem que não vai presta , e que sou branca e vai ficar feio...

    ResponderEliminar
  10. Eu sou completamente apaixonada por cenas africanas! Eu...acho que noutra vida devo de ter nascido num país em África! Sou mesmo doida. Os vossos padrões de tecidos, as vossas danças e músicas. Os vossos cabelos tão lindos! Por falar em Box Braids há uns dias no metro do Rossio vi...duas meninas...com o cabelo assim...uma tinha um vermelhão lindo...e...a outra bem...o meu namorado teve de me segurar para não lhe ir arrancar as tranças de tão lindas que estavam assim num azulão! Céus fiquei a babar-me para aqueles cabelos lindos! E tu? Moça...eu amei as tuas tranças rosa! Ficam mesmo de arrasar! Olha...eu contrato-me para me fazeres um desses penteados tão lindos!

    Beijinhos do coração!
    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderEliminar