-->

11/09/2015

10 Dicas de Regresso Às Aulas


A escola é uma parte importante das nossas vidas e para além  de nos ajudar a determinar o que seremos no futuro, é nela que fazemos grandes amizades, umas tão fortes que irão durar a vida toda. Existem muitas maneiras para podermos melhorar o nosso nível de aprendizagem e as nossas notas, para conseguirmos tirar o máximo proveito desta parte tão importante da nossa educação. Se tu és um estudante desesperado para conseguir melhorar as notas e fazer 2015/2016 um ano melhor que todos os outros, este artigo é para ti.

1.) Define uma meta de longo prazo. Mesmo se tu não souberes o que queres fazer quando cresceres ou que faculdade queres escolher, ter objetivos claros poderá fazer com que aproveites todas as oportunidades que surgam.
2.) Quando fores estudar, reúne todos os materiais que precises. O mesmo aplicasse quando fores para a escola. A pior coisa é descobrir que te esqueceste do caderno, livro ou do estojo justamente quando mais precisas dele.
3.) Tira notas. Anotar o que está a ser explicado irá ajudar te a entender melhor os conceitos, além de ser um recurso importante como fonte de informação para a preparação de uma prova. Certifica-te de anotar todos os tópicos importantes que o professor estiver a explicar e não somente o que ele escreve no quadro. 
4.) Certifica te de responder e/ou fazer pelo menos uma pergunta durante cada aula. Isto irá mostrar ao seu professor que tu estás a participar ativamente na aula, bem como te irá forçar a prestar atenção o suficiente para ser capaz de perguntar/responder as questões. Como resultado, tu irás dar te bem melhor nos testes e as tuas respostas darão te pontos para melhorar a nota.

5.) Faz uma revisão dos conteúdos estudados na escola, em casa. Faz isso num lugar calmo, sem distrações. Se o computador estiver na mesma divisão, desliga-o ou optá por estudar noutro sítio. Não estudes com música! É verdade que isso pode ajudar te a escrever mais e a terminar mais rápido, mas na maioria dos casos quando chegar o dia da prova/exame, tu vais lembrar te das letras das músicas e não das matérias.
6.) Estuda com os teus amigos. Rever o que foi estudado com os teus amigos durante o tempo livre pode ajudar a manter-vos focados e pode ser útil para todos. Mas cada um é diferente: se para ti estudar em grupo significa te sentares com um livro aberto, contar piadas e falar na vida dos outros quem nunca o melhor é estudares sozinha. Conhece te a ti e aos teus hábitos, aliás, conhecer os teus pontos fortes e as tuas fraquezas é importante para ajudar te a evitar os mesmos erros.
7.) Pede ajuda. Consultar outros livros, enciclopédias e a própria internet podem ajudar te com as matérias em que tens mais dificuldades. Alternativamente, tu podes falar com o teu professor para pedir uma ajuda extra, pedir a um amigo que entendeu a matéria que te ajude com as parte em que estás a ter mais problemas ou pedir aos teus pais pata contratarem um explicador, caso tenham essa possibilidade.
8.) Aprende com os teus erros. Presta atenção na aula quando algo estiver a ser corrigido. Marca os teus trabalho de forma clara e cuidadosa, de modo que seja útil na prevenção de erros no futuro.


9.) Estuda durante os feriados, fins de semana e principalmente, em época de férias. Se depois de uma pausa letiva tiveres teste e não tiveres estudado nada no tempo em que ficaste em casa, será como se a tua mente se tivesse desligado, e tu terás esquecido muitas coisas que aprendeste antes do pausa. Portanto, é provável que tu tenhas problemas na hora de responder as questões e acabarás por falhar no teste. Isto aplica se a pausas de um ou dois dias, mas também é importante estudar durante as férias. Obviamente que tu irás querer ter tempo livre para sair de com os teus amigos e te divertires, mas não esqueças completamente os estudos. 
10.) Relaxa. Tem calma e não desesperes para não acabares por enlouquecer na hora do teste. Não comeces a estudar apenas um dia antes da prova, para que que tu tenhas tempo de sobra para fazer perguntas quando não entenderes alguma coisa. Se tu tentares estudar todo o conteúdo na última noite antes do exame, além de não poderes tirar as dúvidas sobre a matéria, não será possível aprender tudo de maneira correta e tu acabarás por tentar apenas decorar algumas coisas que podem ou não cair no exame. No final da noite, tu estarás cansado, a morrer de sono e na hora do teste só conseguirás pensar na tua cama. Começa a estudar com antecedência para que tu possas assimilar um pouco de conteúdo a cada dia.

Falam me dos vossos métodos de estudos e partilhem dicas nos comentários. Gostava de aprender algumas coisas com vocês.
O post ganhou uma continuação, aqui, E caso estejas interessada/o em ler mais do que escrevo é só seguir o meu blog e favoritar me me nas outras redes sociais.

14 comentários :

  1. Olá gostei muito do post! Tens dicas bem uteis!

    Outfits para o primeiro dia de aulas!!!
    http://tipicamente-adolescente.blogspot.pt/2015/09/first-day-of-school-outfits.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ana, eu estou a babar pelos teus looks e até mesmo tu és tão bonitinha. Muitos parabéns.

      Eliminar
  2. Gostei bastante do post e as coisas que aqui falaste são bastante importante, todas elas, mesmo que eu não me dê muito bem com a hipótese de estudar com amigos!

    Nomeei-te para um tag!
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2015/09/sunshine-blogging-award.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, estudar com amigos é sempre um desafio!

      Quanto a tag, avisa a Sandra, porque este é o blog dela, o meu é o Woah Arabella mas gostei bastante do teu blog.

      Eliminar
  3. Adorei as dicas, otimo post, parabens pelo blog !

    Beeeeeijos <3 Te espero no meu blog
    http://www.paaradateen.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luana o teu blog é maravilhoso, por favor, passa lá no meu e diz me o que achas.
      http://woaharabella.blogspot.pt/

      Eliminar
  4. Adorei as dicas! Creio que me vão ser muito úteis para o ano letivo que aí vem... :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas e tens toda a razão em todos os pontos. Interagir na aula pode ser constrangedor para as mais tímidas mas ajuda bastante porque mantens-te concentrada e assimilas melhor as coisas. Eu este ano consegui melhores resultados em parte por causa disso! ´
    Já estudar nas férias é um caso à parte. Claro que temos de ir revendo as matérias, mas é bem difícil vencer a preguiça e estudar quando há coisas melhores para fazer kkk desde que começou setembro que eu queria rever a materia dos outros anos e ate agora ainda nada XDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, a verdade é que todos nós conhecemos bastantes maneiras de melhorar as nossas notas e mesmo que por vezes seja com simples passos temos demasiada preguiça para os vencer.
      Este ano, foi o primeiro que eu peguei em livros, cadernos e apontamentos de anos anteriores para estudar um pouco, foi precisa muita motivação, criar metas e recompensas para ver, a curto e médio prazo, que o meu trabalho estava a dar frutos.

      Eliminar
  6. Estou-me a rir muito apenas dos acasos da vida... a tua publicação é uma grande ajuda para o meu problema este ano e o curioso é que escrevi sobre isso no meu blog mesmo antes de vir ver o teu.
    Como sempre foram concelhos muito úteis e vou usa-los e ver se resultam comigo.

    Continua com o bom trabalho... beijinhos.

    http://pessoazinhalovers.blogspot.pt/2015/09/ola-pessoazinhas-definitivamente-nao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Gabriela, tenho duas coisinhas a dizer te, algumas curiosidades e a outra um conselho'zito.

      Primeiro, tal como tu tenho dezassete anos, prontos, estou para os fazer, e estou no 11º, contudo estou em Línguas e Humanidades. Sei o que é estar no curso errado porque isso aconteceu me no meu primeiro décimo ano, depois quando tive realmente certezas que aquilo não era para mim, mudei de curso e acho que isso foi o que melhor fiz na minha vida. Contudo tu no teu post dizes que é tarde para mudar, pode até não ser, mas não me cabe a mim decidi-lo, na realidade só quero aconselhar te a fazer o que achas de mais, seja continuar em Ciências e Tecnólogias, dedica-te o máximo que possas para teres os melhores resultados que poderes.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Como sempre, mais um post super completo, com dicas super simples e que ajudam imenso.
    É um dos meus blogs de eleição.
    Beijinhos! ❤

    Criei um blog novo!
    O Mundo Visto Pela Lente

    ResponderEliminar
  8. Gostei das tuas dicas!

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar