-->

25/05/2015

10º ano: Que curso escolher? #2

(Via)

Finalmente trago-vos a segunda parte deste mega post (vejam a primeira parte aqui), que teve mais retorno da vossa parte do que eu realmente esperava. E eu só tenho a agradecer-vos por gostarem do meu trabalho, ele é sempre feito com muito carinho e dedicação para vocês, e para vos tentar ajudar sempre que possível.

No outro post, eu reuni as experiências de meninas dos vários anos do secundário no ensino regular. E neste estão reunidas as meninas do ensino profissional, uma alternativa de ensino que geralmente é sempre alvo de preconceito por parte de quem está por fora.

Mas vamos ler as respostas!

Patricia Galandim, Técnico de Multimédia, 11º ano (Blog)


Porque escolheste este curso?
R: Escolhi o curso de Multimédia porque simplesmente amo todas as vertentes. Imagem, Som e Vídeo foi tudo aquilo em que eu sempre quis aprender mais e trabalhar.

O curso esta o que tu esperavas?
R: De uma forma geral, este curso era o que eu esperava. A minha escola não tem equipamentos para algumas coisas, então não podemos aprofundar algumas matérias e vertentes do curso, mas isso já é outra história. Porque tirando isso, eu estou a amar o que estou a fazer!

Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: As disciplinas que mais gosto são as disciplinas das técnicas, "Técnicas de Multimédia", "Design, Comunicação e Audiovisuais" e "Sistemas de Informação". Na primeira aprendemos a mexer nos programas, tais como Photoshop; Adobe Premiere; Audacity; entre outros). Em Design nós aplicamos aquilo que aprendemos em Multimédia, desenvolvendo trabalhos. Em Sistemas damos a construção de sites (principalmente HTML) e é por isto que eu gosto delas, pois posso realizar trabalhos usando as ferramentas que gosto.
As disciplinas que menos gosto são Matemática (falta de jeito e a matéria é um pouco complicada) e Área de Integração (porque damos matéria que acho que não está relacionada com o curso; apesar de ser sempre bom  termos conhecimento).


Pretendes ir para a faculdade quando acabares o 12º ano?
R: Não pretendo ir para a faculdade quando acabar o 12º, porque foi uma opção minha não querer continuar a formação; e o facto de ter estágio abre-me portas mais facilmente para um emprego sem ter de tirar um Curso Superior. Mas talvez um dia, nunca se sabe... se for vou seguir Fotografia, que é a minha paixão 

Sentes que por frequentares um curso profissional, és alvo de algum preconceito?
R: MUITO mesmo. Os professores da minha escola estão constantemente a querer comparar-nos com os Cursos Regulares, no mau sentido, e há mais oportunidades para eles do que para nós. Mas eu não ligo muito a isso, estou lá para concluir uma coisa que adoro e tiro quase sempre notas bastante altas, podia ter ido para um curso regular mas achei que num profissional me ia "divertir" muito mais enquanto aprendo. Por isso não pensem que estes cursos são para "burros", desculpem a expressão, que é como muitos pensam.


Tatiana Patrícia, Análises Laboratoriais, 11º ano

Porque escolheste este curso?
R: Porque sempre adorei química e achava que o curso de Ciências e Tecnologias era um curso demasiado complicado para as minhas notas que são razoavelmente médias.

O curso era como tu esperavas?
R: Nem por isso, adorei o primeiro ano, mas este ano cheguei a uma altura em que já não podia ver a química a minha frente mas pensei 2x e é mesmo disto que eu gosto, e é isto que quero.

Quais são as disciplinas que menos gostas? E as que mais gostas?
R: Não tenho uma disciplina favorita porque são todos basicamente iguais. A que menos gosto é Tecnologias Químicas porque não tem nada a ver com o curso que estou a tirar, acho desnecessária aquela disciplina.

Algumas vez sentiste vontade de mudar/abandonar o curso?
R: Vontade de desistir, não, e de mudar muito menos, acho que mais nenhum curso me iria satisfazer a todos os níveis como este me satisfaz.

Pretendes ir para a universidade quando terminares o 12º ano?
R: Gostava de seguir em algo direcionado para a química mas ainda não sei se vou por questões financeiras.

Sentes que, por frequentares um curso profissional, és alvo de algum preconceito?
R: Não, porque a maioria da minha escola é de cursos profissionais, mas sinto que o meu curso é bastante desvalorizado, como somos uma turma de apenas 8 raparigas quase ninguém na escola sabe que a nossa turma existe.




 Filipa Mendes – Turismo, 10º ano

Porque escolheste este curso?
R: Já estive em Ciências e Tecnologias, desisti desse ano e inscrevi-me um Humanidades pois queria seguir Criminologia, uns dias antes das aulas começarem eu ainda estava muito indecisa no que queria, turismo já tinha sido opção mas nessa altura não pq a minha mãe pensava um bocado mal sobre um curso profissional... falei com um amigo meu e ele aconselhou-me a escola dele que tinha o curso de Turismo, não era o que eu mais queria mas gostava da ideia, e agora sei que foi a melhor escolha

O curso era o que tu esperavas?
R: Ainda melhor do que eu pensava, principalmente pela escola em que estou

Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: As que mais gosto são Matemática e Geografia. E as que menos gosto são OTET (Operações Técnicas em Empresas Turísticas) e TIAT (Técnicas Internacionais de Acolhimento Turístico), e é só mesmo pela forma como o professor dá as aulas, porque a matéria em si é interessante.

Arrependeste da grande mudança que fizeste?
R: Não me arrependo, visto que em Ciências tinha uma média baixa não dava para o que quero, aqui tenho muito mais apoio de todos os professores, não tanto como sentia no ensino regular.

Pretendes ir para a universidade quando acabares o 12º?
R: Ainda estou um pouco indecisa, mas em princípio será turismo.

Sentes que és alvo de algum preconceito por frequentares um curso profissional?
R: Não, nunca passei por isso, pode ser é um bocado pelo curso que todos dizem que basta passear os livros, turismo é mais que passeio, é o que está mais influenciado agora no país, tanto no país mesmo como em todas as redes hoteleiras e agências de viagens, visto que cada vez está mais fácil viajar e por isso há mais gente a viajar.


Jessica Baptista, Animador Sociocultural, 12º ano (Canal YT)


Porque escolheste este curso?
R: Escolhi este curso, (Animador Sociocultural) por ter a disciplina de Teatro. 

O curso era como tu esperavas?
R: Eu não sabia bem como era o curso, não sabia as disciplinas, nada, logo também não tinha muitas expectativas.

Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: As que mais gosto são Teatro, Artes Plásticas e Música por serem dinâmicas, não tenho nenhuma disciplina que não goste, mas dispensava Psicologia por às vezes ser tão secante, mas no entanto é interessante.

Já alguma vez sentiste vontade de mudar/abandonar o curso?
R: Eu sou finalista e até agora não senti vontade de desistir ou de mudar 

Pretendes ir para a universidade quando terminares o 12º?
R; Não vou para a universidade, mas talvez faça um curso de animação equivalente.

Sentes que és alvo de preconceito por frequentares um curso profissional?
R: Pessoalmente, acho que não sou alvo de preconceito, mas tenho noção que muitas pessoas pensam que quem anda em cursos profissionais são os " burros" ou "drogados" e isso não é verdade! Espero ter ajudado!





Daniela Costa – Multimédia, 10º ano

Porque escolheste este curso?
R: Escolhi o curso, porque sempre gostei de computadores e fotografia e vídeo, edições, de saber como se trabalhava como um site... 

O curso era o que tu esperavas?
R: Sim o curso era o que eu esperava 

Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: As disciplinas que mais gosto é Sistemas de Informação porque tem a ver com códigos de sites e etc, e Técnicas de Multimédia porque tem a ver com fotografia e edições de fotografias e vídeos. Não tenho disciplinas das quais não goste, gosto de todas.

***
E agora chegámos mesmo ao fim!

Espero que estes 2 posts vos tenham ajudado, pois eu bem sei a dificuldade que é sentir-se perdido e ter medo de tomar uma decisão que no possa prejudicar no futuro. Não se deixem influenciar pelo que os outros dizem, que "ah, devemos escolher o curso que tem mais saídas profissionais e que tenha mais benefícios monetários" nem escolham um curso só porque os vossos pais assim o querem. Quando for assim, conversem com eles, mostrem que não vão ser felizes se não forem para o curso que realmente gostariam. Porque se não gostarem do curso, dificilmente terão boas notas. E além disso, não há coisa melhor do que acordar todas as manhãs feliz com o emprego que se tem. Quando amamos o que fazemos, fazê-mo-lo bem!

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem conversar com alguma das meninas, digam-me! xx
















6 comentários :

  1. Me preparando para Física e amo tanto, que acho difícil me decepcionar, difícil não impossível kkkkk
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderEliminar
  2. Adorei seu blog, principalmente seu post acho que sempre temos duvidas do que devemos cursar. Eu tenho formação em Técnico em Enfermagem e até ano passado estava cursando Física mas tive trancar por questão de saúde.
    Na minha sincera opinião sempre devemos optar por algo que nos faz ser nós mesmos.

    Beijos
    Simplesmente encantada com seu blog.
    http://blogmundodakah.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Kalyne, muito obrigada! E concordo contigo :), beijos!

      Eliminar
  3. Oi! Gostei muito do seu trabalho! Mesmo formado, acho interessante essa troca de idéias e experiências entre jovens... Parabéns!

    Att
    Eurico Gomes

    ResponderEliminar