-->

09/05/2015

10º ano: Que curso escolher? #1

(Via)

O final do ano letivo aproxima-se, e para o pessoal que está no 9º ano, por vezes a dúvida é cruel: Que curso escolher? Qual o melhor: curso profissional ou curso regular? E se eu me arrepender da escolha? 

No ano passado eu escrevi um texto sobre a minha experiência no 10º ano em Artes Visuais (podem ler aqui). Mas achei que seria pouca informação para alguém que esteja cheia de dúvidas sobre o que é realmente o ensino secundário.

Por isso entrevistei algumas meninas dos diferentes anos, (10º, 11º e 12º) e dos mais variados cursos, quer do ensino regular, quer do ensino profissional. Elas vão contar-nos porque escolheram o curso, se sentem dificuldades nos mesmos, e se se arrependeram das escolhas.

Para o post não ficar muito grande, decidi dividir o post em duas partes: Neste aparecerão as meninas que estão no ensino regular (Línguas e Humanides, Economia, Artes Visuais e Ciências). Na 2ª parte aparecerão as meninas que estão em cursos profissionais, cuja variedade é maior por serem mais específicos. Vamos ver?


Línguas e Humanidades

Lara Perestelo, 10º ano
Porque escolheste este curso?
R: Porque sempre gostei de línguas e porque estou a pensar seguir Turismo no futuro
O curso era o que tu esperavas?
R: Sim era mais ou menos o que esperava
Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
As que mais gosto são Português e Inglês. As que menos gosto são Alemão e Filosofia, talvez pelo grau de dificuldade
Já pensaste em desistir/mudar de curso?
R: Sim, por vezes quando as coisas se tornam mais complexas ou não entendo alguma coisa dá me vontade de mudar de curso, mas apesar de tudo adoro o meu curso .

Joana Feijó, 10º ano
Porque escolheste este curso?
R: Bem eu escolhi este curso pelo simples facto de ser diretamente ligado com as línguas, que é o meu ponto forte
O curso era como tu esperavas?
R: Sim, o curso está a ser exatamente o que eu estava à espera, quer dizer, no início foi um choque grande, há uma diferença gigante entre o básico e o secundário. Se alguém quiser ir para humanidades tem que se mentalizar que não vai ser um mar de rosas.
Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: Como disse à pouco, o meu ponto forte são as línguas por isso as minhas disciplinas favoritas são Francês e Inglês. Para mim são as mais cativantes. Não gosto muito é de MAC’s (Matemática Aplicada às Ciências), não é que seja difícil, é até bastante fácil, mas não é algo que me interesse muito.
Já pensaste em desistir/mudar de curso?
R: Não, nunca tive essa vontade pois pensei bastante tempo antes de me inscrever, vi os pros os contras, as saídas profissionais, por isso nunca senti nada disso.
Pensas em ir para a universidade quando acabares o 12º? Se sim, para que área?
R: O curso de Humanidades é um curso cientifico-humanístico, logo prepara os alunos para a faculdade. Mas isso não quer dizer que o aluno tenha que ir obrigatoriamente, pode ir logo trabalhar por exemplo. Mas voltando a mim, eu quero ir para a faculdade quando acabar o 12°, sim. Em relação ao curso que vou seguir ainda não sei, mas sei que vai estar relacionado com línguas! Meninas, vejam bem as disciplinas do curso que estiverem interessadas, vejam as saídas profissionais! Venham preparadas e com as vossas ideias bem formadas, boa sorte com as vossas escolhas!

Inês Sofia Cruz, 10º ano
Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: Adoro História A e Filosofia, são disciplinas interessantes que chamam a atenção de e que nos fazem refletir, especialmente com filosofia. Não há nenhuma disciplina que eu não goste.
Pensas em ir para a universidade quando acabares o 12º ano? Se sim, para que àrea?
R: Sim, vou para a área de tradução, sempre tive interesse em ser poliglota e adoro aprender línguas novas.



Artes Visuais

Ana Rita Gomes, 11º ano
Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: A disciplina que mais gosto é claro que é Desenho A. E a que menos gosto é de Filosofia. Não sou muito boa com as palavras.
Já pensaste em desistir/mudar de curso?
R: Não, até como já disse na 1 não conseguia fazer facilmente nenhum outro curso
Pensas em ir para a universidade quando acabares o 12º? Se sim, para que área?
R: Ainda não decidi. Mas se for para a universidade gostava de seguir Design (Decoração).


Inês Cunha, 11º ano

Porque escolheste este curso?
R: Escolhi este curso, pois desde pequenina que amo desenhar e isso, e a partir do meu 8º-9º ano essa paixão cresceu imenso, e apesar dos meus pais não concordarem com a minha opção, lutei para ir para este curso. 
O curso era como tu esperavas?
R: O curso é exatamente como eu esperava, principalmente as aulas de Desenho A, adoro, adoro, adoro! 
Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: As disciplinas de que eu gosto mais são: Desenho A, Educação Física e Geometria A, pois cativam-me muito e são disciplinas interessantes; as que eu gosto menos são, Filosofia e História da Cultura e das Artes, pois são disciplinas que temos de perceber e decorar. 
Já pensaste em desistir/mudas de curso?
R: Senti vontade de desistir do curso anterior (Ciências e Tecnologia), e acabei por desistir e ir para Artes. Mas do curso de Artes jamais desistirei. 
Pensas em ir para a universidade quando acabares o 12º ano? Se sim, para que àrea?
R: Quando acabar o 12º eu gostava de ir para Belas Artes tirar um curso de fotografia, mas ainda não decidi bem o meu futuro...

Ciências e Tecnologias

Ana Borges, 11º ano (Blog: A Cerejinha)

Porque escolheste o curso?
R: Por acaso, eu escolhi este curso mesmo à ùltima hora. Estava indecisa em pôr no papel ou Humanidades ou Artes, mas tinha pedido opiniões e sempre me diziam que não ia arranjar emprego nenhum e que fazer estes cursos não me servia de nada. E para além disso, toda a gente me olhava de lado por não escolher Ciências e Tecnologias como se eu não fosse boa o suficiente. Foi mesmo uma decisão espontânea, decidi fazer este desafio.
O curso era como tu esperavas?
R: O curso é mais interessante que eu esperava, na parte da Fisico-Quimica e na Biologia e Geologia, mas uma coisa que não posso negar, é muito díficil! É muito para estudar em muito pouco tempo. Vês as outras pessoas de outros cursos a passear e ir a festivais, enquanto passas o fim-de-semana a estudar 
Quais são as disciplinas que mais gostas? E as que menos gostas?
R: As disciplinas que mais gosto são Biologia e Matemática. Biologia porque é mesmo nessa área que estou mais à vontade e que quero seguir. Matemática porque no básico tirava notas de 2 e agora tenho 14/15 com ajuda da explicadora. É muito bom finalmente entender Matemática! As que menos gosto são: Físico-química e Educação Física. Físico-química é muito MUITOOO difícil, é preciso saber interpretar bem os problemas (e eu tirava 5 no básico); Educação Física....hm, a minha escola é muito exigente neste aspeto, tem metas demasiado altas.
Já pensaste em desistir/mudar de curso?
R: Quase todos os dias penso em como seria ir para artes, já que esse é mesmo o meu sonho. Não é que o meu curso seja mau! É mesmo porque não escolhi com cabeça. Mas vou continuar até porque gosto de Biologia e não há mais nenhum curso com esta disciplina.
Pensas em ir para a universidade quando acabares o 12º ano? Se sim, para que área?
R: Sim, a seguir ao 12º ano vou para a Universidade e uma coisa que tenho a dizer para quem vai seguir Ciências e Tecnologias é: Não se stressem com as notas! 
Tenho as escolhas mais ou menos feitas. Por ordem:1º Veterinária, 2º Psicologia, 3ºBiologia, 4º Bióloga Marinha.

Economia

Ana Marta, 10º ano
Porque escolheste este curso?
R: Sinceramente, escolhi este curso porque, de todos os cursos do ensino regular era o que me mostrava mais interesse 
Quais são as disciplinas que mais gostas?
R: A que mais gosto é Matemática, porque, para mim, sempre foi a mais facil, e as que menos gosto são Inglês e Português, porque, Inglês, não percebo nada e Português, porque acho que aquilo não serve para nada, no meu dia à dia, eu nunca vou precisar de saber a gramática de Português. 
Já pensaste em desistir/mudar de curso?
R:Não, nunca
Pensar em ir para a universidade quando acabares o 12º ano? Se sim, para que área? 
R: Sim, provavelmente vou seguir Gestão.


LEIAM A SEGUNDA PARTE DESTE POST, COM CURSO PROFISSIONAIS, AQUI!
***
Acabou! O que acharam das respostas? Gostaram do post? Aguardem a 2ª parte com as meninas dos cursos profissionais. Beijinhos :)



22 comentários :

  1. Bem, se decidido não estava, passou a estar agora: Línguas e Humanidades tem uma nova aluna no próximo ano!
    Beijinhos e continua com os ótimos posts que só tu fazes!
    www.onegirlinthebookstore.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aw, fico muito feliz por saber que este post te ajudou de alguma forma! Boa sorte para o ano linda :)

      Eliminar
  2. Adorei! O post está mesmo muito bem estruturado a todos os níveis. Infeliz ou felizmente, eu estou exatamente nesta fase em que tenho de escolher para qual curso quero ir. Estou ainda muito indecisa mas com uma queda para as ciências. Enfim, logo se vê! :)
    Gostei mesmo muito, parabéns! Fico à espera da 2ª parte... ;)
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que faças a escolha certa Kika! E ainda bem que gostaste do post eheh, muito obrigada!

      Eliminar
  3. Adoro o teu blog, está mesmo muito bom e acho que vai ajudar imensas raparigas!! Parabéns pelo ótimo trabalho :) :*

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra! Para mim também foi confuso escolher a faculdade, mas acabei optando por direito pois gosto da área e meus pais já tiveram contato com ela, me falando como é a faculdade, área de trabalho etc. É uma decisão muito importante!

    http://glifeblog.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Bárbara!
      Obrigada pela visita e pelo comentário, acompanho o teu blog e gosto bastante :D Beijos!

      Eliminar
  5. Achei muito interessante o post, não só para quem está indecisa quanto ao curso que pretende cursar, mas também para pessoas que não moram em Portugal (sou brasileira), para conhecermos um pouco melhor o sistema de ensino daí.
    Aqui, nós não escolhemos que em que área vamos atuar logo que saímos do nono ano. Na verdade, fazemos o Ensino Médio (equivalente aos 11º, 12º e 13º anos de vocês) com todas as matérias iguais para todos os alunos. Ou seja: mesmo que você vá cursar letras, por exemplo, terá que fazer matemática, física, química e biologia na mesma proporção de um aluno que cursará medicina. Isso tem suas vantagens, pois você adquire conhecimentos a respeito de diversos assuntos, mas, no meu ponto de vista, é muito mais prazeroso você estudar sobre algo que você gosta do que ter que fazer tudo por obrigação.
    Seu blog é maravilhoso, as entrevistas foram muito bem feitas e o post bem elaborado! Parabéns e sucesso ;).

    xx, Giulia.
    http://heygiubs.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Gi, o sistema de ensino em Portugal é bem diferente do sistema de ensino no Brasil, e ambos têm as suas vantagens e desvantagens, dependendo do ponto de vista de cada um.
      Obrigada pelo carinho linda, beijos :)

      Eliminar
  6. Achei a publicação muito útil e interessante, para quem está indecisa quanto ao curso, e também para conhecer melhor as outras áreas.
    Eu sei que quando chegar o tempo de eu escolher, irei para humanidades tentar direito, e se eventualmente, as minhas notas não forem boas o suficiente irei para línguas ou turismo em segundo lugar. Acho a área de Humanidades bastante interessante, pelos vários percursos desde línguas, educação, direito, assistência social, turismo a advocacia.
    Quanto às outras áreas, achei sempre muito interessante economia, mas como as minhas notas de matemática são baixas, não faria muito sentido ir para essa área.
    Ciências parece a área mais concorrida, e para além de não gostar muito, sinto que e há excesso de alunos aí, e sinto que o desemprego nessa área pode ser mais forte do que as outras pela abundância de gente.
    Quanto a artes, apesar de ter dificuldade a desenhar um linha direita e ser melhor com as palavras, acho que é bem interessante e adoro simplesmente ver aquelas coisas de design e assim. Aliás, estive a ver a parte de decoração deste blog e adorei *.*
    Parabéns pelo blog e muito sucesso! ;)
    --
    Carolyna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ciências e Humanidades são as áreas que atraem mais alunos! Mas não devemos ir por aí, pelo que tem ou não mais saídas profissionais. Devemos escolher aquele nos desperta interesse! Ah, e quanto a Artes, o teu forte pode não ser o desenho, mas podes sempre aprender! E além disso ainda tens Geometria Descritiva e História da Cultura e das Artes, quem sabe não te sais bem nessas disciplinas? Força e boa sorte nessas decisões :) Muito obrigada pelo carinho, beijo grande <3

      Eliminar
  7. Estou muito ansiosa para que saia a 2ª parte! Até porque eu não quero ir para um curso regular mas sim para um curso profissional (já agora é o curso de Cozinha-Pastelaria). Acho que este post foi bastante útil, para nós leitores do 9ºano. Dá-nos uma melhor expectativa do que iremos encontrar no 10º ano e em diante. Nada melhor do que serem próprias alunas a contarem-nos as suas experiências.

    Parabéns por este post e pelo blog!
    Beijinhos,

    http://pequena-no-mundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que eu achei quando tive esta ideia Sara, fico muito feliz por estar a ajudar algumas de vocês! Também mal posso esperar por publicar a segunda parte eheh
      Beijinhos Sara! :)

      Eliminar
  8. Este post está muito bem estruturado, e tenho a certeza que ajudou muitas pessoas, a mim, ajudaste, já sei mais ou menos qual seguir :)
    Muito obrigada, o teu blog é lindo :)
    Bjs :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yay, ainda bem Bea, fico muito contente ao saber isso! Beijinhos <3

      Eliminar
  9. Gostei imenso do post! Obrigada por me teres pedido para participar :) Foi muito bom! Também gostei de ver as respostas das meninas dos outros cursos, foi bom ver outra perspectiva :)
    Beijinho,

    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Este ano eu vou ter que escolher para que área vou e eu já me decidi, artes visuais. Mas eu demorei todo o ano a escolher porque apesar de ser o que gosto, tinha medo vir a não ser o ideal para uma profissão no futuro. Eu também adoro cinema e queria talvez estudar algo relacionado, só que não sei bem se artes visuais dá para isso. Sabes se há alguma hipótese? Outra pergunta que te queria fazer é se no 10º ano temos Desenho A, é que nas disciplinas obrigatórias ou nas que temos que escolher não vi. Ah, também gostava de saber se fizeste um diário gráfico e se sim como funciona, já ouvi falar sobre isso, mas nunca muito claramente e estou super curiosa!
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes do curso Maria :)
      Ora bem, se queres seguir algo relacionado com o cinema, o curso de artes é o mais indicado como curso regular. Mas acredito que existam cursos profissionais mais específicos, como por exemplo o curso de audio visuais (ou lá como se escreve xD).
      Sim, tens Desenho nos 3 anos, é uma disciplina a que vais ter exame no 12º ano, logo é obrigatória!
      Eu não fiz o diário gráfico, comprei o meu na Staples, mas tenho colegas meus que fizeram personalizaram os seus próprios diários gráficos e ficaram lindos!

      Espero ter ajudado, se quiseres conversar ais sobre o assunto, pergunta por aqui, ou por uma das minhas redes sociais! xx

      Eliminar
  11. Olá Sara!
    Sei que já devo vir com 2 anos de atraso para este post, mesmo assim, gostaria de te fazer umas perguntas, e até acho melhor assim pois provavelmente até já podes dar a tua opinião com mais "conhecimento". Um pouco sobre mim: estou no 9ºano e sou boa a tudo tendo praticamente nota máxima a quase tudo (exceto a educ. física mas isso é por causa de uns desportos em que não me dou tão bem, enfim, não interessa porque não vou seguir desporto ahah),adoro artes do fundo do meu coração e sempre foi a minha maiooor paixão por isso parece quase instintivo e óbvio ir para artes; no entanto, eu tenho uma sede de conhecimento insaciável em relação a quase tudo e essencialmente em relação a ciências mas não sinto que poderia aguentar uma profissão na área de ciências durante a minha vida...gosto de saber sobre ciência e não fazê-la (e apesar de durante quase toda a minha vida ter dito que queria ser médica ou seguir medicina, agora sei que não dava para médica e nem me imagino no cargo).
    Portanto aqui estão as minhas opções neste momento:
    ➛ Artes Visuais (na escola onde ando agora e a qual segundo ouço e por experiências que compartilharam comigo é considerada muito boa)
    ➛ Curso Artístico especializado (na escola Soares dos Reis que é a escola artística especializada no campo das artes visuais que "serve o norte do país" )
    Mas bem, aqui se seguem as perguntas:
    ▸ Vês, na tua profissão ou mesmo no meio de trabalho, a influência diferente ou não dos cursos científico-humanístico de artes visuais e de ensino artístico especializado de artes visuais?
    ▸ Sentes que, no mundo do trabalho, há dificuldade crescente para quem sai da área das artes?
    ▸ (voltando um pouco á primeira questão) O que achas melhor, a especialização desde cedo (11º) da área - que nas escolas artístico especializadas é possível através de disciplinasi mais específicas para além das gerais e algumas obrigatórias como o desenho, a história das artes, a geometria,..-ou manter o caminho mais "aberto" ou seja seguindo cientifico-humanístico de Artes Visuais?
    obrigada e espero que me possas responder, gostei muito do teu blog e dos post que li até agora ^-^
    Envio tão tarde porque fiquei até agora a ver a eurovisão! ahah Ganhámos!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá! Estou no 10 ano de ciências e sinto me uma lástima!
    É assim, sempre tive um gosto especial pelas línguas e pela escrita. Sempre pensei que iria seguir humanidades, mas tudo mudou!
    Foi uma decisão minha, depois de muito pensar sobre as saídas profissionais (estava entre a saúde e as línguas) , mas sentia uma certa pressão pela parte da minha família para seguir ciências. Foi uma decisão difícil, mas que depois de a tomar pensei estar certa. Agora começo a pensar que não.
    Nas aulas não me consigo concentrar é muito menos estudar, pq estou constantemente a pensar que estaria bem melhor e mais confiante em humanidades.
    Até já ando em explicações, mas não me ajuda nada a ganhar confiança. É muito mau ter este sentimento.
    Os meus pais já me falaram em mudar de curso pois é visível o estado em que ando, e apesar de tudo querem e ver me feliz, algo que não estou neste momento.
    Na turma, não falo com quase ninguém exatamente por isso, sinto me como na obrigação.
    Não sei se alguém me vai puder ajudar mas gostaria muito que me dessem a vossa opinião sobre a minha situação. Obrigada :))

    ResponderEliminar