-->

29/04/2015

Vale a pena ler: In Sexus Veritas

(via)

E é com felicidade e alívio que finalmente publico este post. Há uns meses atrás, a Chiado Editora enviou-me este livro, só que entretanto começaram as aulas e tive que o deixar de lado. Mas finalmente acabei de o ler e cá estou para vos contar tudo!

Nome: In Sexus Veritas
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Chiado Editora
Nº de páginas: 755

Sinopse: Um trolha homossexual. Um jogador de futebol filósofo. Um humorista deprimido. Uma prostituta de alma. Um assassino refinado. Uma prostituta de corpo. Um homem que consegue pensar e sentir o que os outros pensam e sentem.

Numa obra que é um gigantesco monumento, mistura frenética de poema e de thriller, Pedro Chagas Freitas visita os mais profundos calabouços da humanidade: o amor, a morte, a inveja, a paixão, a raiva, a mentira, o medo, o ciúme. E o sexo. Sempre o sexo. Porque é nele, sempre nele, que se encontra a verdade.


O livro gira em torno de 7 personagens: Jesus Cristóvão, Filipe Momó, Ary Solvir, Aníbal Leites, João Judas, Fifinha Proust e Cátia Cassandra.

As histórias destas personagens aparecem alternadas em capítulos, mas vão cruzar-se muitas vezes. Jesus Cristóvão é um homossexual incompreendido, confuso e bastante criticado; Ary Solvir é um futebolista famoso, mas um grande filósofo nas horas vagas; João Judas têm o dom de “ler” mentes vestindo apenas uma peça de roupa da pessoa em questão. Acaba por perder a mãe e vai ser alvo de uma traição devastadora no decorrer dos acontecimentos; Fifinha Proust é uma espécie de psicóloga, uma “prostituta de alma” como diz a contracapa do livro, Fifinha vai meter-se numa encruzilhada das grandes quando decide “vender” a sua sabedoria e a sua liberdade para gente sem caracter; Cátia Cassandra é uma prostituta de verdade, irá apaixonar-se por Filipe Momó, e vendo o seu amor não ser correspondido, decide vingar-se do seu amor para se satisfazer. Filipe Momó é um comediante famoso mas muito infeliz, sente-se vazio por dentro e um fracassado na vida, apesar do sucesso que faz com o seu trabalho. Para melhorar as coisas, Momó sente que bateu no fundo do poço quando começa a ser chantageado e humilhado por uma prostituta. Anibal Leites é um assassino desmotivado, em busca de inspiração para conseguir voltar a fazer aquilo que sabe fazer melhor: matar!


Ao contrário de que muitos possam pensar à partida, o livro não fala de sexo do inicio ao fim e acabou; aborda muitos outros temas, como a homossexualidade, o amor, o ódio, o desejo de vingança, um pouco de filosofia aqui e ali, enfim, uma miscelânea de sentimentos.

Na minha opinião o livro, todo ele (capa, contracapa, a pequena biografia do autor, subtítulo, etc) é uma verdadeira obra-prima. A sério. Esta é a primeira obra de Pedro Chagas Freitas que eu leio, mas diria que tudo isto é A CARA dele. 

Gostei bastante do livro. Gostei não. Adorei. AMEI. É um livro totalmente diferente daqueles que eu já li, cada frase impressa nestas páginas é de se valorizar. E eu falo por mim, que fiz questão de sublinhar várias frases, até criei um twitter para partilhar lá aquelas que eu considero as melhores frases do livro (Se quiserem sigam e retweetem muito: @InSexusVeritas. Se chegar aos 10 seguidores atualizo os tweets!)

Conseguem ver o que sublinhei? Ahah

Como eu estava a dizer, o livro é diferente daquilo que estou habituada a ler, o que somou mais um ponto a favor. ISV desafia aquilo que há de comum em todos os outros livros (ou em quase todos), desde a forma de iniciar as frases à forma como as termina, as repetições, as frases sem sentido que no final fazem TODO o sentido, o facto de ter alguns capítulos em que o próprio leitor participa no livro, na história… ah, eu achei particularmente engraçado e interessante um dos capítulos ser somente com prints de uma conversa no Facebook, a sério, ficou brutal! Nunca fui fã de livros nacionais, mas este... este é muito amor.

E sei lá, eu acho que não é possível descrever por palavras o quão maravilhoso é ler ISV. 
Como é óbvio, SUPER recomendo a leitura deste livro. Porém, acredito que para muitos de vocês vai ser ou 8 ou 80: Ou vão amar, ou vão odiar. Digo isso, porque consigo ver os dois lados da moeda. Mas só vão saber se experimentarem não é? Eheh

Descobri há pouco tempo que este livro tem um segundo volume, estou desejosa de o ter nas mãos!
Contrariamente à última review literária que eu fiz, este livro será um daqueles que eu vou ler, reler, e recordar para sempre. ISV é um livro para a vida! Bota 5 estrelas nisso aí! Ahah

Ah, e caso queiram adquirir este livro, entrem no site da Chiado Editora, Têm lá uma enorme variedade de livros nacionais. A editora também envia livros para o Brasil (sim, amo as minhas leitoras do brasil ahah)!

***
Já conheciam este livro? Conhecem alguma outra obra deste autor? Contem-me tudo nos comentários :D Beijinhos!

9 comentários :

  1. Parece ser daqueles livros que saem devastando nossas mentes e nos fazem refletir sobre muitas coisas. adorei.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderEliminar
  2. Por acaso conhecia e conheço o autor. Ando a ler o "Eu sou Deus" e também aí é a mesma coisa...texto e frases que parecem nonsense mas fazem todo o sentido!
    Beijinho e obrigada pelo review que andava em dúvida se o lia ou não :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, eu quero muito ler esse livro, eu tava indecisa entre esse e o ISV... tenho que ver se o compro eheh
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Olá, por acaso já li um dos livros do autor, 'Prometo Falhar' e realmente é fantástica a escritas do Pedro. Fiquei muito curiosa para ler este, lê-lo-ei assim que puder eheh!
    Continua, beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, faz uma review do livro no teu blog Bea! Eu já ouvi falar desse livro, uma amiga minha andava a lê-lo, parece ser excelente como este *o*

      Eliminar
    2. É excelente mesmo!
      Farei assim que puder, prometo eheh!
      Beijinhos <3
      www.onegirlinthebookstore.blogspot.com

      Eliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora fiquei curiosa por o ler.

    Beijinhos,
    http://pequena-no-mundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ótimo livro, na minha opinião :)
      Beijinhos!

      Eliminar