-->

18/01/2015

Suicídio: Ato de estupidez?

Há uns meses atrás estava eu na escola a conversar com os meus amigos, quando este tema veio à tona e a frase "suicídio é para fracos" origina uma grande agitação entre todos. Dei a minha opinião assim de leve, mas hoje voltei a pensar nisso durante muito tempo e resolvi dizer-vos o que penso.

Suicídio não é a solução. Mas também não consigo entender quem diz que quem comete suicídio é "fraco", "idiota" ou "egoísta".

Pensamentos suicidas eu acho que muitos de nós já tivemos. É óbvio que é fácil dizer "quero morrer". Mas não é fácil sentares-te no parapeito de uma janela do 7º andar e atirares-te assim, sem pensar duas vezes. É fácil acordar e dizer "ninguém sente a minha falta" ou "ninguém precisa de mim" mas não é fácil apontares uma arma à tua cabeça e puxares o gatilho sem pensar duas vezes. É fácil dizer "porque é que eu existo?" Mas não é fácil pegares numa corda, subir a uma cadeira e sufocares-te ali até ao último suspiro. E por aí.


Os suicidas não são cobardes. Pelo menos não no sentido real da palavra. Pelo contrário, é preciso uma coragem enorme para fazê-lo. E com isto não pretendo defender nem motivar ninguém a suicidar-se. Como eu disse no inicio, suicídio não é a solução. Mas se alguém o fez, é porque tudo o que essa pessoa precisava era de ajuda e tudo o que ela conseguia das pessoas era dedos apontados e frases negativas. Se alguém o fez, é porque existem pessoas que não sabem distinguir sinceridade de falta de educação e desrespeito. Se alguém o fez, não é porque odiava a vida. É porque já não tinha onde se agarrar. É porque  tudo o que ela queria era viver, mas sentindo-se sem opção, concluiu que a morte talvez fosse a única salvação, a chave para entrar num lugar pacífico. E atreveu-se. Atreveu-se a fazer o que muitos dizem apenas por dizer. A dor é tão grande que impede qualquer um de pensar corretamente.

Mas hoje em dia, no meio de tanta gente que só quer chamar a atenção, infelizmente é difícil distinguir quem são aqueles que precisam de ajuda, sufocados pelo seu silêncio doloroso daqueles que só querem os seus 5 minutos de fama. E lá está. A auto-mutilação e o suicídio, são situações que têm sido bastante banalizadas, o que faz com que quem realmente sofre, seja ridicularizado e julgado também.


Acho que só passando por uma experiência dessas, quer seja o próprio indivíduo, quer se conheça alguém próximo com este problemas, é que as pessoas vão entender. Pensem, suicídio não é uma brincadeira, não é um "olha vou ali e já volto" é a vida de uma pessoa que está em causa. É completamente errado afirmarem que quem retira a sua própria vida é estúpido.

É como se costuma dizer: suicídio não é estupidez, estupidez é fazer alguém chegar ao ponto de fazer tal coisa.

Se conhecem alguém que tenha pensamentos/atitudes suicidas, que sofra de depressão ou algo parecido, não julguem. Ninguém escolhe ter depressão, ou chegar a um ponto tão critico. Depressão é uma doença sim, não é birra, não é modinha, nem é uma simples fase. Então tentem entender o que se passa, se é sério e o que podem fazer para ajudar essa pessoa. Se ela não for ajudada a tempo, um dia fará uma loucura e pode ser tarde demais.

E se és uma pessoa depressiva, com pensamentos suicidas ou te auto-mutilas, para um pouco e pensa: o que é que te está a correr mal? É mesmo isso que queres fazer - isolar-te do mundo, acabar com a tua própria vida? Tens tanta, tanta coisa boa para aproveitar nesta vida, porquê abreviá-la? Não deixes os teus pensamentos negativos consumirem-te. Há solução, há sempre uma solução! Começa por procurar ajuda, de pais, de amigos, de professores, médicos. Pode parecer que ninguém se importa contigo, mas acredites ou não, haverá sempre alguém que gosta de ti pelo que és. Então não te feches para o mundo, não guardes tanto sofrimento dentro de ti. Lembra-te que o suicídio é uma decisão irreversível.



***
Sei que este tema é um assunto muito polémico, delicado e claro muito subjetivo. Por isso não espero que toda a gente concorde comigo. Mas ainda assim decidi arriscar e deixar aqui a minha opinião. Foi muito importante para mim escrever isto, acho que me senti muito mais leve! E qual é a vossa opinião? Deixem-na aqui nos comentários. Estou totalmente disposta a entender outras perspectivas e opiniões. 
Ah, e se alguém quiser conversar, é só mandar um email, ou mensagem no Facebook. Tentarei ajudar como puder. Beijinhos :)

25 comentários :

  1. Não podia concordar mais com a tua opinião, se alguém considera o suicídio como uma solução para algo é porque alguma coisa levou a pessoa a pensar assim e ela precisa, sobretudo, de apoio.
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Comentário lindo, pôxa, eu não podia concordar mais!!

    ResponderEliminar
  3. Assunto difícil esse, só quem sabe o que se passa na cabeça de um suicida é ele mesmo, deve ser perturbador, para a pessoa chegar a esse ponto a vida dele, os pensamentos tudo deve estar bem conturbado. Acho que tirar a vida não é o melhor caminho, mas tbm não posso julgar quem o fez.

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Suellen, é óbvio que tirar a própria vida não é a melhor solução, e é por isso que eu acho estas pessoas só precisam de uma mão amiga para conseguirem retomar uma vida normal! :)

      Eliminar
  4. Concordo totalmente com tudo o que disseste. Suicidio não é soluçao mas lidei de perto com uma situaçao dessas recentemente que felizmente nao se concretizou e fiquei tao perturbada que nem sei o que achar de quem está nessa situaçao. Respeito tanto :/

    http://odesempregodeunisto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que acabou tudo bem mesmo! Infelizmente nem todas essas histórias tristes acabam bem :\

      Eliminar
  5. Olá!
    Acho que as pessoas usam o suicídio como uma tentativa para fugir da atual realidade que ela vem enfrentando. Não acho que é culpa da pessoa, é um ato de desespero.. É difícil demais!

    Beijos,
    http://www.leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Maria Eduarda A.19/01/15, 16:04

    Bom quando eu li eu pensei no meu irmão, ele descobriu a pouco tempo o HIV e perdeu todo o sentido da vida dele, eu tenho blog porem não vou me indentificar por ele, ele não se matou pois ele pensou em mim, a irmã mais nova, e foi muito dificil quando ele soube que é portador de AIDS foi desesperador pra mim, eu e minha mãe estava o tempo todo ao lado dele, enfim odeio falar sobre esse assunto quando existem pessoas que fala a todo momento que é uma atitude idiota, acho que todo mundo sabe o limite da vida, chegar a tal ponto realmente nao é facil por isso precisam de ajuda. Super concordo com sua postagem achei hiper elaborada, parabéns, beijos e se cuidem, a todos que ler o comentario etc... não é facil ser portador de uma doença incuravel, como o cancer entre outras doenças ou perder uma familia numa tragedia, ou perder um grande amor quando nao existia ninguém, eu até agora procuro o sentido da vida, e como tudo funciona, pode ser que eu demore pra ver mas um dia vou encontrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa Madu, eu lamento muito, muito mesmo que tenhas que passar por uma situação tão triste como essa. Ora aí está um bom exemplo que muitos deviam ponderar!
      Sei que não é por leres isto que a tua vida vai fazer sentido de um momento para o outro, mas não cometas nenhuma loucura, não faças nada de que te venhas a arrepender no futuro. Deve ser um pesadelo isso pelo que estás a passar, mas todos os sonhos maus têm um fim não é? Tem fé.
      Se te sentires muito perdida, procura ajuda, e olha eu estarei aqui caso precises de falar com alguém. Tenho a certeza que és uma mulher forte e vais conseguir superar esse obstáculo :')

      Eliminar
  7. Faz 3 anos que criei uma pagina e posteriormente um grupo no facebook de apoio a pessoas com depressão e com tendências suicidas. Eram muitos os que pediam ajudam e foi notável que até hoje todos melhoraram e seguiram em frente com as suas vidas. Aqueles que pensam que os Suicidas ou pessoas com depressão são fracos e apenas têm que se por felizes e conviverem são hipócritas, a vida não funciona assim muito menos é a cura para um problema que possa ser crónico. Adorei o texto :)

    Segui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo precisa de mais pessoas como tu Patrícia. É isso mesmo!

      Eliminar
  8. Oi Sandra! Excelente teu texto. É muito fácil para alguém de fora julgar alguém que cometeu ou já pensou em cometer suicídio. Só quem está na pele de uma pessoa assim pode entender os motivos que levam a isso, e certamente não são nada fáceis. As pessoas precisam aprender a ajudar mais e julgar menos.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderEliminar
  9. Olá Sandra :)
    Não pudia concordar mais contigo, acho que não houve uma unica palavra que escrevesses que nao estivesse correta.
    Tive uma grande amiga nessas situações ela sofreu de uma grande depressão e tive pena de nao a puder tido ajudar porque na altura nao eramos amigas e ela contou me e realmente é algo muito complicado de se gerir, ainda por cima porque somos adolescentes.

    Ótimo texto... Continua assim :)

    www.girlyworld4girls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, a adolescência por si só já é uma loucura, nestas circunstâncias então nem quero imaginar!
      Que pena, mas espero que ela já esteja melhor
      Beijinhos Maria :))

      Eliminar
  10. Primeiramente, você acaba de ganhar uma leitora!

    E em segundo, eu acho esse assunto muito delicado, e realmente, não é qualquer um que irá se suicidar sem pensar duas vezes, já pensei em cometer isso, muitas vezes já tive essa ideia, até porque a vida que eu levo não é lá a essas coisas pra eu simplesmente continuar nela, como se tudo fosse lindo! Quem se suicida, tem sim uma razão, eu acho que deveríamos antes de julgar, entender o lado do outro ou até mesmo ajudar! Adorei o post flor, beijos;

    http://diamante-colorido.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ebaaaah *o*
      Nao podia estar mais de acordo com o que disseste Laisa! Beijos :)

      Eliminar
  11. Oi! Eu realmente não sei como você conseguiu abordar tão bem um assunto tão delicado. Parabéns por isso :)
    Penso exatamente como você, depressão é uma coisa muito séria, mas infelizmente ainda tem gente que pensa que é bobagem, pensa que a pessoa que está passando por uma depressão só quer chamar a atenção :( Se cada um ajudasse alguém que está depressivo ao invés de criticar, com certeza teríamos índices muito menores de suicídios aqui no Brasil, aí em Portugal e no resto do mundo.

    Seu texto ficou ótimo! Espero que mais pessoas possam lê-lo e entendam que, infelizmente, as coisas são muito mais complicadas do que parecem.

    Beijos e ótimo final de semana para você :)
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lilly, fico muito feliz por saber que gostaste do texto. Eu tambem espero que mais pessoas o possam ler e refletir mais sobre esse assunto :)

      Eliminar
  12. Olá olá :) bem para começar quero apenas dizer que não conhecia o teu blog mas que estou a adorar cada post! Adoro a tua maneira de escrever, os temas, o layout, etc.
    Ao passar por este post, não podia ficar indiferente e não deixar um comentário..tal como disseste, o suicídio não é cometido por pessoas fracas, mas sim é um resultado de pessoas cobardes que levam a que tal coisa aconteça. Concordo em tudo o que disseste e espero mesmo que isto deixe de acontecer com tanta frequência.

    Gosto muito do blog, já o sigo :) beijinhos
    http://gossipcoffee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia, obrigada pelo comentário lindo :D
      É mesmo isso! E eu também espero que um dia isso deixe de ser tão comum.
      Beijinhos :))

      Eliminar
  13. Este post emocionou-me. É de facto um tema delicado e tu abordaste-o muito bem.
    -xoxo-
    http://darkchoices.blogspot.pt

    ResponderEliminar