-->

10/12/2022

Vale a pena ter um blog em 2022?



Konck, knock.

Ainda há alguém aqui?

4 anos depois, ganhei vergonha na cara e vim tirar todo o pó que estava por cima deste tesourinho. Quase que dá para encher uma praia.

Nem adianta escrever aqui tudo o que aconteceu nestes 4 anos em que abandonei o blog, é mais fácil lançar um filme. Ironias à parte, o facto é que já sentia muitas saudades de escrever aqui. Sempre me senti livre neste espaço, sempre me senti genuinamente bem. Porque parei?


Trabalhos a full time e mil e um projetos que pareciam ser mais importantes e mais urgentes tomaram o meu tempo, sugaram a minha energia e tudo aquilo que poderia restar de prazer para escrever. Eu já fazia pausas longas de 2, 3 meses e depois regressava com tudo. Mas desta última vez foi diferente. Larguei mesmo. Mas eu sempre soube que voltaria.

Mas não fui a única. 99% dos blogs que eu seguia estão inativos. Encontrei 2 guerreiros que continuam a postar religiosamente até aos dias de hoje. 

Estarão os blogs fora de moda? Com o crescimento de redes sociais como o Tik Tok e o Instagram, onde o consumo é efusivo e rápido, ainda haverá espaço para conteúdos mais desacelerados como textos de blog?

Conto-vos daqui a 1 mês ou 2. Mas para vos dizer a verdade, acho que sim. E esta é uma das melhores alturas para o fazer.

Primeiro porque a competição é menor. O BOOM dos blogs há muito que se foi, logo é muito mais fácil garantir um lugar de destaque. Depois, um blog é um espaço que é teu, onde tu fazes as tuas regras e não estás dependente de algoritmos e essas coisas stressantes que as redes sociais nos colocam pelo caminho. Além disso o blog pode ser a tua casa comprada! As redes sociais são apartamentos alugados que do dia para a noite podem deixar de existir.

Tenho alguns planos para o Diário que agora assina apenas como Uma Africana. Um nome que se transformou numa ode às mulheres negras na diáspora e que eu quero muito transportar para o próximo nível. Estou de volta, sem grandes promessas. Boa filha a casa torna, certo? Eu tinha que voltar.




1 comentário :

  1. Oi, Sandra, saudades
    Nunca mais falei com vc nas redes sociais porque tirei do meu celular kkkk estava me deixando ansiosa, sabe? Tô só estudando pra caramba desde o ano passado pra ver se consigo um lugarzinho todo meu.
    Enquanto isso, ontem mesmo estava sentindo falta de como eu me sentia quando tinha blog, a sensação de escrever toda semana, pensar, sentar, sentir e colocar pra fora, aiai, saudades. Inventei de tirar a poeira do bloglovin pra ver se tinha algo e encontrei sua postagem. Que nostalgia <3
    Espero que seus planos estejam indo bem, vi que lançou um livro e fez alguns lançamentos, que felicidade! Todo sucesso pra você ♥

    ResponderEliminar