-->

23/02/2018

Porque não uso soutien?

(foto retirada do Google, não sou eu)

Faz mais de um ano que não uso soutien.

E não uso por uma razão simples: não me faz falta. É a coisa mais inútil do mundo, para mim. Mais do que militância, resistência, ou o que quer que seja, é uma escolha. A minha escolha. E uma das minhas maiores provas de autoaceitação.

Durante uns bons anos, fora todas as minhas outras inseguranças,  o facto de não ter seios grandes foi um dos meus maiores pesadelos.



Quando tinha uns 12 anos e via que todas as minhas colegas e amigas já tinham seios minimamente grandes e eu era lisa que nem uma tábua, aquilo afligiam-me de uma forma surreal. Eu passava a vida a comparar os meus seios com os das outras meninas, a crucificar-me sempre que uma menina mais nova que eu tinha seios mais avantajados. E também me lembro de um dia decidir comprar o meu primeiro soutien, fossem aqueles malditos seios finalmente aparecer se assim o fizesse. Bom, não era bem um soutien, era mais um topzinho desportivo para pitas de 12 anos como eu. Mas, de alguma forma aquilo fazia-me sentir mais reconfortada, mais ""mulherzinha"".

Desses pseudo soutiens, passei para aqueles com enchimento e aro, para os seios parecerem um pouco maiores por baixo da roupa. Chegava a dormir de soutien todos os dias, porque alguém um dia me disse que isso estimulava os crescimento das mamas. Desde então dormia com soutien todos os dias, religiosamente, e esperançosa de que isso acontecesse, mesmo que às vezes aqueles malditos aros me deixassem desconfortável.

Aos 18 anos e ainda com seios quase inexistentes, eu FINALMENTE aceitei. Já não era um problema para mim. ADORO os meus seios pequenos, genuinamente!

Mas bem, não me vou alongar muito sobre esse assunto neste post, porque já escrevi outro (na verdade escrevi dois, um sobre como aceitei os meus seios pequenos, e um outro sobre as vantagens de ter seios pequenos) e não quero ser repetitiva.

Depois disso, por pouco mais de um ano lá continuei a usar soutien, de forma automática, sem nem questionar isso. Até que um dia qualquer no inverno, por esquecimento, me vesti sem usar soutien, e fui assim para a escola. Senti-me tão confortável que nem me apercebi que não tinha soutien, só quando cheguei a casa. Foi muito engraçado e curioso. Comecei por deixar os soutiens de parte com cada vez mais frequência nesse inverno e foi a melhor coisa que fiz.

No verão é que o processo foi mais lento. Porque  com o calor usamos poucas roupas, e, no meu caso, muitas delas justas, coladas ao corpo. O que me deixava (e ainda deixa) receosa, em relação aos olhares de desaprovação ou de malícia que poderia receber por causa dos mamilos que as vezes ficam super visíveis. Mas para isso arranjei uma solução: fita cola. Um pouco contraditório no que toca à minha posição, mas infelizmente o mundo é um adolescente de 13 anos que acabou de ganhar a sua primeira Playboy. Então, muitas vezes, a fita cola é ainda é a minha grande aliada. 

Isto para dizer que: não sinto falta nenhuma de usar um soutien. E isso deveria ser algo tão normal e socialmente aceitável como usar.

Não demonizo os soutiens. Sei que eles podem ser uns verdadeiros aliados para muitas mulheres,  pois ajuda a sustentar o peso dos seios para não sentirem dor, e para outras é um simples acessório que as permite sentirem-se mais bonitas. E tudo isso é completamente válido. Não querer usar soutien também o deveria ser! Não quero alimentar um outro padrão, só quero ter a minha liberdade de escolha.

E olhem, eles não são perfeitos como nas revistas ou em vídeos porn, mas eu gosto deles exatamente assim. Existem seios de todos os formatos e feitios,  temos de desconstruir essa ideia de que só existe um tipo de peito, e que só esse é normal. That's not true!


Não deixei de usar soutiens a 100%, mas garanto-vos que 99% das vezes, não uso (os que deixa as pessoas levemente chocadas sempre que o afirmo em voz alta). Os únicos que agora sou bem capaz de usar são aqueles strappy bra, acho os de renda super lindos, e ficam muito bem por baixo da roupa!

Sou uma pessoa que se permite mudar de opinião de tempos a tempos, isso faz parte do crescimento e da construção do ser humano pelo que se algum dia sentir necessidade de voltar a usar soutien, vou fazê-lo.


***
Gurls, vocês usam soutien? Há algum outro hábito, acessório etc, socialmente enraizado que vocês não façam/usem? xx

sutiã em crochet para mulheres

12 comentários :

  1. Como fico feliz em ver este post! Também saio à rua sem soutien! A menos que, tal como disseste, a roupa seja mais fina ou mais justa. Revi-me completamente naquilo que escreveste e agora não há nada melhor que não ter nada a apertar!

    Um beijinho*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. Oi, tudo bem? Achei seu post no grupo BGS e vim conferir.
    Sutiã pra mim depende da roupa. Uso mais pra sair do que pra ficar em casa, mas não sou encanada com a ideia. É mais por costume do que algo que eu tenha parado pra pensar. Mas gosto de sutiã. E gosto de poder não usar também. Hahaha

    Elisa Alecrin 🎀

    ResponderEliminar
  3. Eu também já não uso sutiã, tenho as mamas pequenas mas não quero saber kakakak, sinto m tão livre !!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Também tenho seios pequenos. E também na fase da adolescência me senti mal por ver miúdas mais novas que eu com os seios maiores. Durante algum tempo o soutien com enchimento era um aliado para mim. Até que há bem pouco tempo assumi que me sinto 100% realizada com o tamanho dos meus seios. Neste momento é impensável para mim tê-los maiores, e os soutiens que uso já não são de enchimento. E que bem que me sinto assim!
    Por isso noto na forma como descreve essa sensação que agora sente sem usar soutien, que também está realizada com esta nova posição!
    Não sei se terei coragem para sair à rua sem soutien, mas o facto de nos aceitarmos assim como somos já é tão bom!
    Parabéns!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fazes muito bem! É uma escolha tua e de mais ninguém! :)
    Eu uso porque gosto, porque me sustenta o peso (ainda é grandito) senão jesus ahaha mas em casa estou quase sempre sem soutien e adoro a sensação, é um conforto totalmente diferente!

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post! Uso sutien quando quero, quando não me apetece nem uso! Vamos ter todos uma mente mais aberta e amor próprio? Beijinhos linda. <3

    www.myfashionroutine.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Também faço isso. No trabalho convém usar soutien, mas quando vou sair com o namorado, nem que seja ir às compras, muitas vezes vou sem ele.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  8. Mulherrr, passei pela mesma coisa que você quanto ao "medo" de não ter peitos (?). Além do fato de ter ou não peitos não fazer a menor diferença no que somos, tinha também o de ter tão pouco, porque parecia que eu tava errando, cometendo um crime, por ter peitos pequenos. O que também não faz o menooorrr sentido. Usei por muito tempo de bojo e com ferro, até que meus seios começaram a doer, achei que fosse algo grave, fiz até exames e nada, até que eu tirei esses sutiãs de uso extremo e não senti mais nada. Há pouco tempo decidi que também não iria usar sutiãs de nenhum tipo na rua, agora só uso (os confortáveis e só no tecido) quando vou fazer exercícios ou quando tô prestes a menstruar, porque eles pesam um pouco mais nessa fase. Tenho um que é de bojo (não sei se tem ferro) tomara que caia que só uso com um macaquito que é super fino e meus peitos ficam balançando muito e me incomoda hasuahsau Quero uns daqueles de renda e tals mas porque acho bonito mesmo. Acho que uso do sutiã devia ser bem democrática assim, quer usar? usa, não quer usar? não usa. PRONTO!
    BEIJOSSSSSS
    N E O D E S V A R I O

    ResponderEliminar
  9. Adorei este Post ! Sempre que posso evito (cada vez uso menos) <3 Adoro estes posts de ''auto-motivação'' ! Continua com o excelente trabalho Sandra! Já te sigo há imenso tempo e agora criei um blog, espero que consigas espreitar o meu trabalho <3 beijinhoooos

    https://fashioninsilver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post! Também tenho os seios pequenos e durante muito tempo usava push-ups para tentar minimizar o problema que seios pequenos eram para mim.

    Olha, desde que me comecei a aceitar mais que isso já não me incomoda e os push-ups tão ali abandonados dentro da gaveta! Mas digo-te sinceramente, não consigo sair sem sutiã, é um conforto que não consigo deixar! xD

    Beijinhos
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
  11. Eu uso, sinto-me mais confortável =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. adorava morder os teus mamilos

    ResponderEliminar