-->

04/11/2016

Li o livro da Zoella e...


Tinha saudades de trazer reviews literárias para aqui,  mas confesso que não tenho lido muito ultimamente!  Este livro li-o há uns meses,  e foi uma amiga que mo emprestou. Já conhecia o livro, mas nunca tive muito interesse em ler. Surgiu a oportunidade e pensei "porque não?"

A autora

Calculo que já conheçam a  Zoe Sugg, mais conhecida por Zoella. É uma blogger e youtuber britânica muito famosa que partilha imensas dicas de moda, beleza e lifestyle. Do pouco que acompanho dela gosto bastante! 


A história 

Este romance juvenil conta a história de Penny, uma adolescente britânica muito insegura,  apaixonada por fotografia, e que sofre da Síndrome do Pânico. Ela tem um blog onde escreve sob o pseudónimo de Miúda Online, sobre vários assuntos da vida dela. O único que sabe deste pequeno segredo é Elliot, o seu melhor amigo. 

Entretanto,  Penny vai para Nova Iorque com os seus pais e Elliot,  a convite de um casal que solicita os serviços de decoração para casamentos da mãe de Penny. Lá ela conhece Noah,  um jovem guitarrista muito simpático que lhe vai proporcionar momentos muito especiais. Porém ele também ele tem um segredo que pode mudar tudo! 


A minha opinião 

"Miúda Online" é um livro de leitura muito rápida  e fácil,  a história é leve e engraçada. E cativante,  embora tenha algumas falhas lógicas. 

No fundo, é o típico romance cliché  em que a menina insegura e "apagada" se apaixona pelo rapaz bonito e popular,  mas não é nada meloso,  e vale a pena ler, pois entretanto há ali uma reviravolta que nos mantém com os olhos colados às páginas seguintes. 

Identifiquei-me com a Penny em alguns pontos. Ela é uma rapariga bastante desastrada e protagonista das situações mais embaraçosas, (totalmente eu)  e vê a fotografia e a escrita como refúgios. No entanto, acho que a construção desta personagem ainda é um pouco fraca. Eu senti que a forma como ela rapidamente mudou de personalidade de um capítulo para o outro acabou por ficar forçada. 


O Noah é aquele tipo de rapaz super sentimental,  querido e fofo. Uma personagem beeeeem cliché, mas da qual eu gostei! Só  estava à espera de um segredo melhor. Porque se formos analisar,  na vida real era praticamente impossível ele conseguir manter aquele segredo sem que Penny se quer desconfiasse. Mas enfim,  não foi tão decepcionante quanto isso, foi divertido ver o desenrolar da história a partir dali! 

Sinceramente detestei o Elliot. Ele é bastante ciumento em relação à Penny e a meu ver está quase sempre aziado. Não o julgo de todo,  pois contrariamente a Penny,  os pais são muito desligados da sua vida,  e não aprovam a sua homossexualidade. Pena que este tema não tenha sido muito explorado ao longo do livro,  porque teria sido interessante. 

Por outro lado, gostei do facto de Zoe ter conseguido abordar de forma simples mas relevante outros assuntos como o ódio gratuito na internet (cyberbullying)  e os ataques de pânico (ataques dos quais a própria Zoella sofre). 

Avaliação final

É um ótimo livro para se ler numa viagem longa ou num domingo tedioso! Recomendo,  e a minha nota é 3,5/5!

Já conheciam este livro?  Já o leram? Se sim,  o que acharam? E se não, ficaram com curiosidade em ler? xx

4 comentários :

  1. Eu nunca o li mas quando vi uma review fiquei curiosa pela história em si!
    Espero um dia pode-lo ler :)
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  2. Já li e não gostei assim tanto :x

    ResponderEliminar
  3. Eu já tinha lido e a minha opinião acerca dele é semelhante: também achei a obra muito cliché. Senti também que faltava alguma coisa que desse mais ênfase e originalidade ao livro! Mas, no geral, gostei de o ler!
    Beijinho grande e muitas felicidades! <3

    Chamam-me Pequenita: https://chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu li o livro no verão passado, numa viagem que fiz. Como fiquei 1 mês longe de casa o livro foi o meu companheiro... Eu gostei muito da historia porque me fez relembrar a altura em que eu lia fanfics (ahahaha), porque afinal a historia do livro é bem parecida com varias fanfics que eu já li. Quero muito ler o segundo livro so para saber o final da historia.

    Beijinhoos**
    http://pessoazinhalovers.blogspot.pt/

    ResponderEliminar