-->

19/10/2016

Como crescer rápido no Instagram #1


Como forma de comemoração aos meus 5K de seguidores no Instagram (aproveitem para me seguir por lá, @umafricana) resolvi fazer este mini guia para quem pretende crescer no Instagram. São dicas muito básicas, mas que usadas de forma correta fazem toda a diferença!! 

(APROVEITEM TAMBÉM PARA ADERIR AO GRUPO DE FOTOGRAFIA E INSTAGRAM NO FACEBOOK - INSTAHOLIC!)

Bem,  eu que o diga,  graças a estas dicas fui de 300 e poucos seguidores a 5.000 em menos de 1 ano!! 

O post ficou muuuuito longo pelo que vai ser dividido em dois!  

1. Conteúdo e tema
Super cliché mas importante: invistam no conteúdo do vosso feed. Atualmente o Instagram conta com milhões de usuários mensais, e isso faz com que as pessoas se tornem cada vez mais seletivas na hora de seguir uma conta. Ou seja,  feeds com fotos tiradas de qualquer forma,  com má iluminação e desfocadas muito facilmente passam despercebidas. Já um tema definido (exemplo: foco em moda/beleza,  desporto,  música, gastronomia, etc) ajuda-vos a definir o vosso público alvo. Abaixo está uma imagem do meu feed antigamente e do meu feed atualmente.


Percebem a diferença gritante?  Foi esta evolução que mudou por completo o rumo do meu Instagram! 

Não me vou alongar muito neste tópico pois já existem milhentos vídeos e artigos sobre como tirar fotos melhores e organizar o feed. Pesquisem, há muito material disponível!!

2. Inspirações
Não têm ideias do que podem fotografar?  Inspirem-se nas vossas fotos favoritas!  As minhas maiores fontes de inspiração são o Pinterest (que eu super recomendo, pois podemos guardar as fotos no próprio aplicativo, em pastas públicas ou secretas que nós próprios criamos), o Tumblr e o próprio Instagram!  Existem milheeeeeentas fotos incríveis, que podemos facilmente reproduzir adaptando-as à nossa realidade. Reparem bem no que eu acabei de dizer, "adaptando-as à nossa realidade", ou seja, a vossa foto não tem de ser exatamente igual à original. Daí ser uma inspiração, e não uma cópia!! 

3. Hashtags
Não tenham medo de usar hashtags!! Elas permitem que as nossas fotos sejam vistas por mais pessoas,  então usem e abusem delas!

Para serem mais discretos,  podem optar por colocar as hashtags nos comentários,  como eu faço (exemplo na imagem abaixo). Assim,  elas ficarão "camufladas". 


• Deixem o vosso pack de hashtags já  pronto no bloco de notas, e publiquem EXATAMENTE  na hora que publicarem a foto. Porquê? Porque a foto vai aparecer na hashtag consoante a hora em que foi postada,  e não consoante a hora em que comentaram a hashtag. Exemplificando,  se a foto foi publicada às 20:00 e vocês colocarem as hashtags às 20:30, a foto já vai estar lá em baixo e com menos chances de ser vista por muita gente. 

• Usem as hashtags certas! Se a foto é de um gelado,  não faz sentido usar hashtags para cães, não é? 

• Evitem usar hashtags mega populares,  que são as mais genéricas do tipo #love ou #friends, pois essas são atualizadas praticamente a cada segundo,  e rapidamente a vossa foto vai parar lá ao fundo,  ou seja,  praticamente ninguém vai ver. Procurem por hashtags medianas e/ou mais específicas. 

• Para criarem um bom pack de hashtags de um determinado tema, (exemplo: comida) estejam atentos às sugestões que vão aparecendo acima das fotos (exemplo na imagem abaixo). "Roubei" esta dica da @martinhabarreto (aproveitem e sigam essa maravilhosa ❤)


4. Interação 
Para que serviriam as hashtags se toda a gente as utilizasse,  mas ninguém interagisse nelas?  Interagir é essencial! Tirem um tempinho e selecionem algumas hashtags das que vocês utilizaram nas vossas fotos para interagir (deixar like,  comentar). Mas façam uma interação sincera, nos instas com os quais se identifiquem, nada de trocas forçadas!  Façam-no de forma natural. As pessoas vão começar a reparar em vocês e querer conhecer o vosso cantinho. Quem sabe não se tornam seguidores ativos? 

5. Consistência
Só é visto quem aparece,  portanto,  não se esqueçam de atualizar o vosso Insta com frequência. A minha recomendação é postar no mínimo uma foto por dia,  e no máximo três (uma de manhã, outra de tarde, e outra à noite).

• Estudem bem os vossos seguidores e os horários  de pico,  para saberem qual a melhor hora para publicar a foto e consequentemente receber mais retorno.  Existem muito aplicativos que vos permitem analisar isso como o Websta ou o IconSquare. Porém, agora é possível aceder a todos esses dados e estatísticas no próprio Insta,  através da conta comercial! 

***
And that's it for today!  Seguem alguma destas dicas?  Que outras técnicas costumam usar para melhorar o engajamento dos vossos Instas? 

A segunda parte será publicada assim que este post obtiver 10 comentários!!  (ATUALIZANDO: JÁ SAIU A SEGUNDA PARTE,  CLICA AQUI!) Se tiverem alguma dúvida ou sugestão sobre o tema, deixem-na nos comentários pois quem sabe, talvez possa aparecer na segunda parte deste post. xx 

28 comentários :

  1. Adorei as dicas e to super fazendo isso ! Espero aprender mais a cada diaa pra crescer muitoo... adorei teu blog ! beijos beijos

    www.cheiadeinvencao.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uhuu, que bom!! Obrigada pela visita linda ❤❤

      Eliminar
  2. Gosto dessas dicas, embora, por mais que eu queira, não consiga seguir grande parte delas. Mas são boas e fazem bastante sentido.

    Beijos,
    www.entaoeisso.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh why, sentes que é muita coisa? Vai fazendo aos poucos, pega uma dica aqui e ali e vai testando! :)

      Eliminar
  3. Tem que ter todo um estudo para conseguir alcançar as metas, os números, objetivos pra vida. Bem complexo isso que eu falei, né?! Mas infelizmente é um fato. Gostei muito das tuas dicas. Muito bom o teu post.

    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post e as dicas. estive meses para conseguir chegar aos 600 porque ganho 10 mas perco 15 e ando sempre assim. Agora alterei o meu feed para branco porque acho que fica lindo apesar de ser um bocado dificil de manter.
    Mil beijinhos ♡ Dare to Wear | Youtube | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feeds brancos são mega lindos, adorava que o meu fosse assim, mas não teria paciencia. Admiro quem consiga porque fica super lindo!!

      Eliminar
  5. Adorei, ja sigo algumas dessas dicas e tô amando o resultado..
    www.kerenhapuqueblog.com.br
    @_kerenhapuquee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, fez uma diferença monstra no meu Instagram!! ❤

      Eliminar
  6. Ótimas dicas! Eu já amava o instagram, agora estou me dedicando mais a ele
    http://www.bilhetedagarrafa.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E duas! Tornou-se a minha rede social favorita ❤

      Eliminar
  7. Gostei imenso das dicas, sigo a maior parte delas!
    Adoro o Instagram e sinto que evolui muito
    xo❤
    Passion Girl||Facebook||Instagram

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas! Mas acho que o instagram está a perder o valor que tinha inicialmente, tipo parece que publicar fotos é forçado x hora e bla bla, eu não faço assim porque eu não gosto, publico a qualquer hora que eu possa, se tiver comentários e etc, ótimo se tiver claro, mas entendo o porquê de se escolher a melhor hora e tudo mais, atenção que não sou contra! O que gosto de evoluir por lá é a interação, as fotos e deixar tudo ao meu gosto mas bonito, também de forma a chamar novos seguidores claro! O instagram é uma das minhas redes sociais preferidas sem dúvida e se prefiro ver um insta por exemplo como o teu ao invés de um insta com fotos de caca? Claro que sim! Tens um insta muito bom, adoro as tuas fotos, a modelo também já é linda de natureza :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Catarina, acho super válida a tua opinião, estás no teu direito! Mas discordo um pouco quando dizes que o Instagram está a perder o valor. Cada um tem os seus gostos como tu disseste, e ter um feed organizado nem sempre é sinónimo de ser forçado/sem personalidade. Hoje em dia as pessoas usam o Instagram para várias finalidades: desde simplesmente partilhar momentos inesquecíveis a divulgar o seu trabalho/negócio. E de facto este post não é para quem não pretende nada de especial com o instagram! As dicas que eu dei aqui são exatamente isso, dicas e não regras, cabe a cada decidir se faz sentido adotá-las ou não :)


      Obrigada pelo teu comentário linda!! Beijos ❤

      Eliminar
  9. Estou agora a começar a ''investir'' mais no meu Instagram e seguindo algumas destas dicas consegui melhorar muito em pouco tempo! Adorei o post, tens aí dicas muito boas! Ah, e parabéns pelos 5k, tu mereces!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Aeeeeeeeeee! Parabéns pelos 5K, você merece um milhão de 'K's hahahah! Adorei o post e vou usar as dicas vai que eu chego no meu primeiro K! <3

    Beijoks e sucesso!
    WWW.THAYMINDA.COM

    ResponderEliminar
  11. Adorei as dicas, faço essas e outras e meu instagram está quase com 6 mil seguidores claro que sem SDV porque não suporto rsrs.
    www.cacheandocommirellydarlen.com

    ResponderEliminar
  12. Tantas dicas óptimas adorei.
    Segui o teu blog.
    Beijinhos
    SORTEIO NO BLOG: http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorei o seu post, menina!
    Já tinha visto muitos posts com as mesmas recomendações de sempre, de como melhorar as fotos, e tal, mas o seu era exatamente o que eu precisava, suas dicas estão ótimas! Vou começar a colocar em prática a das hashtags. Ah, e você arrasa, viu? Adoro seu insta!

    ResponderEliminar
  14. Eu amo o seu instagram ❤
    Eu realmente sigo todas essas dicas que você citou no post, e as que mais da retorno é a sequencia de publicações e a interação, é aquele ditado "quem não é visto não é lembrado" e se a gente quer que nos notem e que nosso ig cresça precisamos ir atrás disso

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas.
    Beijos

    www.dicasdakarine.com.br

    ResponderEliminar
  16. Muito boas sugestões para quem anda e tenta dar nas vistas pelas redes sociais que sempre ajudam os blogs a serem conhecidos entre a comunidade.

    ResponderEliminar
  17. Tu és a maior! Adoro as tuas dicas de Instagram <3
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  18. Ótimo post bb <3

    http://theeyesofamermaid.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Aquelas diquinhas mara né ❤️

    ResponderEliminar
  20. Adorei as dicas. Exige criatividade, mas vamos lá!

    ResponderEliminar