-->

06/08/2015

Ressaca Literária: Como lidar?


Se tu, assim como eu, adoras passar o teu tempo livre a devorar livros, acredita: uma hora ou outra a ressaca literária vai atacar. Eu já estou a passar pela minha segunda ressaca, mas só muito recentemente é que descobri que o meu desânimo para ler tinha um nome tão pomposo.

Mas então, o que é a ressaca literária?

A ressaca literária não é nada mais, nada menos do que a falta de vontade de ler um livro novo, ou quando começas a ler vários livros, e não consegues terminá-los. E pode até ser o teu livro favorito, ou aquele livro que esperaste um ano inteiro para ler, se não estiveres no “mood” para o ler, não vai resultar. Lês umas 5 páginas, mas não interiorizas a história. Resultado: O livro volta para a prateleira ou fica ali a um canto.

Vou contar-vos a minha situação: Eu estava super ansiosa para ler “A rapariga que roubava livros” do Markus Suzak e “Eu, Malala” da Malala Youzafzai (este até apareceu na minha wishlist literária do ano passado!). Estava a contar os meses, os dias para que as férias de verão chegassem para os começar a ler. Mas adivinhem? Agora que estou de férias, os livros ainda estão em cima da cabeceira do meu quarto, à espera de serem lidos. Vou lendo uma vez ou outra, mas está a custar-me imenso acabar de os ler, a sério. 

Confesso que fiquei um pouco assustada e entrei em negação, porque sempre fui uma pessoa que lê muito e com imensa facilidade. Achei que estava a perder o ritmo. Por isso forçava-me a ler, na esperança de que fosse passageiro, o que só piorou as coisas. 

Há várias razões para isto acontecer: 
- Leste um livro tão bom, emocionante, e que te tocou tanto no coração, que o livro seguinte não te consegue conquistar tanto como o anterior; 
- Tens andado a ler o mesmo género de livros durante imenso tempo; 
 - A tua vida anda uma correria e quase nem tens tempo para respirar devido ao cansaço e ao stress. 
Eu acho que no meu caso, a causa da minha ressaca está mais relacionada com a última hipótese. Este ano letivo foi muito mais puxado que o anterior, e praticamente nem tinha tempo para ler o que queria.

Mas não desesperem, ressacados! Eu reuni 3 dicas quer para prevenir, quer para se curarem da ressaca literária, que estão de alguma forma a resultar comigo.

1. Diversifica a temática 
Às vezes é bom mudar/variar um pouco. Mesmo que adores aquela coleção fantástica de livros de policial, de aventura ou whatever, o mais provável é acabares por te enjoar e perder a motivação para ler durante algum tempo. A minha sugestão é: varia nos géneros literários. Se te está a custar ler um determinado livro, já paraste para pensar que talvez precises de ler algo diferente do habitual? Então não esperes mais, deixa esse livro de lado por agora e procura por livros diferentes. 

2. Lê coisas mais leves
Leiam livros com menos páginas e que não vos "comam" tanto o cérebro. Isto vai ajudar-vos a não perder o ritmo e a não terem de se esforçar demasiado para entender a história.

3. Não te forces a ler!
Se nem com as duas dicas acima a coisa vai lá, não teimes, isso só vai piorar a situação. Fecha o livro, e distrai-te com qualquer outra coisa: ouve música, vê uma série, vai dar um passeio…. Dá tempo ao tempo, que mais tarde ou mais cedo a ressaca larga-te da mão. Esta dica é uma das mais importantes e eficientes.

***
Alguém já sofreu/sofre de ressacas literárias? Como fizeram para superar? xx

14 comentários :

  1. Estou passando por uma resseca também, sem animo algum para ler
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranja novos passatempos, logo logo isso passa!

      Eliminar
  2. De vez em quando acontece-me o mesmo e a única solução que encontro é deixar um pouco de parte a leitura e aos poucos ir tentando de novo, acabo por voltar ao ritmo assim!
    Beijinho
    www.embusca-de-umsentido.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Sim, isto também me costuma acontecer. O mais recente foi com o "Viagem ao Infinito", o livro que deu origem ao filme "Teoria de tudo". Não dá, não consigo mesmo ler... Mas vou tentar seguir as tuas dicas! Gostei muito deste post! :)
    Beijinhos grandes e muitas felicidades! <3

    Chamam-me Pequenita - https://chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai eu quero tanto ver esse filme, não sabia que tinha livro!
      Ainda bem que gostaste linda, beijinhos!

      Eliminar
  4. Passo por isso constantemente...
    Acho que a melhor solução é dar um tempo mesmo e não se cobrar para ler os livros que estão na estante :D

    www.elaescreveu.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Monique, não vale a pena forçar a leitura xD

      Eliminar
  5. Acho que nunca passei por isso, talvez porque nao tenho grande habito de leitura por isso quando leio e gosto realmente do livro dá-me pica para lê-lo até ao fim.
    Beijinhos,

    Girly World

    ResponderEliminar
  6. E com o teu post acabo de descobrir que estou a passar também por isso....em grande parte por causa do trabalho que me desgasta imenso. Mas é horrível andar 1 ano inteiro à espera do "prometo falhar" e agora que o tenho, só consegui ler 10 págs !! :(

    http://araparigadocomboio.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te entendo Joana! Mas tenta seguir as minhas dicas, tenho a certeza que depois vais ler o livro num ápice!

      Eliminar
  7. Que engraçado!! De facto não sabia que existia nome para isto e pensei que era só a mim que acontecia! Quando estou com uma ressaca literária faço sempre a última dica, não leio nada (exceto coisas da faculdade, claro) durante dois ou três meses e depois volto ao ritmo normal.
    Um post muito interessante, de verdade (:

    Beijinhos,
    Catarina Gomes | http://cenasdumaraparigacomplicada.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A última é sem dúvida a mais eficaz! Obrigada Cat :)

      Eliminar