-->

25/06/2015

Banksy: Um verdadeiro génio!

(via)
Soube da existência de Banksy no inicio deste ano, quando tive de fazer um trabalho para Filosofia (ô, coisa chata!). O trabalho, que tinha como base um excerto da notícia intitulada "Mural de Banksy apagado por ser »ofensivo«" (o mural é este aqui em cima, dos pássaros) consistia em argumentar a favor ou contra a atitude da câmara local. Como podem deduzir, a imagem ilustra o típico preconceito que geralmente existe contra os emigrantes. O mural foi removido por incomodar algumas pessoas que, na minha opinião, interpretaram mal o objetivo de Banksy.

Não acho que ao publicar a obra, Banksy queira ter transmitido que é a favor do racismo ou contra a migração, mas sim demonstrar que o preconceito, ainda é um problema muito atual, e que a sociedade ainda não evoluiu o suficiente face a esse aspeto. Qual é a novidade? Assistem-se a coisas destas todos os dias. As pessoas que se dizem ter sentido incomodadas e ofendidas claramente não entenderam o verdadeiro sentido da obra. Mas isto é a minha opinião!

Uma das minhas obras favoritas, adoro, adoro (via)

Mas afinal, quem é Banksy? Sabem a melhor? Eu não sei. Ninguém sabe. Ele é o anónimo mais famoso do mundo! É isso mesmo. Ninguém sabe quem ele é realmente. Ou quase ninguém. De Bansky sabe-se que ele é um graffiter, pintor, ativista político e diretor de cinema. Quanto ao seu nome verdadeiro, há várias versões. Há quem diga que ele se chama Robin Banks, como há quem diga que ele se chama Robert Banks.

É um verdadeiro desafio para os jornalistas entrar em contato com o Banksy para conseguir uma entrevista. Nem mesmo de pessoas que trabalham ou já trabalharam com o artista é possível obter alguma informação! É realmente impressionante a forma como ele preserva a sua identidade, até parece uma cena de filme, ahah. 

(via)

(via)

(via)
As suas obras, geralmente polémicas, são marcadas pelo humor, pela ironia, pela crítica e pela audácia, e estão espalhadas pelas ruas de vários cantos do mundo. 

Apesar de não conseguir interpretar logo de cara todas as obras de Banksy (convenhamos, algumas delas querem dizer muito mais do que a imagem nos mostra. E sim, eu sei que como aluna de artes deveria saber, meh.), admiro imenso a visão ampla e muito atenta que ele tem sobre o mundo, e isso reflete-se nas suas pinturas e graffitis. Não percebo como podem considerar isto ilegal. Isto é arte!

(via)

(via)
Para mim Banksy é sem dúvida um artista de intervenção. A arte sempre foi um meio poderoso de "protesto e expressão" e Banksy soube fazer jus a essa afirmação. No fundo, ele é como uma espécie de porta-voz, pois expressa com criatividade e inteligência o que muitos pensam mas têm medo de dizer. Isto para dizer que Banksy é um dos meus artistas favoritos.

"Riam-se agora, mas um dia nós estaremos no comando." (via)

(via)

Eu tive que parar, porque se não isto ia ter umas 50 fotos, ahah. Mas acompanhem-no no Instagram, ou procurem obras dele no Google. Existem várias!

“Os maiores crimes do mundo não são cometidos por pessoas que quebram as regras, mas por pessoas que seguem as regras.” - Banksy

***
Já conheciam o Banksy? O que acharam das obras? xx


22 comentários :

  1. Já tinha visto algumas imagens na internet mas desconhecia que eram de um artista anónimo. Gosto imenso do trabalho dele. Realmente é o que dizem, "uma imagem vale mais do que mil palavras" :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Ricardo! As imagens por si só já dizem tudo xD

      Eliminar
  2. Já tinha ouvido falar, e visto algumas destas imagens pela internet... admito que ainda não o tinha associado diretamente... e só agora fiquei a par "da situação", mas gostei. Que instagram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, é normal Margarida :D
      O insta é @banksy!

      Eliminar
  3. Adoro Adoro este tipo de arte, retrata a sociedade tão bem na minha opinião ;)

    Novo post no blog, http://zenvogue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu não o conhecia, confesso! Mas fiquei rendida! :)
    Beijinhos grandes e muitas felicidades! <3

    chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que qualquer um que perceba o objetivo dele fica rendido eheh
      Beijinhos bb :D

      Eliminar
  5. Adoro arte que critica a sociedade e gostei de ficar a par de um artista/ativista que o faz de uma maneira tão rebelde (ninguém sabe quem ele é! Parece coisa de filme de espiões ahah) Adorei aquela pintura do rapazinho a gritar que não tem likes nem comentários, muito atual! Aquela dos pássaros é bastante forte mas acho que fizeram mal em tirá-la. Não percebem que se trata de uma crítica irónica?

    Beijos, Catline
    rapariganoseculo21.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é?
      A do rapazinho é das minhas favoritas :D

      Eliminar
    2. Olha, fiz uma tag lá no blog e o Diário de Uma Africana é um dos indicados, claro :D

      Eliminar
  6. Caramba! Que blog lindo.
    Você escreve muito bem. Eu amei esta postagem e o conteúdo do blog.
    Um beijão :*

    ResponderEliminar
  7. Arte pura mesmo, adoro *o* e muito obrigada eheh

    ResponderEliminar
  8. opa adoro o trabalho desse artista *-*

    ResponderEliminar
  9. É de louvar :o não conhecia mesmo mas tenho a dizer que adorei a forma como ele retrata a sociedade, como nos comportamos e agimos. Excelente post, beijinho"
    https://escrevelaesta.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Help! gostava de falar de bansky em filosofia mas não sei bem o que dizer! é uma autoavaliação mas quero causar boa impressão á stora

    ResponderEliminar
  11. Admito que não conhecia mas fiquei muito curiosa em ver mais obras dele!
    Beijos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  12. Eu ja vi muitas dessas fotos rodando a internet e amo essa critica que ele faz!
    Beijos

    Les Jours de Marcela

    ResponderEliminar