-->

09/08/2014

1º ano no Secundário: Minha experiência


Em Setembro do ano passado iniciei uma nova etapa da minha vida. Não só transitei para um outro ano escolar como tive que mudar para uma escola completamente diferente, para uma turma praticamente nova.
Passei do 3º ciclo para o ensino secundário. A passagem do 9º para o 10º é sempre um momento de grande aflição e frustração para muitos, porque no 10º ano somos colocados em cursos mais específicos, e uma escolha errada pode estragar tudo. Só que para mim nem foi tão difícil assim. Ou pelo menos eu achava que não.
Desde pequena sempre me disseram que eu sabia desenhar, que tinha jeito para a coisa, e eu sempre acreditei. Acreditei tanto que alimentei grandes paixões por estilismo, design e arquitetura. Porém com o tempo deixei a ideia de um dia vir a ser estilista para trás e decidi que o que queria mesmo ser era arquiteta. Ou designer de interiores. Ainda hoje tenho esse sonho. E por isso escolhi, sem pensar muito, entrar no curso superior de Artes Visuais. Mas é como se costuma dizer, se eu soubesse o que sei hoje, talvez as coisas não fossem iguais.
Achei que seria fácil, achei que as disciplinas não seriam tão pesadas como nos outros cursos, que Geometria Descritiva era canja, que seria dada mais ênfase ao desenho e pronto, simples. Enganei-me redondamente.
Mas quero que saibam, eu fui para Artes porque gostava, e ainda gosto, só que nem tudo são rosas, entendem?
Há muita gente que vem para Artes Visuais para fugir à matemática, e confesso que esse também foi um dos meus propósitos, odeio matemática de morte. Mas neste curso cheguei a descobrir o novo ódio da minha vida: Geometria Descritiva.
Lembro-me de quando a professora avisou no primeiro dia: Se não assimilássemos bem a matéria desde o inicio, seria difícil acompanhar o ritmo e ter boas notas. E a profecia cumpriu-se.
As minhas notas mais baixas (para não dizer miseráveis) foram a geometria. Acho que nunca me dei bem com disciplinas que exigem mais a lógica e a racionalidade do que qualquer outra coisa.
Até em Desenho me senti uma incapaz. Cometi o estúpido erro de comparar as minhas capacidades com as dos outros, sempre a inferiorizar-me, e nunca conseguia ficar satisfeita com os trabalhos que fazia. Era das minhas disciplinas favoritas no inicio, mas rapidamente deixou de o ser. Cheguei a perguntar-me por várias vezes se tinha feito a escolha certa, se era mesmo isso que queria. Foram várias as dúvidas que tive ao longo do ano, pensei em mudar de curso, mas havia sempre um senão, já não sabia o que queria realmente e creio que isso me tenha afetado um pouco nas notas.
Porém dei-me super bem a História da Cultura e das Artes. Sempre adorei história em geral e sempre foi fácil para mim assimilar as matérias. No 1º período tirei uma positiva boa para quem não tinha se quer o livro da disciplina. Tudo à base de apontamentos retirados nas aulas. Apesar de esperar uma nota mais alta, até a professora ficou bem satisfeita. Estava quase a atingir o 15 quando desci um bocado num dos testes e acabei o ano com 14 valores. Mas para o ano espero ultrapassar os 16, farei os possíveis e impossíveis para isso.
Adorei as aulas de Português. Eu era das que mais participava, e o meu forte era sem dúvida a escrita. Mas apesar de dominar bem a escrita e os conteúdos gramaticais, faltou-me um pouco de concentração e paguei isso nas notas. O mesmo aconteceu com Inglês.
Achei que Filosofia seria mais interessante mas não gostei muito. Demasiado aborrecido.
Este foi o 1ª ano de toda a minha estadia na escola em que tirei um "Bom" a Educação Física (14 valores) e ainda estou chocada por ter atingido essa nota.
Passei de ano com apenas 2 manuais, 2 de 5 disciplinas (são 7 disciplinas no total mas só 5 precisam de livros), e passei com uma média, digamos,  mediana. Por isso já vai um conselho para todos os estudantes que nem sempre têm possibilidades para comprar o material escolar, é preciso força de vontade. Fazer apontamentos nas aulas é essencial. E eu ainda podia ter feito mais, eu poderia ter tido uma média mil vezes melhor, se me tivesse esforçado um pouco mais. Mas eu estava confusa e desleixei-me.
No secundário o grau de exigência é bem maior. Agora já não conta só o transitar de ano. As médias também contam, e muito. E eu já aprendi a lição, este ano será diferente e não digo isto da boca para fora. Ainda não é tarde para tentar fazer melhor!
O texto ficou um pouco grande (quando me entusiasmo a escrever é assim rsrs) então se leste até ao fim tens o meu respeito ahah.
***
Alguém aí que seja estudante de Artes Visuais? Alguém que vá aventurar-se nessa área? Alguém que esteja/esteve no secundário e esteja a passar por algo semelhante? Ah, e deixem perguntas, se forem muitas, faço um outro post mais específico (mais ainda Sandra?) para o curso de Artes. Quero saber o que pensam, adoro ler os vossos comentários. Beijo :*

23 comentários :

  1. Teu jeito espontâneo de escrever faz seus textos serem muito agradáveis de ler...
    Terminei a graduação de desenho industrial -design- ano passado, e posso dizer que passei
    exatamente pelas mesmas situações..o mais difícil é que quando você está fora de cursos assim,
    você não tem amigos que desenham bem, e quando você entra em um turma com 50 alunos que desenham muito, a auto estima cai mesmo, é natural...mas cada um tem um jeitinho especial, não é mesmo?
    tem que acreditar, e amar muito o que faz, ai não tem como dar errado ;)
    Boa sorte nas suas escolhas e decisões, muito sucesso ♥

    Beijocas!
    www.marina.delamonica.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, obrigada Marina!
      É isso mesmo, antes eu estava numa turma onde praticamente ninguém sabia desenhar, então eu era considerada uma das melhores, mas assim que fui para à turma de artes, a auto estima ficou abaixo de 0 mesmo ;\
      Mas não vou desistir, é como disseste, cada um com o sei jeitinho especial.
      Obrigada flor, beijinho grande e sucesso para ti também ♥

      Eliminar
  2. Bem, aqui estou eu mais uma vez :D

    Por acaso aconteceu-me o mesmo, mas no meu caso foi no curso de Línguas e Humanidades. Sempre adorei escrever e ler. Tenho um talento especial para a História desde que me lembro. Simplesmente pensava adorar a área, depois descobri a Geografia que é totalmente odiável para mim.No meio disto tudo comecei a questionar-me o porquê de me esforçar imenso e não tirar algumas notas de " jeito" . Como por exemplo a História, acabei o ano com 14 . Mas pronto, são fases. Nós adolescentes questionamos tudo, somos confusos, simples.


    Continua assim <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Anita, parece que passámos por experiências muito semelhantes. Adorei essa ultima parte "Mas pronto, são fases. Nós adolescentes questionamos tudo, somos confusos, simples." resume mesmo bem aquilo que nós adolescentes somos!

      Obrigada linda, beijo <3

      Eliminar
  3. Definitivamente o método de ensino de Portugal é diferente daquele que temos no Brasil e seu post só aumentou minha curiosidade em entender como são as coisas aí, Sandra.

    Aqui, por exemplo, nós não somos direcionados a áreas específicas quando estamos no colégio. Isso só acontece na faculdade. Somos divididos em dois períodos: ensino fundamental e médio. Ambos os ensinos são compostos por matérias como português, matemática, biologia, geografia, história, etc. No final do ensino fundamental somos apresentados à física, química e literatura, e elas são aprofundadas no ensino médio. O fundamental é composto por nove anos, mas na minha época eram apenas oito, enquanto o médio é formado por três. Depois disso que chegamos à faculdade, e para entrar nela é uma outra novela hahahaha

    Mas aí em Portugal parece ser bem diferente, a começar pela data em que as aulas começam. Setembro, né? Aqui é no final de janeiro/início de fevereiro (no colégio).

    E nossa, tudo parece ser muito interessante! Eu queria muito que nosso ensino médio fosse apontado para nossas áreas de maior força. Definitivamente teria sido mais feliz se não tivesse uma física tão pesada ç__ç Mas, enfim. Ótimo post :333

    Agora v4i mandou beijócas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou apontar na minha agenda, vou ter que fazer um post sobre essas diferenças entre Portugal/Brasil ahah, realmente é tudo bem diferente!
      Aqui as aulas começam sempre em setembro sim.
      Obrigada Nikki, beijo enorme <3

      Eliminar
  4. Adorei este post, era algo assim que andava a precisar de ler nos últimos tempos...
    Para o ano também entro no secundário, só que no curso de humanidades, e apesar de andar numa escola em que os stores são super exigentes fico um bocado ansiosa de como será o nível de exigência e se vou conseguir aguentar com notas razoáveis....
    Acho que podias fazer um post a falar da organização do estudo no secundário, as diferenças de como as aulas são dadas e coisas assim... acho que iria dar uma visão a toda a gente que vai entrar este ano, inclusive a mim, ahah!
    Sigo o teu blog á pouco tempo mas sou grande fã, beijinhos ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste linda!
      Boa sugestão, vou ver se faço um post sobre isso daqui a uns dias.
      Obrigada, beijinho ^_^

      Eliminar
  5. oi amei o seu blog. já estou seguindo :) você poderia me dizer qual a fonte que você usou no nome africana ?.. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tay :D, a fonte que eu usei chama-se Virginia Sky.
      Beijoo :)

      Eliminar
  6. Wow, gostei bastante! É notável o que fizeste sem sequer ter o material completo. É a prova de que com empenho e dedicação tudo se consegue.
    É normal algum desânimo. Eu estou na Faculdade, escolhi o curso que queria e estou a sentir o mesmo que tu. Às vezes parece que estou no sítio errado, sinto-me burra, sinto que aquilo não é para mim. Mas não é verdade. Só que, como dizes, nem tudo são rosas.
    Há-de correr tudo bem, don't worry =) E ainda vais ser uma grande designer!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é mesmo assim que me sentia, espero que este ano seja tudo diferente, vou fazer por isso. Obrigada e boa sorte na faculdade, mal vejo a hora de lá chegar um dia :D

      Eliminar
    2. Vais chegar, tenho a certeza ;)

      Eliminar
  7. Boa sorte na escola, flor!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Quando eu estava indo para o Ensino Médio foi um pouco complicado para escolher o tecnico que eu ia fazer, porque eu queria fazer faculdade de moda, o que eu faço agora, e não tinha tecnico nisso, então resolvi fazer produçao cultural, o que me ajudou muito nas minhas faculdades atuais.

    Boa Sorte na sua vida escolar

    Beijos, Raissa Neon.
    Ray Neon Blog

    ResponderEliminar
  9. Que bom Ray! Faculdade de moda deve ser brutal.
    Obrigada, adoro o teu blog, beijo :)

    ResponderEliminar
  10. Olá :)
    Eu estou agora no 2º ano de Secundário de Ciências e Tecnologias e apesar de ser um curso diferente identifico me imenso com o que disseste.
    O meu 1º ano de secundárioo (10º) também pensei que fosse como o 9º mas a verdade é que é mesmo muito mais exigente e felizmente mentalizei me disso a tempo! Acabei também o 10º com uma media mediana de 14.5 valores, e conseguia muito mais mas aquela matematica!!! Tinha 13 valores a matematica e depois 16 a portugues, 15 a biologia e fisica e quimica, mas aquela matematica é tramada!
    Estou agora no 11º e estou a esforçar me muito mais e sem duvida que vamos conseguir acabar o secundária com otimas medias!

    Eu tenho o sonho de ser médica e por isso quero seguir medicina, apesar de achar que nao vou ter media suficiente para isso mas se nao tentarmos nunca iremos descobrir certo?

    Eu também tinha o sonho de ser arquiteta e amava desenhar e até diziam que tinha jeito para tal mas acabei por seguir o curso que dá para tudo (Ciencias e tecnologia) e eu gosto muito mais de ciencias pelo que segui esse instinto.
    Boa sorte no teu percurso no secundário, espero que consigas concretizar os teus sonhos :)
    Beijinhooos


    www.girlyworld4girls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah como nos compreendemos tão bem não é? O secundário não é pera doce, não é mesmo! Espero que consigas realizar o teu sonho de ser médica. Boa sorte para ti, e haja paciência para todos nós estudantes! ahahah xD

      Eliminar
  11. Olá,

    Eu ainda estou no 8º ano mas sinto o mesmo que tu, eu quando era mais pequena comecei a gostar de escrever e ler porque fiquei no hospital 2 anos (estou atrasada na escola por isso) e não havia nada para fazer, achava que a televisão não me importava e lembro-me que um dia, os meus pais compraram-me um livro de historias acabei de ler esse livro que queria outro, a minha avó deu-mo, passado poucos dias já tinha lido o livro, passou-se 1 mês e os médicos disseram que eu tinha que ser operada, depois da operação ninguém me podia ver então eu como não tinha nada que fazer pequei nos livros e comecei a escrever o que se passava com a minha vida no hospital, eu pensava que escrever era fácil mas agora me apercebi que não sei escrever mas eu quero melhorar

    Adoro o teu blog linda <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah não sejas tão dura contigo linda, se calhar escreves bem melhor do que imaginas! E se achas que não, então toca a melhorar ok? Escrever é maravilhososo, ahah Beijinhos Ana <3

      Eliminar
  12. És a minha alma gemea ahhaha.
    Sempre quis ser estilista, mas com o passar dos anos comecei a interessar-me por arquitetura.
    Sempre tive jeito para o desenho e sempre mo disseram desde a primaria.
    Sou boa aluna a portugues e o meu forte, adivinha qual é.... a escrita, tenho sempre a nota máxima.
    Estou no 9º ano e o meu maior dilema é se deva escolhar artes ou humanidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, somos almas gémeas! E como somos tão parecidas, eu sou a pior pessoas para te aconselhar, porque até hoje me sinto dividida entre artes e humanidades :\, mas quando fores para o 10º ano vais ter a oportunidade de mudar de curso antes do 1º período acabar!
      Informa-te bem sobre ambos os cursos antes, sobre as disciplinas e os conteúdos leccionados em cada uma delas.
      Boa sorte com essas escolhas :D

      Eliminar