-->

13/01/2018

14 mulheres negras em Portugal para seguir no Instagram


Esta semana, no instagram, deparei-me com um pequeno desabafo da Valerie Eguavoen (@onacurve), fundadora do blog On a Curve, onde ela questionava a falta de representatividade no mundo da blogosfera.

Identifiquei-me com tantas das coisas que ela falou no seu post, que me pus a pensar em como a situação em Portugal não é muito diferente. A falta de representatividade ainda é um problema não só na blogosfera, como em todas as grandes mídias. Mas centremos-nos na blogosfera.




Quando eu comecei no mundo dos blogs entre 2012 e 2013, não conhecia mais nenhuma outra blogger negra por cá. Na verdade não conhecia bloggers portuguesas no geral. O meu primeiro contato com outras bloggers foram as brasileiras e as norte-americanas. Mais tarde comecei a acompanhar bloggers portuguesas, mas nenhuma negra. Sem exagerar, acho que só em 2016 é que de facto comecei a conhecer o trabalho de mulheres negras em Portugal na internet.

Hoje em dia, felizmente já existem muitas mulheres negras a fazer um trabalho incrível na internet, nomeadamente aqui em Portugal. Mas é muito difícil terem o reconhecimento e destaque que merecem.

Let's face it, em Portugal, a blogosfera é representada pelos mesmos rostos de sempre. São os mesmos rostos a marcar presença em eventos, a ganhar visibilidade das marcas e destaque nas grandes mídias. E se não é de todo por falta de pessoas diferentes a produzir conteúdo de qualidade, porque será?

A Valerie, que não é uma mulher conformada, não esperou pela resposta, arregaçou mangas e criou o @youbelongnow, que é, e passo a citar "um movimento de criadores de conteúdo que estão constantemente a ser negligenciados por causa do seu tom de pele, etnia, religião, género, idade...". Ela decidiu inaugurar o espaço divulgando 100 criadoras de conteúdo digital negras, e, para minha surpresa, eu tive a honra de ser uma delas. Fazer parte de uma iniciativa tão linda, e estar no meio de tantas mulheres poderosas, encheu-me o coração!

A iniciativa da Valerie deu-me a ideia de fazer aqui um shoutout às mulheres maravilhosas que sigo no instagram. Algumas delas são afrodescendentes como eu, outras nascidas num PALOP (País Africano de Língua Oficial Portuguesa). Nem todas são bloggers, algumas são youtubers, mas todas são inspiradoras, não só pelas fotos on point, mas também pelo mindset sólido que cada uma tem.

Infelizmente não consegui colocar aqui todas, e por isso de certeza que farei uma segunda parte.

Preparem-se para a dose de maravilhosidade que vão tomar agora!

CLÁUDIA SANTOS - @kllaublog

YOLANDA TATI - @yolanda.tati

SILVIA CASSANDRA - @silviacassandra

CUIIN - @that_blackk

JANDY - @__xjandyyx__

YONCÉ LOPEZ - @its.yonce

GILDA MBALAZAU - @gii_unit

 LILLA MBALAZAU - @misslills

LEONOR SILVA - @leonorssilva

DULCE CRISTÓVÃO - @dulcecristovao

WILMA MOISÉS - @sambapitaa


CUSTÓDIA SAMBO - @custodiasambo

ELISA - @zengxrl

Como eu disse, acompanho muitas mais, e se vocês gostarem deste post, farei uma segunda parte a indicar mais. Aproveitem para conhecer estas girls, garanto que não se vão arrepender! Valorizem e divulguem o trabalho de quem vocês admiram.

Já conheciam alguma destas instagrammers? Que outras criadoras de conteúdo negras vocês conhecem e acompanham? Recomendem-me, pois adoraria conhecer!



Queres receber conteúdo exclusivo sobre este e outros dos principais temas do Uma Africana no teu email? Entao junta-te ao squad!



4 comentários :

  1. Infelizmente sinto que tens muita razão :( Mas fico muito feliz por falares disto por aqui e no insta! Sigo-te lá e adoro o que falas, os momentos divertidos e os mais sérios! Estão aí fotos lindas e MUITO poderosas!! Gostei imenso!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá , eu também como blogger, senti o mesmo que tu, não conhecia nenhuma portuguesa negra, só depois é que te conheci a ti e a Cláudia Santos. Mas esqueceste a maravilhosa Olaj Arel (https://www.instagram.com/olaj_arel/)
    Beijinhos, adorei o post ;)

    https://liveloveandlaught4.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Mais e mais procuro representatividade nas pessoas que sigo nas redes sociais... Sempre segui mais negras americanas, brasileiras e inglesas, mas tenho vindo a conhecer tantas de outras igualmente boas em Portugal que só quero o numero cresça mais e mais!!!
    Muito bom post! Ah e das 14 só conheço 7, shame on me! Mas vou obviamente ver os que não conheço.
    Beijinhos

    http://www.bedjolove.com/

    ResponderEliminar
  4. Caramba, que mulheres maravilhosas!! Quase nunca encontro blogueiras negras, e quando encontro, acho sensacional. Posso não ser negra (na verdade, sou uma grande mistura), mas minha família tem raízes negras e indígenas, e ficamos muito felizes quando encontramos alguém que represente todos. O mundo precisa conhecer cada vez mais a beleza negra e a indígena.
    Aliás, você, Sandra, é uma das que eu acompanho há tempos e adoro suas fotos e seus posts aqui no blog. Continue inspirando as pessoas por aí! ♥

    ResponderEliminar