-->

24/09/2017

5 coisas que aprendi com o blog


O Diário de uma Africana vai completar 4 anos de existência em novembro, e eu poderia fazer este post nessa altura,  mas decidi publicá-lo agora,  porque tem acontecido tanta coisa incrível graças ao blog (e ao instagram) que eu preciso deitar tudo cá para fora o quanto antes. Foram 4 longos anos recheados de experiência e muito aprendizado. Não me canso de dizer que ter entrado para a blogosfera foi, de longe, a melhor coisa que eu podia ter feito na vida. Teve um impacto muito grande, a todos os níveis. Abaixo listei 5 vezes em que isso aconteceu.


1- A autoestima
O blog foi um dos protagonistas da construção da minha autoestima. Com ele aprendi a sentir-me uma pessoa mais segura com aquilo que eu sou, acredito e transmito, a sentir-me útil, alguém que vale a pena. Foi um processo de autoconhecimento incrível. Parece uma coisa meio nada a ver, mas é 100% real: O Diário de uma Africana é um dos meus melhores amigos.

2 - Resiliência
Na verdade acho que sempre fui uma pessoa resiliente, mas depois do blog, sinto que esse é o meu nome do meio. Não sou a pessoa mais otimista do mundo, mas nas piores situações, em vez de me ir logo abaixo começo a pensar em como contornar o problema, por mais difícil que seja, tento começar por algum lado, e recuso-me a ceder à primeira. Foram várias as dificuldades que passei com o blog e que muitas vezes me fizeram questionar se deveria ou não desistir. Para vos dar um exemplo concreto, já há pouco mais de 1 ano e meio que não tenho computador. Então comecei a escrever e publicar os posts todos pelo telemóvel. Sim, os últimos posts do último ano foram todos feitos através do telemóvel. Este aqui, estou a escrevê-lo agora do meu telemóvel. Dá muito mais trabalho, tanto que por isso a minha frequência de posts diminuiu um pouco, mas é aquela frase: quem corre por gosto não cansa.

3-  Uma mente inquieta
Esta expressão tive que roubar das irmãs Alcântara do Tudo Orna, porque nunca me identifiquei tanto. Depois de criar o blog, fui nutrindo várias paixões para além da escrita: fotografia, comunicação e marketing digital. Sempre que posso procuro aprender mais sobre cada uma dessas áreas e aplicá-las na prática. Pretendo fazer poupanças para fazer alguns cursos e workshops que me enriqueçam ainda mais o conhecimento, mas por enquanto, aproveito todos os cursos online gratuitos, artigos e ebooks que vou encontrando. O resultado ainda vem devagar, mas cada pequena conquista é uma vitória.

4- Responsabilidade, auto-valorização e profissionalismo
Durante este período na blogosfera, surgiu a oportunidade de trabalhar com algumas marcas. Procurei sempre dar o meu máximo ao produzir um conteúdo de qualidade para todos eles e para os meus leitores, com a maior transparência e sinceridade possível. Infelizmente no meio disso também me surgiram algumas propostas um pouco absurdas que eu acredito que só continuam a existir porque há alguns bloggers que não valorizam o seu trabalho e acabam por aceitar. E, não as julgo, eu própria já caí na esparrela uma vez, lá no início, e jurei para nunca mais. É preciso alertar as pessoas para este tipo de situações, e eu ainda hei-de fazer um post sobre isso em breve.

5-  A criatividade
Não sou a pessoa mais criativa que existe, isso é uma coisa que eu ainda exercito todos os dias e que ainda preciso melhorar bastante. Mas sempre gostei de dar um toque diferente a tudo o que faço e com o blog não podia ser de outra maneira. Gosto de me desafiar a mim mesma a trazer para o blog conteúdos que geralmente não se vêm todos os blogs, e o feedback que recebo dos meus leitores é sempre tão bom que me motiva a querer fazer mais e melhor. E eu ainda pretendo fazer muito mais, e bem melhor!

***

Aprendi uma infinidade de outras coisas depois de me tornar blogger, mas para já fiquem com estas 5! E vocês, bloggers? Quais a lições que vocês aprenderam tendo um blog? Contem-me nos comentários! xx

22 comentários :

  1. Obrigado por me teres trazido para este mundo que cada vez gosto mais !
    Muito sucesso .
    https://thechanceller.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que me tornei muito mais criativa com o blogue! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu tornei-me mesmo mais resiliente!!


    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/5-canais-do-youtube-que-estou-viciada.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Foste a minha companheira na criação do meu blog, e agradeço-te muito! Mereces tudo de bom <3
    Beijos,
    The Dreamer Girl

    ResponderEliminar
  5. Olá , posso dizer-te que aprendi imenso... Em tres anos que o tenho...
    Melhorei na questão da timidez pois permitiu que me libertasse muito mais da rapariga timida e fechada a sete chaves que sempre fui. Melhorei na questão de pensamentos, de avaliar as stituações que me rodeiam e precisam de decisões maduras, sim, a questão de pesquisar oara nos informar-mos para dar conteúdo aos leitores ou até mesmo seguir outros blogues e swguir tudo faz nos isso.
    Mudei em relação a criatividade, tornei me mais criativa, em 3 anos, cada vez tenho mais ideias para produzir conteúdo para o blog. Acho que eu mesma mudei, cresci com o meu blogue.

    Www.omeuprimeirovlog.blogspot.pt

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei, desejo-te o maior sucesso!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, tenho que dizer que adoro o teu blog e que te acho uma pessoa super inspiradora! ♡
    Neste ano e meio em que escrevo no blog, sinto que melhorei em muitos aspectos. Comecei bem tímida e a medo, mas o blog ajudou bastante a aumentar a minha autoconfiança. Sentir que as pessoas gostam do nosso conteúdo e confiam na nossa opinião é fantástico!
    Para além disso, ajudou-me a tornar-me mais criativa e também mais responsável (:
    Beijinho grande!
    O Blog da Sofia

    ResponderEliminar
  8. Adorei as tuas palavras! Adoro o teu blog! E desejo-te imenso sucesso e que venham mais 4 anos! :)

    PASSATEMPO A DECORRER: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/2017/09/1-passatempo-especial-50-seguidores.html

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelos 4 anos de blog e pela tua luta diária, mesmo com adversidades continuas escrevendo, não baixando os braços. Desejo muito sucesso, views, seguidores e tudo de bom :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
  11. Comecei o meu blog à pouco mais de um mês e fico tão feliz com as tuas palavras! Espero mesmo que esta etapa na minha vida me faça crescer e ser ainda mais positiva, como aconteceu contigo.
    Adorei o post!

    Beijinhos,
    https://iartgirl.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho o blog à tão pouco tempo, mas identifiquei-me com tudo! Infelizmente com o instagram não tenho a mesma sorte que tu, ainda não consegui fazer como eu gosto :l

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  13. Me vi muito no seu post, como se eu escrevesse há uns quatro anos atrás!!
    Maravilhoso, sério.
    É ótimo blogar, escrever. Faz tão bem para a alma.

    www.chaeamor.com

    ResponderEliminar
  14. Adorei! Identifico-me imenso... maior sucesso!
    Beijinhos querida
    http://bublidu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adorei este post! Apesar de ter o meu blog há menos tempo que tu ( 3 anos), identifiquei-me com todas as coisas que aprendeste. Principalmente com a parte da autoestima. O meu blog melhorou imenso a minha autoestima :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito deste post! Ando um pouco afastada mas é bom voltar com posts destes.
    Parabéns Sandra!
    Identifico-me muito com a primeira e com a quarta. Acho que acima de tudo, todos nós já aprendemos muito com o blogue e conseguir perceber o que foi é muito importante.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Great post!

    You have a nice blog!

    Would you like to follow each other? (f4f) Please let me know on my blog with a comment! ;oD

    Have a great day!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderEliminar
  18. Ter um blogue ajuda-nos muito. Não estamos a falar do que podemos ou não vir a receber monetariamente por ele, nem dos bens materiais que possamos adquirir de forma gratuita. Estamos a falar do que se aprende na partilha constante, das amizades que se criam, do que mudamos de forma positiva! Sim, a blogosfera também tem muita coisa negativa, mas só tiramos dela o que queremos e nós queremos tirar o melhor! :)

    Que venham muitos e muitos mais anos de ti por cá, que nós gostamos!

    ResponderEliminar
  19. Conheci seu blog por acaso e já estou amando.

    Blog S.O.S Pedro

    ResponderEliminar
  20. Simplesmente amei Sandra!!
    Que continues assim, a inspirar muita gente, principalmente a ti mesma,que possas sempre passar aquilo que és para quem te acompanha.
    Muito obrigada por teres mantido fiel ao blog e acima de tudo a ti própria.
    Tudo de bom para ti ❤️��

    ResponderEliminar
  21. Aprendi muito com o blog e aprendo todos os dias! É das coisas que me dá mais prazer... <3

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  22. As coisas que mais gosto acerca de ter um blog é mesmo o facto de ter a oportunidade de,sempre que possível,criar coisas novas,é uma coisa que puxa pela minha criatividade,e,também,estar sempre a aprender. Ao contrário do que muitos pensam,a blogosfera é um autêntico mundo!
    Adorei o teu post!
    Bjs,
    Daniela Santos
    blogreticencias.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar