-->

26/04/2014

Box braids: dúvidas habituais, dicas e sugestões

Achei importante falar um pouco sobre box braids, mais conhecidas aqui em Portugal por tranças postiças.


O facto é que apesar de ser muito usado, existem vários mitos e dúvidas sobre o seu uso. Eu costumo usar com bastante frequência, e sou sempre sujeita a perguntas que me deixam um pouco espantada. Portanto vou fazer aqui uma pequena lista com as perguntas que ouço com mais frequência, e responder. So, here we go!

1."Lavas o cabelo com essas tranças? Como?"
Bom, é claro que lavo. Não convém lavar todos os dias, porque isso faz com que as tranças envelheçam mais rápido e saiam com mais facilidade. Aconselha-se que lavem a cabeça de 3 em 3 dias, mas isso é uma escolha pessoal. Como lavá-las? Com um champô capilar normal. Nada de amaciadores nem coisas do género, pois isso torna as tranças postiças mais escorregadias, e assim sairão com mais facilidade. O objectivo é fazer com que elas durem um pouco mais não é?
A lavagem é simples: basta esfregar muito bem o couro cabeludo e passar um pouco de champô pelas tranças sintéticas. Sim, são tranças falsas, mas convém que cheirem bem, right?

2."Como colocas essas tranças? Ela já vêm feitas? Dói muito?"
As tranças não vêm prontas. O "cabelo", digamos assim (na realidade é uma fibra sintética), compra-se, geralmente em lojas africanas (pode ser adquirido na net como por exemplo no Ebay), e as tranças são feitas à medida que se colocam no nosso cabelo natural. Podem verificar isso nos videos abaixo.


Existem vários vídeos deste género no youtube, que te podem ajudar a fazê-las sozinha, da forma mais simples possível.

É possível que doa um bocado sim, uma vez que as tranças devem estar apertadas para durarem mais e não saírem tão facilmente. Mas passado 1 ou 2 dias já não doerá nada.

3."Quais as vantagens de usar tranças postiças?"
As vantagens são muitas. Usar tranças postiças é muito prático e poupa-nos tempo. Não temos que nos levantar de manhã, pentear, e pensar em que penteado iremos fazer antes de sair. Basta ajeitá-las et voilá! Estão prontas para mais um dia. Mas se ainda assim preferires variar os teus penteados, tudo bem, existem centenas, milhares de formas de estilizar as box braids.












Estes são apenas 3 de 23904230 exemplos de penteados lindos que poderás utilizar. Aprende a fazê-los em vídeos no youtube como estes:


4."Tranças postiças fazem o cabelo natural crescer?"
De certa forma sim. Mas não esperem que o cabelo cresça em grandes quantidades na noite para o dia. Na realidade o nosso cabelo cresce com ou sem box braids. A diferença é que com as box braids, paramos um pouco com a paranóia e o desespero de saber se e quanto o nosso cabelo cresceu. Mas, de facto as tranças postiças acabam por ter  uma função protectora no nosso cabelo natural, pois proporcionam-lhe um período de descanso, o que permite que o cabelo natural cresça um pouco mais que o normal. Já aconteceu a muitas raparigas o cabelo ficar bem maior do que antes graças às tranças postiças, o meu também cresceu. Então penso que usar estas tranças é uma boa estratégia!

Este post será atualizado à medida que surjam dúvidas novas, ou caso eu encontre algo importante para partilhar com vocês. Espero ter sido esclarecedora para vocês. Deixem ai nos comentários as vossas dúvidas, opiniões ou sugestões, ou entrem em contacto comigo nas redes sociais. Beijinhos!


***

Queres receber conteúdo exclusivo sobre este e outros dos principais temas do Uma Africana no teu email? Entao junta-te ao squad!




***
Ps: Este é o post mais visualizado do blog (já ultrapassou as 1.300 views, obrigada! / Atualização Julho 2015: MAIS DE 2000 VIZUALIZAÇÕES, UHUUL!) Mas não tem nenhum comentário! Comentem para eu saber se gostaram do post or nah ahaha, bj :)

POST ATUALIZADO SOBRE BOX BRAIDS AQUI