27/01/2017

Agora que falas nisso | Talento ou trabalho?


Fui desafiada pela Daniela do Another Lovely Blog a escrever um post intitulado "Talento ou Trabalho". Confesso que foi mesmo um verdadeiro desafio escrever sobre este assunto,  mas sinto que foi uma reflexão que me acrescentou bastante,  em vários aspectos. Portanto desde já obrigada Daniela! 

E afinal,  o que vale mais,  o talento ou o trabalho? 

Eu acredito que sim, existem pessoas realmente dotadas em algo. Ora a cantar,  a dançar, a cozinhar,  escrever... Todos nós temos mais sensibilidade para umas coisas do que para outras.  Mas será o talento suficiente? 

Bom, se quisermos ter sucesso em algo, temos que ser realmente bons no que fazemos, e isso exige muito trabalho. Ou seja,  na minha opinião, só o talento não basta. 

Para dizer a verdade,  eu acho que o trabalho duro pode ser tão bom ou até mesmo superar qualquer talento. Basicamente, qualquer competência pode ser adquirida,  desde que se tenha determinação e afinco. Se uma pessoa é talentosa deixa-se ficar por isso mesmo e não se esforça o suficiente para desenvolver esse talento,  no fundo, é só um talento desperdiçado.

Pois é,  ser talentoso em algo mas encostar-se "à sombra da bananeira" não serve de muito, porém fazer algo que não se gosta só porque se tem um dom natural para aquilo para mim é que é um verdadeiro pecado! 

Vamos exemplificar. Se eu tenho talento para cozinhar mas não acho muita piada,  e por outro lado gosto imenso de basquetebol porém não tenho muito jeito, é óbvio que o preferível é eu gastar as minhas energias com algo que será mais prazeroso para mim (basquetebol no caso). Quem sabe com muito esforço não adquiro habilidades tão boas como as que tenho naturalmente na cozinha. 

O ator Will Smith tem uma visão bastante clara e interessante sobre este assunto.  Em uma entrevista (podem clicar aqui para assistir)  ele afirmou, mais ou menos por estas palavras, que não se considerava particularmente talentoso em algo. Mas considera-se esforçado e trabalhador. "Enquanto os outros estão dormindo,  eu estou trabalhando,  enquanto os outros estão comendo,  eu estou trabalhando..." - disse ele. E isso é o que o diferenciava dos outros: a determinação e o trabalho duro. 

Isto para dizer que sim, por vezes, o trabalho supera o talento. Mas penso que acima de tudo,  devemos encontrar a nossa paixão e o nosso propósito, e a partir daí ter muito foco,  determinação e acreditar que é possível. E se formos a ver, talvez esse seja o nosso talento,  não é? 

Eu poderia ficar aqui a divagar mais um pouco sobre isto,  porque de facto é um tema que dá pano para mangas. Mas para o post não ficar gigante, tive que me conter um pouco, ahah. 

***

Este post foi feito em parceria com a Daniela do Another Lovely Blog! 

Leiam o post da Daniela aqui

***

Qual é a vossa opiniao sobre este tema? Para vocês, o que importa mais: o talento ou o trabalho? xx

14 comentários :

  1. Obrigada por teres aceite este convite Sandra!:D

    No fundo chegámos à mesma conclusão, e tal como disseste, ser emepenhado e trabalhador acaba por ser também um talento e acho que esse é o melhor de todos porque nos pode levar até onde quisermos!

    Beijinhos
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Daniela!! Beijinhos e obrigada pelo convite :D

      Eliminar
  2. Como referi no blog da Daniela, esta questão é complexa demais para escolher apenas um dos lados. Existem pessoas que gostam de cantar, vão a um concurso e basta um casting para encantarem o mundo e, consequentemente, conseguem vingar. Por outro lado, há quem trabalhe a vida inteira e não consigue sair da cepa torta. É por isso que considero que o factor "sorte" também pesa e muito. Basicamente é preciso um misto de tudo :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha vendo as coisas por esse prisma, faz muito sentido!! Realmente a sorte também acaba por ser um fator meio relevante no meio disto tudo ahah

      Eliminar
  3. Oi, Dani!
    Aqui é a Fernanda. Vi o link do seu blog em um dos grupos de blogs no facebook e o título da sua postagem em chamou a atenção, por isso, estou aqui. :)
    Sobre o seu texto, concordo com você sobre a importância do trabalho para o talento. Compartilho da mesma visão do Will Smith, e acredito que se a gente não desiste vai mais longe do que quem só tem talento.
    Obrigada por compartilhar conosco a sua opinião.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda!! Não sei se confundiste os blogs mas eu não sou a Daniela ahah, beijinhos :)

      Eliminar
  4. Eu acho que foste bem precisa, porém, por vezes, é preciso um pouco de sorte para se conseguir vingar neste mundo.
    A dedicação e trabalho é sempre necessário,mas nem sempre se consegue reconhecimento e perdemos pessoas muito talentosas assim.
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, o Ricardo já referiu isso ali em cima e tenho que concordar. Mas também acredito naquela filosofia do "a sorte procura-se". Se as oportunidades não surgem, nós mesmos as criamos!

      Eliminar
  5. concordo contigo querida... sem trabalho nada acontece :)

    beijinho vou comecar a seguir o teu blog... beijinho

    MORE_ELI

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião, o trabalho e o talento andam muito de mãos dadas. Não talento sem trabalho (mesmo que exista um dom inato) e o trabalho também requer algum trabalho. Basicamente, se aliarmos uma coisa à outra e se trabalharmos arduamente pelos nossos objetivos, somos capazes de tudo! :)

    Btw adorei o teu blog e segui de volta :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  7. Muito talento sem trabalho não dá em nada. Um pouco de talento e muito trabalho dão muitos frutos. Sim, porque encontrar muito talento e muito trabalho no mesmo sujeito é deveras muito raro.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que disses-te! Infelizmente não nasci com nenhum talento, por isso tenho de me contentar com o trabalho :D
    Já estou a seguir também!
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo, o talento é importante mas se não houver trabalho não vale muito a pena :) e o teu trabalho faz com que sejas ainda melhor nesse teu talento, um músico que não pratique ou um pintor que não actualize as suas técnicas rapidamente é ultrapassado.

    Beijinhos

    http://dejovemaadulta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...