31/08/2015

Tutorais + links úteis que te ajudam a criar um layout!


Antes de começar com o post tenho duas coisas a dizer:

Queria pedir-vos desculpa pela minha ausência aqui no blog. Estive bastante ocupada (comecei uma coisa completamente nova na minha vida, e se tudo correr bem conto-vos em breve!) e entretanto fiquei um pouco doente e não estava com paciência nenhuma para ligar o computador. Mas vou compensar-vos com muitos posts, aguardem!

Segundo, eu já era para vos ter comunicado isto antes, mas não tive oportunidade: o projeto “Change Your Blog” está em modo offline por tempo indeterminado. Quando eu comecei o projeto tinha muito mais disponibilidade do que tenho agora. Os pedidos começaram a ser muitos e eu não consigo dar conta de tudo sozinha. Adoro ajudar outros blogger’s a conseguirem o layout que tanto desejam, mas infelizmente só a minha boa vontade não chega. Portanto, por agora não farei mais layouts para ninguém. O portfólio está desativado e já enviei um email para todas as pessoas que estavam à espera de um layout. Peço desculpa, mas tive de redefinir as minhas prioridades!

No entanto, e para vos compensar, decidi fazer este post completo com todos os tutoriais que eu usei para criar os meus layouts na plataforma Blogger. Sim, porque eu não sou nenhuma web designer profissional e recorri a ajuda destes tutoriais para criar o meu! O modelo padrão do Blogger que eu uso é o Travel/Viagem, por isso não garanto que estes tutoriais funcionem a 100% noutros modelos.

Separar os gadgets da sidebar em caixas: aqui
Títulos da sidebar personalizados: aqui
Centralizar o título dos posts: aqui
Área de comentários personalizada: aqui, aqui
Data do post personalizada: aqui, aqui
Rodapé personalizado: aqui, aqui
Postagens separadas: aqui
Redes sociais personalizadas: aqui
Tabela de cores em HTML: aqui, aqui
Menu fixo no topo do blog: aqui, aqui
Personalizar o menu padrão do Blogger: aqui
Gadget “Também poderás gostar de” personalizado: aqui
Menu de categorias/ marcadores/ tags personalizado: aqui, aqui

Fontes para criar cabeçalhos, banners, logos, etc: aqui, aqui, aqui (dica: usem sempre um fundo transparente para criar os cabeçalhos, principalmente se o fundo do vosso blog não for branco! Podem baixar fundos transparentes no Google e usá-lo num editor como o Photoscape, ou podem fazê-lo no Pixlr, que tem uma opção que permite criar um fundo transparente.)

Fundos (dica): Se encontrarem um fundo no Google que é a vossa cara, mas que é muito forte e chamativo e quiserem torna-lo mais suave, podem resolver isso no Photoscape assim:

Antes

Cliquem na seta da opção Brilho/Cor e em seguida cliquem em Brilho > Máximo (Tom Cinza). E pronto, o vosso fundo ficará mais clarinho. Podem fazê-lo mais de uma vez, mas cuidado para não retirarem a qualidade da imagem!

Depois

Brushes/Ilustrações: reuni todos os brushes que eu fui acumulando ao longo do tempo numa pasta para vocês. Cliquem AQUI e baixem (estão todos em PNG). Mas atenção: estas ilustrações foram feitas para uso pessoal, não se ponham com ideias de vender cabeçalhos com ilustrações que não são vossas. Isso é plágio!

E lembrem-se:
-Façam sempre backup (cópia de segurança) do vosso layout antes de fazer qualquer alteração;
-Ou criem um blog só para testar os tutoriais, se der certo apliquem no vosso blog;
-Paciência é tudo! Podem não conseguir à primeira, nem à segunda, mas se não tentarem nunca vão conseguir nada. ‘Zimbooooooora!

Sempre que possível vou atualizando este post (tenho a certeza que me esqueci de um ou outro tutorial), talvez crie um banner na sidebar para que vocês possam chegar a este post rapidamente!

Ah, e querem que eu faça um tutorial explicando como é que fiz o menu que está abaixo do cabeçalho? Pensei e acrescentar isso a este post, mas já está a ficar um pouco grande!


Espero que este post ajude alguns de vocês! Se sentirem alguma dúvida, podem sempre entrar em contato comigo que eu tento ajudar como puder! xx

12 comentários :

  1. Adorei! Muitos destes tutoriais ja conhecia mas tenho que te dizer que adoro a tua boa vontade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ines, não me custa nada ajudar eheh

      Eliminar
  2. Adorei o post Sandra, é uma pena não poderes continuar com isso mas estas ficas já servem de muito, vou por algumas a uso.
    Beijinhos!!!
    http://tipicamente-adolescente.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gente, eu ando há semanas a preparar um post assim xD
    Alguns desses links vão dar-me jeito. Ando há procura de alguns desses tutoriais há meses!
    Parabéns, Sandra. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, faz, adoro posts assim, encontro sempre um tutorial ou outro super útil!
      Obrigada :D

      Eliminar
  4. Como te compreendo também fechei a minha rubrica por falta de tempo. Desculpa, eu ontem disse a uma moça para te contactar, ela estava com um problema no menu, não sabia mesmo que já tinhas encerrado isso.
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é :\\
      Ah, não faz mal, eu infelizmente não a consegui ajudar :(

      Eliminar
  5. Estou indo nas ultimas postagens e respondendo os comentários das postagens... Não estou conseguindo mimar todos os amigos blogueiros com o carinho devidos.... Te indiquei no BlogDAY!!!
    http://ladomilla.blogspot.com.br/2015/08/beda31-finalizando-o-beda-e-blog-day.html

    ResponderEliminar
  6. Não seria mais fácil atualizares isso tudo naquela página onde tens os créditos? Eu usei muitos dos tutoriais que tens nessa página. E no pixlr também podes ajustar a intensidade da cor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei nisso Margarida, mas quase ninguém acessa aquela página, porque continuo a receber imensos emails e mensagens a perguntar como fiz isto e aquilo no blog. Por isso é que decidi fazer antes um post, entendes? Eheh

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...