-->

16/08/2015

#RegressoÁsAulas | Inspira-te: Cria um espaço de estudo no teu quarto!


Faltam cerca de 1 mês para as aulas começarem, e como no ano passado não fiz nada alusivo a este tema, resolvi fazer uma mini série de posts este ano. Em princípio serão 5 posts, contando com este, todas as semanas (3 últimas semanas de agosto e 2 primeiras semanas de setembro). Não vos vou dizer sobre o que serão os outros posts, It’s a surprise! Mas confesso que estou super ansiosa por publicar o último, que para mim é dos mais importantes!

Ah, e pessoal, é importante referir que estas dicas devem ser levadas em conta durante todo o ano, e não só agora que o entusiasmo é muito maior, 'cause ano novo, rever os amigos, motivação (passageira) para estudar… eu sei que no inicio tudo parece ser muito fixe e tal, e passado uma semana, é um deixa andar pegado. Mas vamos todos fazer um esforço, eheh

Então!


Estudar é sempre um desafio, ainda mais quando se tem uma casa cheia de gente, ou um quarto cheio de distrações. Bem, se forem tão distraídos como eu, até uma mosca a passar pode ser um bom motivo para desviar os olhos do livro. Mas garanto-vos que o mais difícil é começar, porque depois até nem é a coisa mais horrível do mundo!

O local onde estudamos faz toda a diferença no nosso desempenho escolar. É importante que o teu local de estudo seja organizado e funcional sem deixar de ser confortável também. Nesse espaço deves ter as coisas mais importantes sempre à mão: cadernos, manuais e livros de consulta, dicionários, canetas, e o computador também (mas nada de entrar no Facebook nessas horas, hein?).
Camas e sofás são sítios demasiado confortáveis para se estudar. A vontade é de dormir ao invés de olhar para os apontamentos! Por isso, se puderem, evitem esses dois sítios e arranjem uma mesa/secretária!


Caso a secretária esteja junto a uma parede, podes sempre improvisar um painel na parede (ou atrás da porta como mostra a montagem), painel esse que servirá para te ajudar a lembrar de todos os deveres escolares: uma data de entrega de um trabalho, um simples tpc, datas dos testes… faz uma lista de todas as coisas que deves fazer durante a semana e usa post-its coloridos. E para te dar alguma motivação, que tal escrever uma lista (ou uma frase) com a(s) recompensa(s)/auto-recompensa(s) que poderás vir a receber caso tenhas boas notas e coloca-la também no painel? Exemplo: “Dia 20 de dezembro: Viagem a Londres!” Assim, cada vez que pensares em desistir, olhas para lá e pronto, a motivação reaparece (assim espero, ahah).

Também é importante que definam muito bem o vosso horário de estudo, e sigam-no à risca! Se não, de que serve criar um espaço bonitinho, se não lhe vai ser dado o devido uso? Isto na prática é tudo muito simples, e na teoria também pode ser o mais simples possível, basta mentalizarem-se e fazerem um bocadinho todos os dias, ao invés de deixarem tudo para a última da hora.

Lembrem-se: a regra não se aplica a todos! Cada um é cada um, por isso certifiquem-se de que criam um espaço/ambiente de estudo adaptado aos vossos gostos e preferências, quer seja num espaço aberto ou fechado, quer estudem sozinhos ou acompanhados... pois esse é um fator importante para que tudo o resto funcione!

Espero que este post ajude alguns de vós! Para a semana a web-série continua! Se quiserem sugerir algum tema, não hesitem em comentar. xx

24 comentários :

  1. Heey, adorei o post, as always, e me identifiquei muito com aquela parte " 20 de Dezembro- Viagem a Londres" ahaha, i wish *-*
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra!
    Concordo plenamente com a tua opinião acerca de estudar na cama ou sofá. Eu como apenas me consigo concentrar para estudar à noite acabo sempre por estudar na cama e, tal como disseste, apenas me dá vontade de dormir haha.
    Na parte da motivação acho que tens toda a razão. Essas frases de motivação podem mesmo fazer a diferença! (Apenas a quem está verdadeiramente empenhado)

    Eu criei à uns dias o meu blog com uma amiga minha e pedia-te que quando pudesses passasses por lá e digas a tua opinião.
    Beijinhos

    perdidasnamare.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Catarina, e olha que eu também já cometi esse erro milhentas vezes ahah!

      Vou dar uma vista de olhos ao vosso blog eheh, xx

      Eliminar
  3. Eu costumo estudar na cozinha (sim, parece estranho mas é o sítio em que me concentro melhor!) e a verdade é que é mesmo preciso estarmos motivados para estudar, porque caso contrário vamos sempre deixar-nos distrair por alguma coisinha. O teu post foi muito útil!

    GIVEAWAY de um colar de 2 camadas com a Timeless Thoughts ❀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estudar na cozinha resulta contigo, então ótimo :D
      Exatamente, a chave é mantermos-nos sempre motivados!

      Eliminar
  4. Poxa, eu acabei de conhecer o seu blog por acaso e eu gostei e me identifiquei muito com essa postagem, inclusive eu estava precisando porque quero começar a me organizar. Parabéns pelo post e pelo blog!

    Himitsu

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas sobre organização. É bem verdade que é muito fácil se perder a concentração se não tivermos um bom espaço de estudo ;)

    Beijinhos

    www.glamourinabottle.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Liliana, o espaço onde estudamos é basicamente a chave para o sucesso, ahah

      Eliminar
  6. Adorei mesmo muito! :) Eu estou a "construir" o meu próprio escritório e as tuas imagens deram-me alguma inspiração! :)
    Mesmo tendo feito uma série de dicas de ser bom aluno, confesso que ainda não estou 100% motivada para regressar às aulas mas creio que os teus posts vão ajudar... Ahahah! :)
    Beijinhos grandes e muitas felicidades! <3

    Chamam-me Pequenita - htpps://chamammepequenita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso, nem eu estou assim tããão motivada com o regresso às aulas, mas vou fazer de tudo para que isso aconteça xD obrigada lindinha, xx

      Eliminar
  7. Gostei muito do post :)
    Apesar de em setembro já começar o mestrado ando sempre há procura de dicas de como melhorar o meu estudo e rentabilizar o meu tempo e o teu post ajudou imenso, muito obrigada :)
    Um beijo,
    Ana, http://linhadolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Ana, fico muito feliz por saber! Beijinhos <3

      Eliminar
  8. Eu sou daquele tipo de pessoal que nao precisa estudar, eu gosto de ler enciclopédia por diversão e nao como algo para estudar, sou daquela que nunca sabe o dia do teste mais sempre tira total.

    http://aishiteruemcontos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu era assim até ao meu 7º ano: mal estudava mas altas notas euheueheue

      Eliminar
  9. Bons conselhos de organização :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post! otimas dicas!
    Beijinhos,

    Girly World

    ResponderEliminar
  11. Oii!
    Ameiii as dicas, preciso muito de um cantinho assim.
    Já terminei a escola mas estou fazendo cursinho aí já viu né ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderEliminar
  12. Opá adorei as tuas inspirações, para mim inicio das aulas era tão bom, adorava comprar material escolar e usá-lo! Este ano já não vai ser assim, vou sentir saudades do cheiro dos livros e cadernos!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
  13. Eu queria muito ter um cantinho no meu quarto para os estudos mas ele é tão pequeno que nem caberia :( Enquanto isso fico só babando nessas inspirações lindas *o*
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderEliminar
  14. Estou 100% de acordo com o facto de ter mos um espaço só para estudar, pois eu não tenho essa sorte. Tenho de estudar na mesa da sala, mas se meter música (eu estudo com música) fico abstraída do resto e fico só focada no estudo.
    Adoro as tuas dicas, acho que ajudam muito! :)

    http://lagodoscisness.blogspot.pt/

    ResponderEliminar