25/12/2014

É maravilhoso ser cacheada!


FELIZ NATAAAAAAAAL! Espero que se estejam a divertir perto daqueles que mais amam e a comer muito ahah.

Estava a preparar um guest post sobre meninas que optaram por voltar a assumir o cabelo natural, e fiquei com pena de encurtar esta história, que apesar de grande é muito boa. Então decidi deixá-la de parte e publicá-la aqui! Espero que gostem.

Esta é a história da Camila, 20 anos, de Sumaré (São Paulo - Brasil). Vamos perceber porque é que ela alisava os cabelos, quando é que decidiu assumir o cabelo natural e como foi a transição.

Com a adolescência eu fui ficando mais preocupada com a minha aparência, e comecei a me interessar em ter cabelo liso porque achava mais bonito. Minha mãe escovava e pranchava meu cabelo uma vez na semana, mas dava trabalho, e era bem cansativo. Até que um dia resolvi alisar de vez com a progressiva. Acho que no início eu amei sabe, era uma outra sensação, e eu finalmente me sentia parte de um grupo que eu almejava: o grupo das lisas, haha.
Passei alguns anos jogando química no cabelo, até que, um pouco mais velha, comecei a não gostar muito de como o meu cabelo ficava. Meu cabelo só engana, parece bastante por ser cacheado e ter certo volume, mas quando alisava, parecia 'a vaca lambeu', não ficava natural, me incomodava, mas apesar disso continuava fazendo porque não me imaginava com cachos nunca mais, achava o fim do mundo.
Camila em 2010, com a progressiva

Janeiro de 2012 foi a última vez que fiz progressiva, e não foi uma decisão pensada. Eu fiz porque faria uma viagem na ocasião e não queria me "preocupar" com o cabelo. Os meses foram passando e eu estava sem grana pra continuar mantendo a raiz e fui deixando, mantive só no secador e prancha. E eu gostava dele assim, porque ficava mais cheio e não ralinho como com a progressiva. Então logo resolvi que não ia fazer mais definitivamente, só manter como vinha mantendo. Fora que quando eu alisava, meu cabelo era quebrado, sem graça, sem vida mesmo, e conforme foi crescendo e a química saindo, mesmo mantido no secador e na prancha a cada dois dias, deu outra vida pro cabelo, muita gente achava que era meu, natural.

Mas, em janeiro deste ano eu me preparava para a viagem de carnaval e de novo me preocupei com o cabelo. Em março fui ao salão onde minha mãe mantém o liso dela, e conversando com a cabeleireira decidi fazer o botox. Ela disse que apenas soltaria mais os cachos sem alisar como a progressiva, pois eu havia explicado que não queria mais alisar o cabelo. Eu fiz e até gostei, mas como era uma química mais fraca, começou a voltar bem rápido. Acontece que eu tinha preguiça infinita de continuar mantendo com secador e prancha, eu demorava 1 hora cada vez que ia fazer o cabelo, e por sempre ter sido muito oleoso, não podia passar dois dias sem lavar, e consequentemente ter que repetir todo o processo. Minha mãe já ficava brigando comigo, dizendo que eu ia acabar com o meu cabelo com tanta caloria que jogava nele, mas eu não via saída.

Camila este ano (2014) durante a transição, com secador e prancha

Mas com o decorrer dos dias, foi me dando uma vontade muito intensa de lavar e deixar pra ver o que rolava. Comecei a fazer isso em casa, quando não tinha que sair. Olha, era uma das melhores sensações que eu havia tido, LIBERDADE. Mas eu ainda não tinha coragem de sair com ele cacheado, eu ficava imaginando que ia pagar mico, e que as pessoas iriam falar. Sempre as pessoas, sempre preocupada com os outros. Mas essa vontade de ser eu mesma só aumentava.

Até que sabe, joguei pro ar! Decidi soltar minha juba feliz da vida, estava cansada dessa opressão. E vocês, cacheadas que passaram ou passam pela transição, sabem o quanto a sociedade veio pressionando pra que entrássemos num padrão de cabelo, o liso. Nós crescemos ouvindo coisas do tipo "fulana tem cabelo bom (liso)" e "fulana tem cabelo ruim (cacheado ou crespo)". Ei, espera um pouco, QUEM foi que ditou o que é cabelo bom ou ruim? Pra mim cabelo ruim é cabelo mal cuidado, seja ele liso ou cacheado.


Camila atualmente, cacheada e feliz!

Foi difícil me aceitar, foi um processo de luta interior amar os meus cachos, porque sabe de uma coisa? Eu nunca havia amado o meu cabelo e nunca nem tinha sido incentivada a fazê-lo até resolver fazer.
Meu cabelo não está 100% natural ainda, na parte de cima bem na frente tenho algumas mechas lisas, devido ao botox, e a parte do crescimento do meu cabelo ainda não está em sua estrutura natural apesar de estar cacheada, mas posso dizer que tenho 80% do meu cabelo de volta.  E desde março, que é quando fiz o botox, minha raiz cresceu de 6 à 8 cm. Como estou há pouco tempo natural, ainda estou testando vários cremes e produtinhos pra cabelos cacheados, vendo com qual me adapto melhor, e já encontrei dois que não vivo mais sem.

Tô feliz, leve, realizada e principalmente muito orgulhosa dos meus cachos. Quando assumi de novo, recebi muito apoio, e elogios que eu jamais esperava receber. Algumas amigas estão começando a aceitar a ideia de usar natural nem que seja algumas vezes na semana, e eu as incentivo muito. É importante ter pessoas que digam o quanto o seu cabelo é bonito, independente da estrutura dele. O legal é você explorar e potencializar aquilo que faz parte de você. Hoje em dia quando minhas amigas temem a chuva, eu digo: pode cair!  É bom ser você mesma, é bom não ter que se preocupar com a chuva que vai estragar a sua chapinha. É maravilhoso ser cacheada.

O que acharam? Alguém se identificou? Contem tudo aqui nos comentários. Se alguém tiver histórias parecidas pode deixar aqui nos comentários, ou mandar por email que eu vou amar ler <3 Beijinhos e bom natal :)





19 comentários :

  1. Seus cabelos são lindos!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que lindaa ♥ Adorei a historia dela, os cachos da Camila são lindos! Mas todos insistem em alisar para ficar no padrão né ... eu tenho cabelo cacheado nunca alisei, e este ano que comecei a assumir ele, e quando eu enjoou eu faço chapinha mas não passa de um dia porque eu sinto falta dos cachos hahaha!
    Beijinhos,Mundo Da Laís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lais! Infelizmente pra amar o meu cabelo como ele é, precisei estragar primeiro. Fico bem feliz quando vejo as meninas falando que nunca alisaram e amam seus cachos :)

      Eliminar
  3. Ah, que post lindo ♥ Parabéns pelo post Sandra, tenho certeza que essa história dá muita força a outras meninas que querem voltar aos cachos.

    E Camila, parabéns pela conquista. Sei que não foi fácil, mas você foi forte e conseguiu. E se quer saber, ficou mais linda com os cachos ♥

    Mil beijos, Lari
    www.falsacinderela.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lari, obrigada! Espero mesmo que dê motivação à outras meninas :)

      Eliminar
  4. Eu abri mão dos meus cachos recentemente, e estou amando, mas não posso negar a beleza deles. Cabelo cacheado é lindo!


    Beijos,
    Peacetime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lay, nós mulheres amamos uma mudança né?! haha. O importante é estar de bem consigo. Beijo

      Eliminar
    2. É bom mudar de vez em quando! Concordo com a Camila, se é o que nos faz bem, isso é o que importa!

      Eliminar
  5. Ameii o post, amore!
    Seu cabelo é lindão, e o meu sempre foi cacheado, mas eu fui crescendo e meus cachos não ficam mais "formados" sabe? Ele fica armado, mesmo :/
    Então por enquanto não consigo abrir mão da chapinha haha
    Bjoos
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bia, já tentou usar produtos específicos pro seu cabelo? Tem alguns que ajudam muito na definição, como os finalizadores de cachos, os umidificadores entre outros... Fica a dica pra você, vai que ajuda! ^^ Um beijo

      Eliminar
  6. Eu também deixei o alisamento de lado e voltei com meus cachos. Foi a melhor coisa que eu já fiz! O seu blog é lindo, beijos!
    http://marinasampaioblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post!
    Seu blog é lindo!

    http://makee-mania.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Genteeee! Adorei a história dele, me identifico quando ela diz que lavava o cabelo e deixava secar ao natural e sentia sensação de liberdade! Tenho cabelos cacheados e sem quimica, mas mantenho na escova e prancha, mas de um tempo pra ca, estou pensando seriamente em assumir meu cachinhos! Beijo Sandraa!
    Adorei sei blog!

    caprichosdemadame.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guria, é uma sensação tão boa né? haha :) Deixa sim, pelo menos algumas vezes na semana, é bom pro seu cabelo dar aquela respirada

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...