25/11/2014

Ditadura Cacheada


A cada dia que passa existem cada vez mais meninas que retornam ao seu cabelo natural. Facilmente se encontram dicas e testemunhos interessantes nas redes sociais.
Ontem assistia a mais um video sobre o assunto, da tão querida Rayza Nicácio, quando me deparei com comentários que me deixaram muito pensativa.

Será, afinal assumir os cabelos crespos e cacheados uma obrigação?

Muitas vezes vejo comentários do género:

"Assumir os cachos é assumires-te a ti mesma."  

"Quem não assume o seu cabelo natural não tem caracter!"

"Alisar os cabelos é renegar as origens."

E por aí vai.

E sinceramente? Pessoalmente acho todos esses comentários um pouco desnecessários. Quase os consigo imaginar como anúncios publicitários de TV, ecoando nas nossas mentes "Assumam os cachos! Assumam os cachos! Assumam os cachos!" .
O ser humano tem uma capacidade assustadora para criar estereótipos. Essas ""regras"" não devem nem podem ser impostas. Não devemos substitui uma ditadura (dos cabelos lisos) por outra (dos cabelos cahceados e crespos). Cabe a cada uma de nós entender o que é que nos faz realmente sentir bem.

Se queres assumir os teu cabelo natural, vai em frente. Se queres alisá-lo, força. O que importa é o teu bem estar, não a opinião de uns milhares de pessoas.

O cabelo não influência o caracter de ninguém. Lá porque a menina decidiu alisar o cabelo, não significa que seja fraca, nem preconceituosa com as suas origens. E lá porque a outra decidiu assumir o cabelo cacheado, não significa que seja a melhor pessoa do mundo. Independentemente do que se fizer com o cabelo, ninguém vai estar acima de ninguém.

Por exemplo, uma loira por natureza pode não gostar de se ver assim e tornar-se morena. E vice-versa.
É tudo uma questão de escolha. Se é o que nos faz sentir bem, então que assim seja!

Não adianta ter uma coragem que no fundo, não existe. Não adianta fazeres um Big Chop, só para parares de te sentir pressionada pela sociedade, e logo depois ficares depressiva durante meses, a chorar pelos cantos, com saudades do teu cabelo comprido.
Fazer um BC exige muita segurança e determinação psicologicamente, pois uma vez feito, não há como voltar atrás. Qual é  cabimento de fazer um BC só para se ser aceite? Não vale a pena!

Quero deixar claro que não tenho nada contra as meninas caheadas. Muito pelo contrário, eu amo cabelos cacheados e crespos, o meu também é. Mas também respeito a decisão das meninas que preferem usar o cabelo de outra maneira.

Resumindo tudo e respondendo à pergunta que coloquei no inicio do post, assumir os cachos e os crespos é uma opção, e não uma obrigação! "Sê feliz do jeito que escolheres ser", e o resto não importa!



***
USEM A HASHTAG #DiárioDeUmaAfricana NAS REDES SOCIAIS!






22 comentários :

  1. Concordo com voce, assumi meus cachos porque eu realmente quis e nao por causa dos outros, se um dia der a louca em mim eu vou e aliso de novo, são minhas escolhas.

    http://www.garotadosuburbio.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem mais Susany, as escolhas são tuas e ninguém tem nada com isso!

      Beijo! :)

      Eliminar
  2. Você tem toda a razão, Sandra! Cada um cuida de seu próprio cabelo e do que quer fazer com ele para se sentir bem =)
    Por curiosidade, o que é um Big Chop?
    beijos<3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que concordas Ana :)

      Big Chop significa Grande Corte em inglês. Consiste em cortar todas as partes alisadas do cabelo (que geralmente são em maior quantidade, daí ser um grande corte) e que contenham quimicos, deixando só os cabelos naturais.

      Beijo! :D

      Eliminar
  3. É isso ai, temos que usar da maneira qe nos sentimos bem, eu assumo meus cachos e amo. haha
    beijos linda, amei o blog seguindo aqui
    Filha do Rei
    Deixe Seu blog de cara nova! encomende seu Layout

    ResponderEliminar
  4. Eu sou a favor do faça aquilo que te faz bem, no meu caso foi assumir meus cabelos naturais, para outra pessoa pode ser alisar os cabelos, quem sou eu para julgar? O importante é fazer algo que eleve a sua auto estima e te faça uma pessoa mais segura. ;)

    www.alinefranca.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou a favor dessa ideia \\\\o. E fizeste muito bem em assumir o teu cabelo natural, se te sentes mais feliz assim, é o que interessa!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Concordo muito com você!! Estou em transição a 4 meses, minha mãe sempre pediu pra eu deixar os cachos voltarem, mas eu só tomei essa decisão quando eu quis e quando eu me senti bem com isso. Outra decisão que tomei é que vou passar pela transição sem fazer BC, sou extremamente apegada ao cumprimento do eu cabelo e não vou abrir mão disso... Quanto ao processo, tem muita gente falando mal e tentando me desmotivar, mas minha motivação interior é muito maior!
    Adorei o post flor, sua forma de pensar é muito madura, parabéns <3
    http://nathaliaoliveira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vou entrar em fase de transição, mas sinceramente não me sinto pronta para fazer um BC, portanto acho que não farei, pois também sou muito apegada ao meu cabelo.
      Obrigada pelo comentário mega fofo Nathy, bjooooo <33

      Eliminar
  6. Saímos de uma ditadura que é a de ter que alisar e entramos em outra que é temos que ser naturais. No meu ver, nós temos que estar felizes, só isso! Ser feliz e não se importar com o que os outros vão pensar! Beijos!

    bloggeekprincess.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isso Natalia! Beijoo :)

      Eliminar
  7. Concordo contigo! O que importa é o que te faça bem. E o que me faz bem na verdade vai além do cacheado/liso: são os cabelos vermelhos. E daí que são pintados? Acho lindo em mim e é o que importa <3

    http://www.bilhetedagarrafa.com.br

    ResponderEliminar
  8. Minha mãe tambem está na transição, alisou e se arrependeu :(

    Blog Babi Marchi ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, que pena! Mas nada está perdido, é só recomeçar :)

      Eliminar
  9. ouch..não!!! se fosse assim eu teria que assumir o meu cabelo escorrido! kkkkk não! e teria que largar a tinta azul! nananana, eu acho que vc tem que fazer somente o que é bom p vc, se fosse uma obrigação Beyoncé não andaria desfilando com cabelos lisos por aí, acho que vai de cada um, vc está certa!
    gostei do seu blog, e de sua personalidade BJus!!
    http://diadmake.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, né?
      Obrigada Haidy, bom saber que concordas ahah, bjs

      Eliminar
  10. Nossa, falou T-U-D-O. Adorei a iniciativa do seu post. Realmente a sociedade vem tentando impor que temos que assumir os cachos.. Concordo 100% com você. Parabéns pelo excelente post ;D Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Let, é que estas coisas tiram-me do sério. Ninguém é obrigado a provar nada a ninguém se não a si mesmo, não é? Ahah xx

      Eliminar
  11. Tudo dito.
    Bjs

    http://omeuoutroladoeu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...