31/05/2014

Como escrever bons textos?

Hey. São 1:10 da manhã e eu estou a fazer um post para vocês.

Hoje vou dar algumas dicas sobre como escrever textos mais pessoais bem estruturados, criativos e interessantes. Se tens dificuldades em exprimir-te na escrita, lê este post!
Primeiro de tudo, escreve o que te vai na cabeça, ou aquilo que sentes. Para ser uma boa escritora não precisas de ser necessariamente uma nerd!
Escreve de forma clara e a pensar,não só em ti, mas também nos outros, para uma maior compreensão daquilo que queres transmitir. Mas não escrevas só com o objetivo de agradar as pessoas. Acabas por pensar demasiado em coisas do tipo "será que eles vão gostar?" "é melhor apagar isto, senão gozam comigo" e as ideias não saem com naturalidade. Escreve sobretudo porque gostas e sê natural, só isso já é uma grande ajuda para melhorares cada vez mais.

Outra coisa que deves evitar fazer é textos clichê. Sabes, aquelas textos e histórias óbvias que meio mundo já escreveu e tu já conheces o principio, meio e fim? Pois. Eu não aprecio muito textos desse tipo, pois é um desperdício de tempo lê-los, e ao ler tantos textos desse cariz, tens tendência para fazer textos assim. Faltam-te ideias? Procura por blogs com textos diferentes, lê livros, vê filmes, aponta ideias num bloco ou numa folha de papel, está atenta aos "pequenos nadas" do teu dia-a-dia. Até uma folha que caiu da árvore pode tornar-se num grande texto!

Outra coisa que não deves fazer é escrever como falas oralmente. Não fica bem e descredibiliza o teu texto.

O conhecimento de um vocabulário alargado é essencial se queres escrever algo decente. E saber aplicá-los também é importante. Por isso lê livros, muitos livros. Foi assim que eu aprendi, com as técnicas de escrita de cada autor. E ainda tenho muito para aprender! Se não gostas de ler livros, lê textinhos mais pequenos. (Mas recomendo que comeces a ter hábitos de leitura maiores.)

Lê e relê o que escreveste, pode não ficar totalmente bom da primeira vez. Pode haver alguma ideia ou frase mal construída, um erro ortográfico, algo de que te esqueceste...



"Deixa o texto descansar!" Depois de escrito, deixa o texto de lado durante uns dias, quando o voltares a ler, verás que soa de uma maneira totalmente diferente daquela que soava há uns dias atrás. E isso também pode ser uma boa estratégia para melhorares algo que podes achar incorreto no teu texto.

E escreve muito! Não vais aprender à primeira, e só se aprende treinando muito. Tenta fazer um texto por dia, e guarda-os a todos, para veres a tua evolução como escritora.

Espero ter ajudado! Tentei exprimir-me o melhor que pude, mas sinto que podia ser mais direta e específica em alguns aspetos, e devia ter desenvolvido e acrescentando outros. Por isso este post ficará sujeito a atualizações.

Dúvidas? Sugestões? Partilha comigo nos comentários! Bjooo :)

10 comentários :

  1. Ameei as dicas ! É mais ou menos isso ai mesmo !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, ainda bem que gostaste ^-^

      Eliminar
  2. Adoro o teu blog, tem um estilo único! Boas dicas ;)

    http://o-meu-cantinho-de-escrita-marcia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nossa adorei o blog e principalmente essa postagem, vi seu link em um outro blog (nos comentários) mas não consegui abrir o link :( , como o nome do seu blog me despertou curiosidade sai a caça do "Diário de uma Africana" no Google ...
    Adorei, parabéns muito bem feito!
    http://vestidaparafalar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow, muito obrigada mesmo, fiquei muito feliz ao ler este comentário. Beijoo grande ^-^

      Eliminar
  4. Estou amando seu blog, obrigado pelas dicas, vão ser muito útil para mim que gosto de escrever, parabéns seu blog é ótimo.

    ResponderEliminar
  5. Adoro escrever, mas tenho vergonha de mostrar pra alguém e apago tudo. Suas dicas são otimas e seu blog é original e lindo. Parabéns! Beijo <3
    http://issoebabaca.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse também é um problema que eu tento superar a cada post publicado ahah. Não tenhas medo de mostrar os teus textos, escreve sempre como se ninguém fosse ler!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...